Tome Nota

HU realiza tratamento de enfisema pulmonar

Vanessa Sol

imagem tome nota

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) está selecionando pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) grave, também conhecida como enfisema pulmonar, para pesquisa clínica com broncoscopia e implante de válvulas.

O tratamento, chamado Bypass, visa melhorar a função pulmonar dos pacientes e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida daqueles que já não conseguem realizar atividades simples do dia-a-dia.

Os interessados em participar da pesquisa realizada pelo Hospital Universitário já devem estar fazendo algum tipo de tratamento; ter, pelo menos, 35 anos; possuir diagnóstico de enfisema difuso avançado e ser fumante ou ex-fumante, que tenha parado de fumar há pelo menos dois meses.

Haverá avaliação periódica durante o estudo e até cinco anos após o término do tratamento para os participantes selecionados.

Para aumentar a eficácia dos resultados, os selecionados serão divididos em dois grupos: um de tratamento e o outro de controle.

Os interessados devem entrar em contato pelos telefones 2562-2194, 3105-0064, 2561-4584 ou pelo e-mail upc.pneumo@hucff.ufrj.br

A pesquisa é coordenada pela dra. Marina Lima, coordenadora do Centro de Asma de Difícil Controle.