Tome Nota

UFRJ presta atendimento a crianças vítimas de violência

Aline Durães

imagem tome nota

Desde 1996, funciona no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ o Ambulatório da Família que, através do Núcleo de Atenção à Criança Vítima de Violência, presta atendimento a meninos e meninas que tenham sofrido abusos físicos, sexuais, psicológicos ou negligências no ambiente familiar.

Inicialmente, o projeto era aberto ao público em geral, mas, hoje em dia, a equipe privilegia as crianças atendidas no IPPMG. Sempre que há suspeita de violência, a criança é encaminhada para o núcleo. Ali, ela é atendida, a princípio, pela “linha de frente”, uma equipe formada de pediatras e enfermeiros. Depois dessa etapa, e caso haja necessidade, a criança recebe apoio psicológico e social. Aquelas que sofreram abuso sexual são encaminhadas diretamente para o setor de Ginecologia.

O trabalho do núcleo é feito de forma multidisciplinar, envolvendo profissionais das áreas de Medicina, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem, além do intercâmbio com instituições de áreas afins. Todas as sextas-feiras, a equipe se reúne para discutir os casos e completar o atendimento integrado.

O Núcleo de Atenção à Criança Vítima de Violência funciona na rua Bruno Lobo, 50, campus do Fundão. O telefone de contato é 2562-6280.