Agenda

Danilo Caymmi no Roxinho

foto

No próximo dia 25, às 14h30, o auditório do Roxinho, situado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) recebe o cantor e compositor Danilo Caymmi, reconhecido pela crítica como um dos grandes representantes da música popular brasileira.

Esta é uma boa oportunidade para Danilo voltar ao campus da UFRJ e relembrar seu tempo de estudante, já que em 1966 entrou para o curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), onde permaneceu por quatro anos, mas não chegou a se formar.

Filho do fantástico casal de cantores Dorival Caymmi e Stella Maris, irmão de Dori e Nana Caymmi, Danilo, que também é compositor, flautista e produtor musical, possui a música em suas veias, o que explica o enorme talento herdado demonstrado desde os 11 anos, quando aprendeu intuitivamente a tocar flauta.

Carreira

Em 1977, lançou seu primeiro disco solo, Cheiro verde, com algumas músicas de sua autoria. Mais tarde, em 1983, integraria a Nova Banda, de Tom Jobim, em turnês nacionais e internacionais. Foi nessa época que começou a cantar as músicas, “A felicidade” e “Samba do avião”, pelas quais recebeu críticas no mundo inteiro, o que o estimularam a cantar.

Participou de inúmeras gravações com grandes nomes da música, entre eles, Chico Buarque, Beth Carvalho, Gonzaguinha e Simone, além dos membros de sua própria família.

Danilo tem conquistado platéias também no exterior, realizou espetáculos na Finlândia, Suécia, Rússia, Alemanha, Portugal, Argentina e Estados Unidos.

O auditório Roxinho fica na ilha da Cidade Universitária, no Fundão, e a entrada é franca.


Coppead participa da I Semana de Saúde

foto

Mais de 800 estudantes da Escola Municipal Tenente Antônio João, no complexo da Maré, terão uma verdadeira aula de cidadania. Trata-se da I Semana da Saúde, que acontecerá de 23 a 27 de junho, com campanha de vacinação e palestras sobre higiene, ecologia, sexualidade, prevenção de acidentes de trânsito, entre outros.

Envolvendo crianças do pré-escolar à 8ª série, a iniciativa surgiu como trabalho final de alunos para a disciplina Project Management no Mestrado do Coppead. O evento conta ainda com o apoio do projeto social Compartilhando, coordenado por mestrandos do próprio Coppead para estimular práticas de ensino e cidadania.

 

 

 


Debate sobre propriedade intelectual na Economia

fotoAcontece, entre os dias de 30 de junho e 2 de julho, o I Seminário Internacional – Propriedade Intelectual nos Países de Língua Portuguesa. Promovido pelo Instituto de Economia (IE) da UFRJ, em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o evento traz para a discussão uma agenda de interesses comuns entre Brasil, Angola, Macau, Moçambique e Portugal. Entre os temas, direitos econômicos, de autor, indústria criativa e propriedade intelectual têm destaque.

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, o encontro se realiza no auditório Moniz de Aragão, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha. No último dia, o seminário acontece no Clube de Engenharia – Edifício Edson Passos, avenida Rio Branco, 124, Centro.

Para se inscrever e conferir a programação completa, acesse http://www.ideiad.com.br/propriedadeintelectual/.


Inscrições para seminário do CFCH vão até o dia 30

foto

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ abriu inscrições para a II Semana de Integração Acadêmica do CFCH: Desafios às Ciências Humanas e Sociais no Brasil. Os interessados devem preencher ficha de inscrição e enviá-la até dia 30 de junho para o e-mail sia2@cfch.ufrj.br .

O evento será realizado de 6 a 8 de agosto, no campus da Praia Vermelha, avenida Pasteur, n° 250, e englobará a III Jornada de Extensão; a III Semana de Integração de Cursos; e a VIII Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas do CFCH.

Para outras informações: contatosia@cfch.ufrj.br ou o telefone 3873-5162.

 


Homenagem à Polônia e seminários marcam semana no Fórum

foto

O projeto Oriente Ocidente fará homenagem à Polônia com a exibição do filme À noite sonhamos (A Song to Remember, EUA, 1945. Duração: 113 min.), um clássico do cinema que narra a biografia de um dos maiores gênios da música: o pianista polônes Frédéric Chopin. Antes, haverá palestra com o poeta e pintor polônes Tomasz Lychowski. O evento ocorre na próxima quinta, dia 26 de junho, às 18h30, no salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ). A entrada é franca.

Nos dias 24 e 25 de junho, especialistas, pesquisadores e cientistas se reúnem no Fórum para o Seminário Innovación y Desarrollo en la Acuicultura en Iberoamérica. O evento é uma iniciativa da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais, do Instituto de Economia da UFRJ, e busca analisar o estado da aqüicultura na ibero-américa.

A aqüicultura é a ciência que estuda e aplica os meios de promover o povoamento e criação de animais aquáticos. As conferências serão ministradas em espanhol e serão realizadas no salão Dourado do Fórum. As inscrições podem ser feitas no site http://www.redesist.ie.ufrj.br/seminarios/acuinnova/.

Além desse, acontecem também o I Seminário Latino-americano de Pós-Graduação em Ciências Sociais e o I Encontro Latino-americano de Pós-Graduação em Serviço Social. Os dois eventos, interligados e simultâneos, promoverão a integração dos estudos de serviço e ciência sociais na América Latina. Os encontros ocorrem nos dias 24, 25 e 26, a partir das 9h30, nos salões Dourado e Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e no auditório do BNDES, no Centro do Rio.

O Fórum de Ciência e Cultura fica na avenida Pasteur, nº 250, 2º andar, Urca.

 


30 anos das greves do ABC

foto

O Núcleo de Estudos Trabalho e Sociedade (NETS – IFCS) promove a exibição do filme "ABC da Greve", de Leon Hirszman, seguida de debate sobre as greves com o professor Marco Aurélio Santana (PPGSA – IFCS), na próxima quinta-feira, dia 26 de junho, às 13h30.

O evento será realizado na sala Evaristo de Moraes Filho (109) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (largo de São Francisco, nº 1 - Centro).