Tome Nota

Centro de Informações em Saúde para Viajantes

Julia Vieira

imagem tome nota

Antes de arrumar as malas e viajar às vezes bate aquela dúvida: “Será que o lugar para onde vou tem algum surto de doença infecciosa? Será que preciso me vacinar antes de viajar?”. Para sanar estas dúvidas procure o Centro de Informações em Saúde para Viajantes (Cives/UFRJ).

O Cives foi criado em 1997 por docentes da Área de Doenças Infecciosas - Departamento de Medicina Preventiva - da Faculdade de Medicina da UFRJ, com o apoio do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva (NESC/UFRJ), em um contexto de risco permanente da emergência ou re-emergência de doenças contagiosas.

Com atendimento individual e com realização de consultoria para diversas empresas, o Cives tem o objetivo de tornar eficaz a prevenção de doenças em viajantes. Existem múltiplos meios de transmissão de doenças, alguns deles desconhecidos ou negligenciados, sendo também uma tarefa do Cives informar os viajantes a respeito de sua profilaxia. Cabe ainda ao Centro a organização de um sistema eficaz na vigilância de doenças contagiosas emergentes.

Além de ser fundamental na área médica, o Cives é importante no campo acadêmico, pois representa um espaço de aprendizado e treinamento de alunos da graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFRJ e outras unidades da instituição.

Como agendar uma consulta?

O atendimento médico no Cives é realizado através de consultas individuais, com horário previamente agendado por e-mail. O aconselhamento no Cives é uma consulta médica, não podendo ser realizado de forma não-presencial. Assim como o atendimento, o agendamento da consulta é também individual e deve ser realizado com a maior antecedência possível, sendo recomendável que se faça com um mínimo de trinta dias antes da data prevista para a viagem.

Para agendar a consulta é necessário que se envie para agenda@cives.ufrj.br alguns dados do viajante como nome completo, telefone para contato, cidade, estado de origem, data e destino da viagem.

É desejável que durante o atendimento o viajante tenha um roteiro detalhado da viagem, um relatório de doenças anteriores e possíveis alergias a alimentos e medicamentos, além de um comprovante de vacinas recebidas anteriormente.

É importante lembrar que o Cives não agenda aplicações de vacina, não realiza atendimentos de urgência e nem faz distribuição de medicamentos.

Como chegar?

O Centro de Informações em Saúde para Viajantes fica localizado na Ala Sul do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), 5° andar, sala 2 – Campus do Fundão, Cidade Universitária.