Agenda

I Encontro do Projeto de Processos Urbanos

foto

A Faculdade de Letras realiza, entre os dias 17 e 20 de março, o I Encontro Internacional do Projeto de Processos Urbanos, às 9 horas, na avenida Horácio Macedo, 2151, sala D-104, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

O evento objetiva intensificar estudos que permitam compreender as relações entre as estruturas básicas da sociedade moderna, como migração e urbanidade, e a língua.

Além das mesas-redondas, estão previstas sessões de “comunicações selecionadas”. Nelas, pesquisadores, professores e estudantes de Graduação e Pós-graduação das áreas de Lingüística, Língua Portuguesa, História, Antropologia, Sociologia e Urbanismo que tenham interesse podem apresentar seus trabalhos desde que relacionados à temática: processos de variação e mudança lingüística desencadeados pela realidade social de grandes conglomerações urbanas. A apresentação de cada trabalho deve durar 20 minutos.

Os interessados precisam enviar um resumo de, no máximo, 300 palavras no ato da inscrição para que sejam avaliados. O texto completo para publicação nas atas do evento é entregue no dia da apresentação da comunicação selecionada.

Para acessar a ficha de inscrição e obter mais informações acesse a página eletrônica www.letras.ufrj.br.


HU promove curso para enfermeiros e técnicos

foto

A Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) oferece cursos de capacitação em controle de infecções relacionadas à assistência em Saúde para enfermeiros e para técnicos e auxiliares de Enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

O curso é dividido em duas categorias: enfermeiros e técnicos e auxiliares em Enfermagem. Para a primeira, as inscrições já estão encerradas. Para a segunda categoria, o CCIH recebe as inscrições até 30 de março. Em ambos os casos, funcionários do HU representam o público alvo.

As aulas para técnicos e auxiliares devem ocorrer a partir de 1º de abril, às terças e quintas-feiras, com término no dia 17 do mesmo mês. Os encontros acontecem no próprio hospital. Para se inscrever é necessário levar uma lata de leite em pó à CCIH, no 8º andar do Hospital, sala 7. O atendimento é das 8h às 15 h. Mais informações pelo telefone (21) 2562-2693.


Curso de Jornalismo de Políticas Públicas Sociais

foto

A Escola de Comunicação Social (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza o curso “Jornalismo de Políticas Públicas Sociais”, para profissionais da área que queiram se especializar. O curso tem início no dia 10 de março e conta com a apresentação de 15 palestras em aulas de duas horas de duração, às segundas-feiras, a partir das 11 horas.

Mais informações e inscrições pelo telefone (21) 9205-1696 ou por e-mail para evouriques@terra.com.br. As palestras acontecem na ECO, à avenida Pasteur, nº. 250, campus UFRJ da Praia Vermelha.



Programação do Fórum

foto

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ abre a temporada da série Fórum na Tela com mostra de cinema húngaro. Para 2008, a proposta é exibir filmes pouco conhecidos no Brasil e pré-estréias, seguidos de debate. A série começa com longas do cineasta Béla Tarr, considerado um dos mais importantes diretores do cinema contemporâneo. As sessões serão em DVD, com áudio original e legendas em inglês. Os encontros acontecem de segunda a sexta, das 18h30 às 22 horas, no salão Moniz de Aragão.

Além disso, o FCC também realiza a III Semana Acadêmica da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. Durante cinco dias a ESS promove debates sobre a conjuntura política e social do país e questões relacionadas ao curso. O objetivo é socializar a produção acadêmica e de pesquisa, e estimular a interlocução entre os docentes de outras áreas. O evento acontece das 8 às 22 horas, nos Salões Dourado e Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.


Pré-Estréia de Fim da linha

foto

O ECOmeço 2008, Semana de Calouros da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, em parceria com o Cinerama, realiza a pré-estréia do filme Fim da linha, primeiro longa metragem de Gustavo Steinberg (roteirista de Cronicamente inviável e produtor de O prisioneiro da grade de ferro).

A exibição ocorre na quarta-feira, 5 de março, às 15h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) — avenida Pasteur, 250 – Praia Vermelha. Após a sessão haverá debate com o diretor. Para outras informações sobre o filme, elenco e promoções acesse o site www.fimdalinha.com.br.



Aula inaugural da Graduação no CCS

foto

No próximo dia 5 de março (quarta-feira), às 9 da manhã, a Coordenação de Graduação do Centro de Ciências da Saúde em conjunto com a decania promovem uma aula inaugural para marcar o início do período letivo. O palestrante Francisco Radler de Aquino Neto, professor titular do LAB DOP-LADETEC/IQ-UFRJ, convidado especial fala sobre dopping, abuso de drogas, toxicologia, desempenho esportivo e medicina preventiva.

Em seguida, haverá uma apresentação da companhia folclórica do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ) e da bateria mirim da Mangueira.

A aula acontece no auditório Quinhentão, do Centro de Ciências da Saúde, e a entrada é gratuita.



Aula inaugural do Observatório do Valongo

foto

O Observatório do Valongo, localizado na ladeira Pedro Antônio, 43, Saúde, abre o ano letivo com a semana de Astronomia, entre os dias 4 e 7 de março, a partir das 14 horas.

O evento terá palestras e, no último dia a partir das seis da tarde, será feita uma observação do céu.

 

Confira a programação

 

 

 

4 de março – terça-feira


14h – 14h15 – Apresentação do corpo docente
14h15 – 15h30 – Aula Magna: A Astronomia Brasileira (Walter J. Maciel — IAG/USP)
15h30 – 15h50 – O Curso de Astronomia (Carlos Rabaça)
15h50 – 16h20 – Intervalo para café
16h20 – 16h50 – A pós-graduação do OV/UFRJ (Helio J. Rocha-Pinto)
16h50 – 17h20 – A extensão no OV/UFRJ (Rundsthen V. Nader)
17h20 – 18h30 – Coquetel de recepção

6 de março – quinta-feira

14h – 14h50 – Astrometria e Astrofísica (Julio I. Bueno de Camargo)
15h – 15h50 – Estrelas Carbonadas (Ana Beatriz de Mello — ON/MCT)
15h50 – 16h05 – A Biblioteca Prof. Silio Vaz (Alice Ciocca)
16h05 – 16h25 – Intervalo para café
16h25 – 17h – Astroquímica (Heloísa M. Boechat-Roberty)
17h – 17h50 – Cosmologia na era transplanckiana (Sérgio Jorás — IF/UFRJ)

7 de março – sexta-feira

14h – 14h50 – Jubileu de Ouro do Curso de Graduação (Lilia I. Arany-Prado)
15h – 15h50 – Encyclopaedia Galactica: Mundos extra-solares (Luan Ghezzi — ON/MCT)
16h – 16h20 – Intervalo para café
16h20 – 17h10 – O Meio Interestelar (Cintia Quireza — ON/MCT)
17h10 – 18h – O Telescópio Remoto do OV (Adolfo S. de Campos)
A partir de 18 horas – Observação do céu - (Rundsthen V. Nader)

Mais informações através do telefone (021) 2263-0685.


“1808 — A chegada dos ingleses no Brasil”

foto

O Departamento de História da UFRJ realizará a Aula inaugural "1808 — A chegada dos ingleses no Brasil" com o prof. Leslie Bethell – historiador, organizador da The Cambridge History of Latin América e diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford.

O evento será realizado na próxima quinta-feira, dia 6 de março, às 18 horas, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. O
IFCS está localizado no largo São Francisco de Paula, nº 1, Centro do Rio de Janeiro. Para outras informações: (21) 2221-0034 ou 2221-0218, ramal 201.


UFRJ em Vídeo

foto

Na UFRJ em Vídeo desta semana você vai ver matérias sobre: o Aniversário do Rio, que completou 443 anos no último dia primeiro de março; a Incubadora de Empresas da Coppe UFRJ, que há mais de 13 anos presta assistência integral a empresas iniciantes; como estão as obras do novo prédio do Instituto de Física e a importância dessa nova instalação; o Núcleo interdisciplinar de ações para a cidadania (NIAC), que presta serviços gratuitos nas áreas de Psicologia, Serviço social e Direito de forma integrada. Confira também o Circuito, com dicas de cinema e encontros universitários dessa semana.