Agenda

Exposição do Cotidiano

foto

Para os amantes e leigos, a exposição realizada pelos fotógrafos da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ traz o cotidiano dos personagens da universidade. Estudantes, funcionários, bibliotecas e bosques são focados e explorados pelos olhos de quem vê a fotografia com a alma. A equipe é composta por Fábio Portugal, Gabriela d'Araujo, Juliano Pires, Marco Fernandes e Raquel Lima.

Para conferir a mostra, acesse o site www.imagem.ufrj.br.


“Mudanças na Contabilidade Societária”

foto

A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ realiza o Seminário Mudanças na Contabilidade Societária  Lei 11.638.

O evento ocorre em 13 de fevereiro, quarta-feira, às 18h, no Salão Pedro Calmon — Av. Pasteur, 250 / 2° andar – Praia Vermelha. As inscrições podem ser feitas no endereço www.facc.ufrj.br. Quem estiver interessado em assistir a palestra deve contribuir com dois quilos de arroz, feijão, açúcar, fubá ou macarrão na recepção do seminário.

 


Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Empresarial

foto

A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ abre inscrições para o programa de pós-graduação lato-sensu Gestão e Desenvolvimento Empresarial.

O curso visa o aprimoramento de profissionais com formação superior que exerçam ou tenham perspectivas de exercer funções de direção, gerência e assessoria a empresas, capacitando-os para o exercício de planejamento e formulação de políticas e estratégias de ação.

O programa permite o ingresso por disciplinas e inclui, em sua metodologia, participação, simulações, estudo de casos, debates, relato de experiências, dinâmicas e seminários. As aulas são quinzenais; nas sextas-feiras à noite e aos sábados, acontecem em horário integral.

O processo seletivo é composto por três etapas: Cadastro, que pode ser realizado no endereço http://www.facc.ufrj.br/pos/fichapos.asp, Documentação e Entrevista.

Os candidatos que desejarem outras informações podem entrar em contato com a professora Irene Carvalho pelo telefone (21) 2275-5866 ou através do e-mail icarmen@uol.com.br, destacando em assunto a sigla GDE.


Pós-graduação em Engenharia Urbana

foto

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação em Engenharia Urbana oferecido pela Escola Politécnica da UFRJ, localizada na avenida Athos da Silveira Ramos, 149. Prédio do Centro de Tecnologia, bloco A, 2º andar, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

O curso visa ampliar a formação de profissionais através de conceitos ligados à Engenharia urbana. As aulas iniciam em março, são voltadas para profissionais de nível gerencial e técnico com formação superior em Engenharia, Arquitetura e urbanismo, Administração, Economia, profissionais atuantes no campo social, na gestão administrativa, operacional e em outras áreas afins à temática do curso.

Para mais informações e acesso ao formulário de inscrição acesse a página eletrônica http://www.engeurb.poli.ufrj.br


Mestrado e Doutorado em Química

foto

As inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizado na Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - edifício do Centro de Tecnologia, bloco A, 5º e 6º andares – Ilha da Cidade Universitária, no Fundão, terminam no próximo dia 30 de janeiro.

Os programas oferecidos são Química orgânica, Ciência de alimentos, Físico-química, Química inorgânica, Bioquímica e Química analítica. As normas e calendários para cada Programa oferecido podem ser obtidos na página eletrônica http://www.iq.ufrj.br/...

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Pós-graduação, 7º andar, no período de 11h a 15h30 e o formulário pode ser acessado através da página eletrônica http://www.iq.ufrj.br/...Mais informações pelo e-mail spg@iq.ufrj.br ou pelo telefone (21) 2562-7260.


“Caminhos do Passado, Mudanças no Futuro”

foto

Quem é aventureiro ganhou mais alguns dias para fazer uma viagem inesquecível. Na exposição Caminhos do Passado, Mudanças no Futuro, prorrogada até 30 de março, você vai entrar num túnel do tempo, percorrer 150 milhões de anos da história da Terra, mexer em fósseis e se deparar com crocodilos pré-históricos. Brincando com jogos e animações, vai conhecer as modificações que deram origem ao território brasileiro e às nossas jazidas de petróleo.

Durante o evento na Casa da Ciência, realizado em parceria com o Departamento de Geologia da UFRJ e patrocínio da Petrobras, os visitantes também aprendem a fazer móbiles de dinossauro com garrafas PET, fósseis de chocolate e percorrem a pista Cláudio Coutinho, na Praia Vermelha, numa emocionante e divertida trilha geológica. Quem participar ainda leva para casa uma gota do ouro negro como lembrança.

A exposição pode ser vista de terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. A Casa da Ciência da UFRJ, fica na Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo. Mais informações pelo telefone (21) 2542-7494. Para ficar melhor ainda, é tudo de graça!

 


Curso de Extensão para formação de alfabetizadores de jovens e adultos

foto

As inscrições para o curso de extensão para formação de alfabetizadores de jovens e adultos acontecem no período de 28 de janeiro a 15 de fevereiro e devem ser feitas na sede do Programa de Alfabetização da UFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares, localizado na Divisão de Integração Universidade Comunidade - Anexo da PR5 - praça da Prefeitura Universitária – Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

São oferecidas 35 vagas para alunos da UFRJ e dez para membros externos. Os estudantes devem levar histórico escolar, declaração da unidade de que é aluno regularmente matriculado, cópia da carteira de identidade e do CPF. Para a comunidade externa é necessário comprovante de escolaridade (mínimo Ensino Médio completo), cópia da carteira de identidade e CPF.

Somente os estudantes da UFRJ podem concorrer à vaga de alfabetizador do Programa. Os alunos da comunidade externa recebem certificado do Curso de Extensão.

Mais informações pelos telefones (21) 2598-9692 / 9693 ou pelo e-mail alfabetizacao@pr5.ufrj.br.


Cursos de informática para acadêmicos

foto

Estão abertas as inscrições para os cursos de Visual Basic, AutoCAD, Java e Excel oferecidos pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) localizado no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, bloco C – Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

A duração das aulas varia de acordo com o curso, as vagas são destinadas aos alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ com matrícula ativa. Para se inscrever em Visual Basic e Java é necessário ter conhecimentos sobre linguagem de programação; para AutoCAD e Excel é preciso conhecer o ambiente Windows.

As inscrições vão até o dia 17 de fevereiro e podem ser feitas pela página eletrônica http://www.nce.ufrj.br/ensino... ou na Secretaria dos cursos do NCE.

Mais informações pelos telefones (21) 2598-3199 e 2598-3390. .


Curso de jardinagem para servidores

foto

Estão abertas até o próximo dia 18 de fevereiro, as inscrições para o curso de jardinagem destinado a servidores e prestadores de serviço da UFRJ. São oferecidas 30 vagas e as aulas começam em março e são ministradas as terças e quintas, das 14h às 16h, no Horto da UFRJ. As inscrições devem ser feitas no prédio da Reitoria, sala 822, na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

O curso promove o ensino de técnicas de jardinagem e treinamento com aulas de produção de mudas, preparação de canteiros, reconhecimento dos tipos de formação vegetal usada em jardinagem e manutenção dos jardins.

Mais informações no mesmo prédio da Reitoria, sala 822 – CODEP/PR-4 ou pelos telefones 2598-1845/1846


UFRJ em Vídeo

foto

Na UFRJ em Vídeo desta semana você vai ver: A infidelidade nos relacionamentos amorosos nos dias de hoje é tema do livro de Mirian Goldenberg, antropóloga e professora do IFCS; a Restauração da Igreja Bom Jesus da Coluna, que fica na Ilha do Fundão; a Identidade visual da UFRJ, a equipe da WebTV entrevistou o professor da Escola de Belas Artes (EBA), Marcus Dohmann.

Confira também os serviços gratuitos que a Faculdade de Fonoaudiologia oferece à população.

Acesse www.webtv.ufrj.br