Tome Nota

Projeto de Assistência Integral à Pessoa Idosa (PAIPI)

Julia Vieira

imagem tome nota

Criado há 20 anos, o Projeto de Assistência Integral à Pessoa Idosa (PAIPI) configurou-se como um modelo diferenciado da atenção básica à saúde das pessoas idosas, integrando à assistência um programa acadêmico (Ensino, Pesquisa e Extensão), colaborando para a formação profissional e para a produção de conhecimentos. O projeto é uma iniciativa da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) e do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA) ambos da UFRJ.

Promover a atenção integral à saúde da pessoa idosa – de idade igual ou superior a 60 anos -, através do desenvolvimento de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar favorecendo a adaptação às mudanças, assegurando a possibilidade de integração à família, a participação, a inclusão social desses idosos e a efetivação do seu exercício de cidadania.

O PAIPI oferece diversos serviços de apoio aos idosos, desde o acesso a nutricionistas e fisioterapeutas à prática de acupuntura, visando melhorar a saúde dos seus participantes. Para garantir a melhoria da qualidade de vida, são disponibilizadas atividades complementares, como alfabetização, contato com artes plásticas e experimentações estimulantes da criatividade.

Em âmbito acadêmico, o projeto visa integrar docentes e profissionais da UFRJ e instituições do sistema público de saúde, buscando a elaboração de subprojetos integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão. Através do PAIPI são produzidos estudos e pesquisas a partir da prática assistencial com os idosos, além da promoção de cursos de capacitação de profissionais das diferentes áreas da gerontologia.

Mas não apenas os docentes são contemplados. Os alunos da EEAN podem praticar no projeto seu Estágio Curricular, em consonância com as abordagens teóricas de seus programas curriculares.

Para mais informações: Projeto de Assistência Integrada à Pessoa Idosa (PAIPI), HESFA ou EEAN - UFRJ. Av. Presidente Vargas, 2.863 – Cidade Nova – Rio de Janeiro. RJ. Tel: 2502-1653. E-mail: direcao@hesfa.ufrj.br. Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.