Zoom

Esporte na UFRJ - Os atletas e profissionais do esporte que passam no vestibular



Julia Vieira

imagem zoom

Muitos jovens durante a adolescência são praticantes regulares de esporte, mas com a correria do vestibular e o ingresso à universidade, a maioria se afasta da prática esportiva. Alunos de Direito, Matemática e Medicina não têm contato com o esporte universitário por falta de divulgação e conhecimento de sua existência, ou por acreditarem que essa área fica restrita apenas aos alunos de Educação Física. O que se configura em um grande engano.

A Coordenação de Esporte da UFRJ é sediada na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD), mas suas atividades são voltadas para alunos de todas as unidades da instituição. A Coordenação, gerida por Ricardo de Jesus, professor da EEFD, funciona como um projeto de extensão da universidade, pois, como lembra o coordenador, “a maior parte do trabalho da Coordenação é feita pelos próprios alunos, já que os docentes não se prontificam a trabalhar sem remuneração.”

“A Coordenação de Esporte não é propriedade da EEFD, ela é completamente voltada para as equipes da universidade e para seu sucesso”, ressalta Ricardo ao salientar a dificuldade existente dentro da universidade para chamar e atrair atletas, além de mantê-los em atividade mesmo depois de ingressarem em uma nova fase de suas vidas.
“Infelizmente a UFRJ não disponibiliza os recursos necessários para o crescimento da Coordenação, como a compra de novos materiais e investimentos nas instalações esportivas”, critica Ricardo, mas apesar das dificuldades encontradas a iniciativa vem crescendo bastante.

Participação universitária no projeto

Leandro Motta, aluno do 8º período de Educação Física, lembra a importância da Coordenação de Esporte para os alunos que participam ativamente do projeto. “Para os monitores é uma grande oportunidade de crescer profissionalmente. Para os alunos que são atletas das nossas equipes é uma chance de praticar uma atividade física regularmente e melhorar suas qualidades de vida.”

O projeto da Coordenação de Esporte visa uma integração cada vez maior entre os diversos campos da universidade e estão sendo criadas parcerias com outros cursos como Fisioterapia e Nutrição. Os fisioterapeutas (necessariamente com graduação concluída) cuidam de eventuais contusões dos atletas, como, por exemplo, das meninas do time de Futsal da UFRJ. Já os nutricionistas trabalham a base alimentar dos atletas, buscando uma reeducação da ingestão de alimentos e uma conscientização que leve a uma melhor condição corporal e, em conseqüência, a melhores resultados.

Camila Sousa, estudante do 7º período de Nutrição da UFRJ, entrou na Coordenação através de um projeto de pesquisa que realizava sobre consumo de suplementos alimentares para a melhoria do rendimento de atletas e declara: “entrei na Coordenação de Esporte porque lá encontrei um caminho para aplicar meus conhecimentos e ajudar diretamente na alimentação dos atletas, mostrando que não é necessário o uso de suplementos quando se tem uma alimentação saudável.”

Apesar de Camila ainda não ser profissional, o trabalho que desempenha na Coordenação é. “Primeiro realizamos uma avaliação alimentar ligada à antropometria e a partir dos resultados fazemos uma dieta personalizada para cada atleta, para que ele alcance, através de uma alimentação saudável, melhores resultados”, afirma a futura nutricionista.

O esporte é capaz de integrar diversos ramos e no campo da fisioterapia os alunos têm também espaço. João Paulo Cordeiro e Rafaela Barbosa, recém-formados, além de realizarem o tratamento de lesões e o atendimento de atletas durante as competições, desenvolvem o projeto “Prevenção de Lesão”, que o fisioterapeuta explica: “Fazemos a avaliação inicial de todos os atletas, tanto postural quanto fisioterapêutica. Através dos resultados, verificamos quem tem mais risco de sofrer lesões e atuamos na prevenção dessas fraturas.”

“Não temos muitos investimento e apoio, fazemos isto porque é o que realmente gostamos. Este projeto é um trabalho muito bonito, e mesmo depois que nós, monitores, sairmos, ficará para a universidade. É uma forma de retribuir tudo o que a UFRJ fez por nós, tudo que conquistamos aqui”, finaliza o aluno de Educação Física.

Como participar das equipes da UFRJ?
Não existe um processo de inscrição formal para participar das equipes universitárias, que podem ser de diversas modalidades como vôlei, basquete, futebol, futsal e judô – todas em categorias femininas e masculinas. Para participar basta procurar a Coordenação de Esporte na EEFD nos inícios de cada semestre, se informar dos horários dos treinos de cada modalidade, entrar em contato com o monitor e correr para o abraço!

Coordenação de Esporte da UFRJ. Telefone (021) 2562-6806. Email desporto@eefd.ufrj.br