Agenda

Fórum de Ciência e Cultura comemora 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil



foto

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, os salões Pedro Calmon, Dourado, Moniz de Aragão, Vermelho e a capela de São Pedro de Alcântara sediam o seminário interdisciplinar “200 Anos - Da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, da Abertura dos Portos às nações amigas e seus reflexos na arquitetura e no espaço brasileiro”. Organizado pelo professor Luiz Manoel Cavalcanti Gazzaneo (FAU/UFRJ), o objetivo do seminário é refletir sobre os fatos decorrentes daquele período histórico e sobre sua repercussão, até hoje, no desenvolvimento do país. As palestras analisarão, entre outros aspectos, a arquitetura colonial, o teatro no Rio de Janeiro do século XVIII, a transformação dos espaços geográficos e da paisagem urbana, o crescimento da cidade e os hábitos e costumes da sociedade da época. Mais informações pelo e-mail lmgazzaneo@uol.com.br ou pelos telefones 2598-1661, 2598-1662 e 2256-7003.

No dia 6 de dezembro, é a vez da Bélgica no programa Oriente e Ocidente. O evento acontece das 17h às 22h no átrio e nos salões Dourado, Vermelho e Moniz de Aragão. Durante a abertura, haverá exposição com pôsteres sobre a arte belga no átrio, mostra de fotos e exibição de filme turístico sobre a Bélgica, no salão Vermelho. Serão realizados também concertos de música e declamações — em francês e flamengo — de poemas do poeta belga Maurice Maeterlinck. Mais informações com Veronique Collage, organizadora do evento, pelo telefone 2543-8878, ramal 107, das 9h às 13h e das 14h às 17h.

O salão Pedro Calmon recebe, também no dia 6 de dezembro, das 17h às 22h, a leitura dramatizada de Édipo-Rei, tragédia grega de Sófocles. Organizado pelo Instituto de Psiquiatria e pela Escola de Comunicação, o evento contará com a participação de atores convidados e da Companhia Teatro do Inconsciente. Informações pelo e-mail fasalis@uol.com.br ou telefone 2294-0786.

Já a IV Conferência Internacional em Ciência e Tecnologia de Materiais Compósitos (COMAT) acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro, das 8h às 22h, nos salões Pedro Calmon, Dourado e Vermelho. A Conferência aproxima a ciência e a tecnologia na área de materiais compósitos, desenvolvendo pesquisas e promovendo aplicações destes materiais nos países da América Latina. Mais informações com Sandra ou Luzidelle pelo telefone 2562-8484.

O FCC fica na avenida Pasteur, nº 250, 2º andar — campus da Praia Vermelha.


Direitos humanos em tela

foto

Com o apoio do setor de Atividades Culturais do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH-UFRJ), o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) promove a exibição do filme História oficial, de Luis Puenzo, no dia 5 de dezembro, às 18h, no auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque (CFCH), campus da Praia Vermelha. A história se passa na Buenos Aires dos anos 80, onde um casal tem uma vida tranqüila com a filha adotiva, mas a esposa passa a questionar o regime argentino após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio.

Após a exibição do filme, será realizada uma mesa-redonda com a participação da professora Luiza Miriam Martins e do psicanalista Eduardo Losicer.


Encerramento do seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ

foto

O Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ 2007 “Dança, tradição e contemporaneidade” – IV Seminário Interno do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ – encerra suas atividades nesta quinta-feira (06/12). Desde o dia 27 de novembro, o evento promove uma grande exposição das produções artístico-acadêmico-científicas vinculadas às atividades do Departamento de Arte Corporal – EEFD, juntamente com debates teóricos acerca das práticas corporais de criação. Com a participação de alunos, funcionários e professores, o Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ realiza mostras coreográficas e videográficas, palestras, mesas-redondas com convidados renomados, oficinas e mini-conferências.

As atividades, que giram em torno do tema “Dança, tradição e contemporaneidade”, ocorrem no salão Helenita Sá Earp e no auditório Maria Lenk — localizados no campus da Ilha do Fundão —, a partir das 15 horas.

O evento é aberto à comunidade em geral e tem entrada franca. Confira a programação completa em www.eefd.ufrj.br/banner/ProgramaIVSeminario-07.doc.


Teatro na Escola de Comunicação

foto

De 3 a 14 de dezembro, a Escola de Comunicação (ECO-UFRJ) recebe a “6ª Amostra Grátis”, mostra de teatro dos alunos do 6º período do curso de Direção Teatral. Por dia, serão exibidos cerca de três espetáculos em diversos espaços da Escola, em três horários: 17h30, 18h20 e 19h10. A entrada é gratuita mas limitada à capacidade dos espaços, haverá distribuição de senhas 30 minutos antes de cada apresentação.

A ECO fica na avenida Pasteur, nº 250, no Palácio Universitário da Praia Vermelha.



Lançamento de Vida nos Recifes

foto

No dia 6 de dezembro, o Museu Nacional (MN-UFRJ) e o projeto Coral Vivo lançarão o vídeo Vida nos Recifes no auditório Roquete Pinto, localizado no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. O evento terá início com um coquetel, às 17h30, em seguida haverá exibições de vídeos sobre recifes de corais do litoral da Bahia, às 18h e 19h.

O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, no Bairro Imperial de São Cristóvão. Mais informações pelo telefone 2568-8262.


UFRJ em vídeo

foto

Na matéria sobre o 4º Congresso de Extensão você vai saber os desafios das atuais políticas de Extensão da UFRJ: inclusão das atividades nos currículos, as metas estabelecidas pelo PRE, a formulação de políticas públicas e a popularização e difusão da ciência e tecnologia. Os professores e médicos da Faculdade de Medicina caíram no samba para homenagear o ex-aluno Noel Rosa, interpretando suas composições, no evento Medicina dá Samba. Conheça o serviço oferecido pelo Centro de Tratamento de Asma de Difícil Controle do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. No Circuito UFRJ você fica sabendo dos eventos que acontecem na universidade durante esta semana.

Acesse www.webtv.ufrj.br