Agenda

Seminário debate Direitos Humanos e Pobreza

foto

O grupo de pesquisa em Direitos Humanos da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, coordenado pela professora Vanessa Batista, realiza, no próximo dia 5 de dezembro, o seminário Direitos Humanos, Pobreza, Democracia e Violência.

O evento acontece no auditório Pedro Calmon, no Palácio Universitário –  Campus da Praia Vermelha. Estarão presentes o embaixador do Brasil na ONU e a alta-comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, Louise Arbour, que fará conferência sobre o tema do seminário. Segundo a professora Vanessa Batista, é de extrema importância refletir sobre a violência provocada pela pobreza e o desrespeito aos direitos humanos em países periféricos, como o Brasil.

O grupo de pesquisa, que trabalha na linha “Constitucionalização dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos”, venceu, em agosto de 2007, o edital Pensando o Direito, lançado pelo Ministério da Justiça.


Observatório do Valongo reinaugura biblioteca

foto

O Observatório do Valongo em parceria com o Sistema de Bibliotecas e Informação, ambos da UFRJ, reinauguram, no próximo dia 30 de novembro, às 18 horas, a biblioteca Prof. Sílio Vaz. Durante a cerimônia de reabertura haverá uma homenagem ao professor Luiz Eduardo Machado, que doou seu acervo bibliográfico particular à instituição.

O Observatório do Valongo fica na ladeira Pedro Antônio, 43, Saúde – Centro.

 

 


Programação do Fórum de Ciência e Cultura

foto

Médicos comemoram os 200 anos da Faculdade de Medicina no Brasil, prestando tributo a Noel Rosa, que foi aluno de Medicina durante algum tempo. Haverá apresentação de MPB e chorinho, além de exposição e apresentação de vídeo.

Medicina dá samba – um tributo a Noel Rosa acontece dia 28 de novembro, das 19h às 21h, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC). Os interessados em obter mais informações devem entrar em contato com a Dra. Alda Bozza, pelo telefone 9629-5316, e com a Dra. Dalila Poli, 9862-5659.Já nos dias 29 e 30 de novembro, a Embaixada da França no Brasil realiza, no FCC, o evento “Externalidades ambientais, econômicas, sociais e políticas do desenvolvimento das produções agroenergéticas — Estudos prospectivos”. A partir das 9 horas, pesquisadores, professores e intelectuais da França e do Brasil vão debater idéias em torno do desenvolvimento das produções agrícolas com finalidades energéticas. Há expectativa de formação de novas parcerias com o Brasil. A entrada franca e  o evento conta com tradução simultânea de francês para português. Os interessados em mais informações pode entrar em contato pelo e-mail vincent.brignol@maisondefrance.org.br  ou pelo telefone 3974-6646.

O Fórum de Ciência e Cultura fica no Palácio Universitário da Praia Vermelha, na avenida Pasteur, nº 250, 2º andar.


Debates no IFCS

foto

Na próxima quarta-feira, dia 28, a UFRJ recebe o prof. Hilário Franco Jr. (USP) ministrando a conferência “Heresia, forma utópica medieval?”.
O evento será realizado das 18h às 19h30, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, e faz parte das atividades da VII Semana de Estudos Medievais do Programa de Estudos Medievais da UFRJ, que acontece de 28 a 30 de novembro e cuja programação completa está disponível em: 
www.pem.ifcs.ufrj.br/ProgramacaoVIISem.htm

Acontece também, entre os dias 3 a 7 de dezembro, das 14h às 17h, o VI Simpósio de História Comparada, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ promovido pelo Programa de Pós-Graduação de História Comparada (PPGHC).

O evento tem por objetivo divulgar e debater as pesquisas desenvolvidas pelo corpo discente do PPGHC, abordando assim as diversas temáticas e propostas teóricas do Programa. Para tanto, além de contar com a presença dos orientadores de cada expositor, profissionais qualificados de diferentes instituições atuarão como debatedores de cada trabalho apresentado no Simpósio. 

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ está localizado no largo São Francisco de Paula, nº 1 – Centro do Rio de janeiro. Para outras informações: 2221-4049.


I Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ

foto

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferece a 1ª Semana de Polímeros: Polímero e o cotidiano, que acontece do dia 27 a 29 de novembro, quando a baquelite – o primeiro material plástico produzido industrialmente em larga escala (utilizado durante muitos anos em rádios, telefones e artigos elétricos) – comemora 100 anos.

Organizado pelo Instituto de Macromolécula Professora Eloisa Mano (IMA) do Centro de Tecnologia da UFRJ (CT), o evento de extensão visa apresentar a evolução e a inserção, no dia-a-dia das pessoas, de materiais como plásticos, borrachas e resinas.

Para tal, será oferecido aos visitantes, além de palestras e visita ao seringal para colheita do látex (matéria-prima), demonstrações sobre o preparo e aplicação dos materiais poliméricos nos laboratórios do IMA,  e sobre a modelagem e reciclagem de plásticos.

A Semana acontece no Centro de Tecnologia, bloco J – Cidade Universitária, com atividades que vão de 9 às 17 horas.

Para mais informações,http://www.ima.ufrj.br/semanapolimeros2007.htm.


FL: seminário sobre discurso, conhecimento e construção da vida social

foto

A Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove, nos dias 29 e 30 deste mês o IX Seminário Salínguas Discurso, conhecimento e construção da vida social.

Organizado pelo Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada, o evento aborda os temas centrais “Discurso e construção da vida social”, “Posicionamentos epistemológicos” e “Identidades sociais em questão”, a serem debatidos em mesas redondas.

Os interessados em participar devem se inscrever na sala F-320 da FL, antes do início das palestras, programado para 9 horas.  Para mais informações: www.letras.ufrj.br/salinguas.


Primeira Semana de Polímeros da UFRJ

foto A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferece a 1ª Semana de Polímeros: Polímero e o Cotidiano, que acontece do dia 27 a 29 de novembro, quando a baquelite – o primeiro material plástico produzido industrialmente em larga escala (utilizado durante muitos anos em rádios, telefones e artigos elétricos) – comemora 100 anos.

Organizado pelo Instituto de Macromolécula Professora Eloisa Mano (IMA) do Centro de Tecnologia da UFRJ (CT), o evento de extensão visa apresentar a evolução e a inserção, no dia-a-dia das pessoas, de materiais como plásticos, borrachas e resinas.

Para tal, será oferecido aos visitantes, além de palestras e visita ao seringal para colheita do látex (matéria-prima), demonstrações sobre o preparo e aplicação dos materiais poliméricos nos laboratórios do IMA,  e sobre a modelagem e reciclagem de plásticos.

A Semana acontece no Centro de Tecnologia - Bloco J - Cidade Universitária, com atividades que vão de 9 às 17 horas.

Para mais informações, http://www.ima.ufrj.br/semanapolimeros2007.htm


Mestrado e Doutorado do Instituto de Macromoléculas

foto

Estão abertas as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre os principais temas de pesquisa do Instituto, estão a manipulação e gestão de polímeros e a reciclagem de plásticos.

O período de inscrição vai até o dia 14 de dezembro, a partir de quando haverá curso de nivelamento, provas de seleção e entrevistas. Para mais informações: www.ima.ufrj.br, posgrad@ima.ufrj.br ou pelo telefone (21) 2562-7202.


Oficina de História e Ciências Sociais no IPPUR

foto

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ realiza no dia 3 de dezembro, às 9h30, a oficina História e Ciências Sociais, com o expositor Fernando Novais, professor da USP e da Unicamp.

O encontro acontece no edifício da Reitoria, 5º andar, sala 522.



 


UFRJ em vídeo

foto

A partir de 2 de dezembro, as televisões brasileiras passam a adotar o padrão digital, baseado no modelo japonês. Muitas são as dúvidas em torno desta nova tecnologia. O que é mito, e o que é verdade na TV digital? Neste mesmo dia, entrará no ar a TV Pública. Para explicar o funcionamento do novo padrão digital e a Empresa Brasil de Comunicação, a equipe da Webtv da UFRJ conversou com diversos especialistas no assunto. Fique de olho nas dicas do circuito UFRJ, que traz sempre boas opções de eventos para você.

Acesse www.webtv.ufrj.br