Agenda

Centro Cultural Horácio de Macedo

foto
Eventos acadêmicos

O Centro Cultural Horácio Macedo dará lugar a seis eventos de caráter acadêmico no mês de novembro. O primeiro deles será o Colóquio do CCMN, com o professor Ildeu de Castro Moreira, do Instituto de Física (IF/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ) e atual diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O evento terá início dia 1º de novembro às 11h, no salão nobre, que fica no CCMN, na Ilha do Fundão. O Seminário de Cromatografia-Ambiental PerkinElmer ocorre no dia 6, entre 8h e 17h, nas salas 1 e 2 da Decania do CCMN. Entre os dias 7 e 9, o salão nobre abrigará o I Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações (1º Enama), previsto para ocorrer de 8h às 18h.

Música e cinema

O auditório Roxinho do Centro Cultural dará lugar ao show da cantora Leila Pinheiro, intérprete de canções de sucesso, tais como “Besame mucho”, “Catavento e girassol”, “Esse seu olhar” e “Pra que chorar”. A atração musical ocorre no dia 13, às 14h30.
Neste mesmo dia, um pouco mais cedo (13h), o salão nobre da Decania do CCMN realizará uma mostra dos vencedores do festival audiovisual Visões Periféricas, com os curtas Grito da alma, A música da minha vida, Kahehijü Ügühütü, o manejo da câmera, O capim e Pare, olhe e escute. O tradicional Cinema ao meio-dia, por sua vez, ocorre nos dias 5, 12 e 30, com os filmes Cartola, Caixa dois e Cidade baixa, respectivamente. Como o próprio nome da atração diz, as sessões ocorrem sempre às 12h, no salão nobre.


Música em debate VI

foto

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da UFRJ, em parceria com o Grupo Tortura Nunca Mais no Rio de Janeiro (GTNM/RJ), realiza a quarta etapa do Curso de Extensão “Direitos Humanos em Tela”.

Esta semana, será exibido o documentário “Memória para o uso diário”, de Beth Formaggini, sobre a história de integrantes do GTNM que perderam familiares durante a ditadura ou em recentes ações violentas de policiais nas favelas. Após o filme, haverá debate com Álvaro Caldas, escritor e professor da faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), e com Vitória Pamplona, psicóloga e diretora do GTNM/RJ.

O curso de extensão visa estimular o público-alvo — formado por estudantes de nível médio e superior, pesquisadores em geral e participantes de projetos relacionados aos direitos humanos — à reflexão crítica sobre a luta pela cidadania não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina.
O evento acontece no dia 24 de outubro, às 18h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), localizado no campus da Praia Vermelha — Avenida Pasteur, 250. A entrada é franca.


Semana Nacional de Comunicação Ambiental da UFRJ

foto

O Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ – PET/ECO realiza a Semana Nacional de Comunicação Ambiental da UFRJ no período de 6 a 8 de novembro.

As palestras serão proferidas por acadêmicos, ativistas e profissionais que abordam temas e projetos em áreas vinculadas à questão do meio ambiente com foco na comunicação social.

O evento ocorre a partir de 9h no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ — avenida Pasteur, 250 — na Praia Vermelha. Mais informações no site www.eco.ufrj.br/semanaambiental


Seminário: Jornadas Latino-Americanas

foto

Estão abertas as inscrições para o Jornadas latino-americanas: uma passagem pela história e literatura moderna do Uruguai, seminário que acontece dos dias 26 a 29 de novembro, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ.

O evento conta com dois minicursos a serem ministrados pelos professores Gerardo Caetano e Pablo Rocca, ambos da Universidad de la República — Uruguai. O convidado para a conferência de abertura é o dr. Alberto Guani, cônsul geral do Uruguai no estado do Rio de Janeiro.

A inscrição é gratuita e pode ser feita através do e-mail jla_inscricao@yahoo.com.br com o nome, instituição de origem e telefone do interessado. Serão conferidos certificados.

Mais informações pelo telefone 2224-8125, falar com Luana ou pelo site:  http://www.ifcs.ufrj.br/eventos/jornadasLA.pdf.


XVII Ciclo de Debates em História Antiga

foto

Encerram-se no próximo dia 5 as inscrições para ouvintes do “XVII Ciclo de Debates em História Antiga: Práticas Rituais e Religiosidade” que acontece de 5 a 9 de novembro, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ.

A inscrição custa R$ 15 e deve ser feita no Laboratório de História Antiga (LHIA), localizado na sala 213 do IFCS/UFRJ.
Mais informações: ciclolhia@yahoo.com.br.

O IFCS está localizado no largo de São Francisco de Paula, nº 1, Centro.

A arquitetura e a forma urbana na metrópole

foto

A Escola de Altos Estudos da CAPES, os Programas de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB e PROARQ), da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e da Universidade Federal de Bahia (PPGAU) promovem um curso intitulado A arquitetura e a forma urbana da metrópole: séculos XX e XXI, a ser ministrado pelo professor Jean-Louis Cohen, da New York University e da Université de Paris 8.

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o curso será apresentado no Rio de Janeiro, com o tema “Metrópole, reforma social e modernidade — 1900-1939”.

Além dos alunos dos programas consorciados, serão admitidos alunos dos demais programas de pós-graduação, tanto de mestrado como de doutorado, localizados na órbita geográfica dos programas proponentes.

O curso será transmitido em vídeo conferência para as universidades que sediam os módulos e terá disponível o acesso pela internet para o público em geral.

Inscrições abertas na secretaria do PROURB. Mais informações:
• www.prourb.fau.ufrj.br, • www.fau.usp.br/ensino/pos/.


1º Encontro com mestres populares na UFRJ

foto

Entre os dias 6 e 9 de novembro, a Companhia Folclórica do Rio (EEFD/UFRJ), promove o 1º Encontro com Mestres Populares na UFRJ. O evento conta com oficinas, debates e trocas de experiências com mestres populares de grupos de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Entre as manifestações culturais programadas para o evento está o batuque de umbigada, banda de congo, jongo, mineiro-pau, folia de reis e cirandas.

A cerimônia de abertura ocorre às 18h na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão, e as atividades dos dias 7, 8 e 9 acontecem a partir das 9h também na EEFD.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail: ciafolc@eefd.ufrj.br ou pelo celular: (21) 9236-9102, falar com Katia.


Forum de Ciência e Cultura

foto
Seminário: Gestão municipal de segurança pública no Brasil

O Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana promove o seminário Experiências de gestão municipal de segurança pública no Brasil: diagnóstico das mudanças em curso nas guardas municipais, a realizar-se nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2007, a partir das 9h.

Local: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ — av. Pasteur, 250, 2° andar, salão Pedro Calmon — na Urca.

O evento será aberto ao público, com entrega de certificados no final do seminário. Para confirmar sua presença e mais informações: (21) 3852-1754, falar com Heloisa Duarte.

 

Música

O projeto Música no Forum apresenta o Conjunto Atempo — Música da Idade Média, no dia 5 de novembro, às 19 h, na capela São Pedro de Alcântara.


 Pedro Hasselmann Novaes (viola de arco, flauta doce, gaita-de-foles), Alcimar do Lago (flauta transversa, órgão portativo, galubé e tambor), Veruschka Mainhard (canto) e Fernando Maciel de Moura (canto, flauta doce).

Obras do Livro Vermelho de Montserrat e Guillaume de Machaut.
Entrada franca.


Comemoração dos 70 Anos da Escola de Serviço Social

Seminário centrado nas lembranças e fatos que constituem os marcos históricos de implementação do curso de Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na contemporaneidade do tema Brasil e América Latina, abordando o debate acadêmico acerca da questão social na conjuntura política brasileira e latino-americana e suas implicações sobre o exercício profissional do Serviço Social.

O evento acontece nos dias 6 e 7 de novembro, de 8h às 18h, nos salões Pedro Calmon, Dourado e Vermelho.
Mais informações: 3873-5431, falar com a profª Magdala.


Cinema para aprender e desaprender

O objetivo do evento é sensibilizar o professor e o aluno para possíveis vivências ligadas às aprendizagens vitais do ser humano, valorizando a influência do cinema na inteligência, afetividade e sentidos.

Quintas-feiras, de 8h às 11h30, no salão Moniz de Aragão. Público-alvo: alunos de ensino médio. Mais informações: adrifres@uol.com.br. Entrada franca.


Contos do Baú

O GRUPO BAÚ estréia no cenário carioca o espetáculo infantil CONTOS DO BÁU.

A peça traz para cena personagens populares que partem em busca de seus sonhos, passam por dificuldades, mas que nunca perdem o encanto pela vida. Com música ao vivo a apresentação promove um espetáculo de cores, formas e sons que traduz todo o encantamento presente no universo infantil.

A peça, onde os contadores através de personagens populares, brincadeiras e cantigas criam contos que surgem do BAÚ, conta com a participação de estudantes da Escola de Belas Artes - EBA e da Faculdade de Letras da UFRJ que interpretam personagens do universo mágico das histórias.

Visite o site: http://www.grupobau.com.br

 




Direção: Reinaldo Santana 
Elenco:
Barbara Bittencourt,
Rachel de Queiroz
Ricardo Bogéa
Sylvia Oliveira 
Direção musical: Rhudson Lewkyan 
Músicos:
Márcio Ferreira
Tiarajú Cavalcanti 
ENTRADA FRANCA
Únicas apresentações 03 e 10 de novembro - às 17h
Duração: 60minuntos
Capacidade: 50 pessoas
Classificação: Livre 
Local: Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo
Rua Monte Alegre,306 – Santa Tereza
Tel: 2242-9741 
Contatos da produção: Barbara Bittencourt – 8807-7028 / Rachel de Queiroz – 9635-0535


UFRJ em vídeo

foto

Na edição da UFRJ em vídeo desta semana, você vai conhecer uma pesquisa desenvolvida pelas professoras Elen Pacheco e Eloisa Mano, do Instituto de Macromoléculas da UFRJ, que transforma sacolas plásticas em madeira plástica. Já pensou em fazer uma viagem ao passado? Visitando a exposição geológica da Casa da Ciência, você vai passar por túneis do tempo e florestas pré-históricas. Saiba como irá funcionar a Ouvidoria da UFRJ, um novo órgão da universidade aprovado recentemente pelo Conselho Universitário. Se você ainda não decidiu o que fazer esta semana, fique de olho nas dicas do Circuito UFRJ.

Acesse www.webtv.ufrj.br