Agenda

XI Simpósio de Fisioterapia da UFRJ

foto

O XI Simpósio Fisio Fundão, organizado pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia da UFRJ, acontece entre os dias 26 e 28 de outubro. Destinado a acadêmicos e profissionais da área, o evento oferecerá 22 palestras, 5 oficinas com aulas teóricas e práticas, apresentação de trabalhos na Jornada Científica e uma novidade em relação às edições anteriores: uma mesa redonda de Neurologia. Alguns dos temas abordados no simpósio serão Traumato-ortopedia; Pneumologia; Pediatria; Dermato-Funcional; Ginecologia / Obstetrícia; Crochetagem; Ventilação mecânica; Manuseio com bolas suíças e rolos em pacientes hemiplégicos; Terapia Manual; Coluna vertebral e o estresse mecânico.

O XI Fisio Fundão acontecerá no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), subsolo do bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na Ilha do Fundão - Rio de Janeiro (RJ).

Para obter mais informações e conferir a programação completa do evento, visite o site www.fisiofundao.oi.com.br.


Curso de Extensão “Direitos Humanos em Tela”

foto

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da UFRJ, em parceria com o Grupo Tortura Nunca Mais no Rio de Janeiro (GTNM/RJ), realiza a quarta etapa do Curso de Extensão “Direitos Humanos em Tela”.

Esta semana, será exibido o documentário “Memória para o uso diário”, de Beth Formaggini, sobre a história de integrantes do GTNM que perderam familiares durante a ditadura ou em recentes ações violentas de policiais nas favelas. Após o filme, haverá debate com Álvaro Caldas, escritor e professor da faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), e com Vitória Pamplona, psicóloga e diretora do GTNM/RJ.

O curso de extensão visa estimular o público-alvo — formado por estudantes de nível médio e superior, pesquisadores em geral e participantes de projetos relacionados aos direitos humanos — à reflexão crítica sobre a luta pela cidadania não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina.
O evento acontece no dia 24 de outubro, às 18h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), localizado no campus da Praia Vermelha — Avenida Pasteur, 250. A entrada é franca.

 


Estamira na Escola de Serviço Social

foto

No dia 24 de outubro, a Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ promove aula aberta ministrada por Erimaldo Nicacio, professor da ESS e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ; e José Augusto Bisneto, doutor em Serviço Social especializado em Psicanálise e Análise Institucional. O objetivo da aula é realizar um debate sobre o documentário “Estamira”, do diretor Marcos Prado. O filme será exibido às 18h30, no auditório da ESS localizado no campus da Praia Vermelha.

 


Programação do Fórum de Ciência e Cultura

foto

Esta semana, o Fórum de Ciência e Cultura dá continuidade a II Semana da Diversidade Sexual. Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, serão discutidos, respectivamente, os temas “Mídia e Sexualidade”, “Identidade Sexual” e “Sexualidade Saudável”. Entre os convidados estão Carolyne Ferreira, apresentadora do programa Zona Quente do Sexy Hot; Márcio Gonçalves, professor da UERJ; Cris Simões, da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL) e o séxologo Marcos Ribeiro. Os encontros começam às 14 horas, no Salão Moniz de Aragão. Mais informações em www.eco.ufrj.br

No dia 26 de outubro, os Salões Dourado e Pedro Calmon recebem o Seminário de Psicanálise e Interface Social, das 9h às 18 h. O tema discutido será “Rio, que cidade é essa?”, com o objetivo de elaborar políticas públicas que visem à melhoria da qualidade de vida no Rio de Janeiro. A mesa de abertura do evento — parte do projeto “Cultura e Saúde” do FCC — contará com a presença de Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ; Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro; Elizabeth Castro, curadora do FCC; Altamirando Andrade, Presidente da SBPRJ; Pedro Gomes, presidente da ABP; Maria Tereza Naylor Rocha, coordenadora do Programa Psicanálise e Interface Social da SBPRJ; e do conferencista Marcelo Viñar, psicanalista e representante do Comitê de Exclusão Social da International Psychoanalytical Association (IPA). A entrada é franca. Mais informações com Elizabeth Castro pelo telefone 2295-1595, ramais 113 e 117, ou pelo e-mail beth@forum.ufrj.br.

O encerramento do encontro acadêmico Amazônia-Rio 2007 acontece no dia 25 de outubro, às 18h30, no Salão Moniz de Aragão. Representantes do IBGE e da Embrapa discutirão o tema “Zoneamento Ecológico - Econômico da Região”. Além disso, será entregue aos participantes o documento Subsídios ao debate sobre o Zoneamento Ecológico - Econômico no Brasil, editado pelo Ministério do Meio Ambiente.
Mais informações: srpannibal@yahoo.com.br

Pelo projeto “Música no Fórum”, haverá no dia 29 de outubro um duo pianístico com Leoni Werner e Marina Bicalho, tocando composições de Rachmaninoff e Dvorák. A sessão musical acontece às 19 horas, no Salão Dourado.
O Fórum de Ciência e Cultura fica na avenida Pasteur, 250, 2º andar, campus da Praia Vermelha. Para conferir a programação completa do FCC, acesse www.forum.ufrj.br.


Centro Cultural Professor Horácio Macedo

foto

No dia 25 de outubro, o “Festival Audio Visual – Visões Periféricas” exibirá os filmes “Domingos do Cavaco”, “Huni Meka – O Canto do Cipó”, “Pare, Olhe e Escute”, “Que País é Esse” e “Foi sonhar com Ela”, às 12h, no Salão Nobre da Decania. No mesmo local e horário, mas no dia 26 de outubro, será a vez de “O Cheiro do Ralo” ser exibido  projeto “Cinema ao Meio Dia”.

O Centro Cultural Professor Horácio Macedo fica no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, no campus da Cidade Universitária.

Mais informações no site www.cchm.ufrj.br.


I Simpósio Internacional de Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

foto

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Maternidade-Escola (ME) da UFRJ sediará o I Simpósio Internacional de Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil, que trará para debate o tema "Por uma ética do cuidado".

O simpósio acontecerá no Anfiteatro Nobre da Maternidade-Escola da UFRJ, localizada à Rua das Laranjeiras, 180, em Laranjeiras. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 2285-7935, ramais 260 ou 261.

 

 

 

 

 


Mestrado e Doutorado no Instituto de Economia

foto

Está terminando o prazo de inscrições para a seleção para o mestrado e doutorado do Programa de Pós graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) do Instituto de Economia da UFRJ. O programa, oferecido com contribuição parcial da Fiocruz, visa contribuir para a renovação estrutural da conceitual da ação pública, entre outros objetivos. Os interessados devem fazer o requerimento de inscrição na Secretaria do PPED/IE, de 10h às 16h, até dia 31 de outubro.

O Instituto de Economia fica na Avenida Pasteur, 250, no campus Praia Vermelha. Para mais informações sobre o edital e o calendário do concurso, visite www.ie.ufrj.br


UFRJ em vídeo

foto

Em virtude de uma matéria especial sobre a sessão extraordinária do Conselho Universitário do dia 18 de outubro, manteremos no ar, por mais uma semana, a edição de número 24 da UFRJ em Vídeo. Você vai ver as diversas influências do café na cultura dos brasileiros. Saiba mais sobre o lixo eletrônico: o que é, os perigos que causa ao meio ambiente e como descartá-lo corretamente. O Observatório do Valongo leva um planetário inflável até as escolas. Saiba como funciona este  projeto. Se você ainda não se programou para a semana, fique de olho no Circuito UFRJ, que traz informações dos eventos que acontecem na universidade. Na próxima terça-feira, dia 30 de outubro, entrará no ar a 25º edição da UFRJ em Vídeo.

Acesse www.webtv.ufrj.br