Zoom

Ciência, tecnologia, inovação e responsabilidade social

Kareen Arnhold

imagem zoom

Com o intuito de mobilizar a população para temas de ciência e tecnologia, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abre espaço, mais uma vez, para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 3 e 6 de outubro, no campus da Cidade Universitária.

Funcionando desde 2004, com coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Semana atrai o publico, em especial as crianças, pela criatividade e inovação das atividades – que vão de contação de história e poesia a passeio de barco, aventuras em trampolim olímpico e muito mais.

Esta edição de 2007 conta com uma novidade: a discussão sobre cooperativismo, empreendedorismo, responsabilidade social e desenvolvimento, trazida pela Incubadora de Cooperativas Populares da UFRJ (ITCP) – um projeto de extensão da Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE/UFRJ).

De acordo com Gonçalo Guimarães, coordenador da ITCP, além de o evento permitir que a Incubadora mostre seu trabalho e que toda a universidade divulgue suas pesquisas e atividades, ele ainda é uma oportunidade para que a comunidade interna se conheça e possa interagir.

 “Esta atividade é ótima para o público externo, mas tem mais valor pelo conhecimento e interação internos. Podemos encontrar trabalhos e áreas de atuação similares ou complementares e ter interatividade. A gente descobre e é descoberto”, ressalta.

Ao lado da diversão, aprendizado e responsabilidade

Em concordância com o tema central do evento – meio ambiente – e atendendo ao quesito inovação, a ITCP apresenta ao público, entre outras, a palestra sobre o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), colocando a importância das cooperativas populares.

Lançado em abril deste ano pela Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, o Prove visa à transformação do óleo de cozinha em biodiesel, pela Refinaria de Manguinhos, no subúrbio da cidade.

Este material é recolhido por catadores de cooperativas populares organizadas pela ITCP/UFRJ – que acaba de receber da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2007, na categoria de melhor programa de incubação.

Para Gonçalo o reaproveitamento do óleo para produção de biodiesel é uma experiência nova, a qual lida com energia e meio ambiente ao mesmo tempo em que oferece ocupação e renda para as pessoas marginalizadas: “Trabalhamos com coleta, venda, distribuição de recursos e com a própria organização das cooperativas”.

As estimativas do governo do Estado são de que o óleo recolhido nas casas e estabelecimentos comerciais da cidade, no período de um ano, seja transformado em 4,5 milhões de litros de biodiesel. A quantidade de material referente renderia às cooperativas de catadores cerca de R$ 2,7 milhões.

Para disponibilizar o óleo usado basta armazená-lo em garrafas PET e entrar em contato com a ITCP/UFRJ pelo telefone 021 - 2598-9240.

Para ter mais informações sobre o Prove, assim como para ter acesso à programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, acessar http://www.pr5.ufrj.br/snct/index.html.