Tome Nota

Laboratório Sonda

imagem tome nota

No Brasil, aproximadamente 25% das crianças desconhecem seus pais biológicos. Esse é um problema social gravíssimo, cuja solução necessariamente requer a estreita associação entre a Justiça e a tecnologia.

A investigação de paternidade por DNA é uma análise precisa; busca identificar as "marcas" específicas presentes no genoma de um indivíduo, transmitidas aos seus descendentes de acordo com as leis de genética descobertas por Mendel.

Com essa abordagem é possível reconhecer no genoma de uma pessoa, qual DNA teve origem materna e qual teve origem paterna. Assim, a comparação entre os padrões genotípicos entre a mãe, o filho ou filha e o suposto pai, revela se existem ou não vínculos genéticos.

O laboratório Sonda-UFRJ, sabedor da natureza delicada de suas análises, compreende a necessidade de sigilo absoluto e trata cada caso com a seriedade devida.

O laboratório já resolveu mais de 4500 casos de paternidade, isoladamente e em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, com o qual mantém um convênio.

Mais informações pelo telefone 2562-6446 ou pelo site: http://www.bioqmed.ufrj.br/sonda/.