Entrelinhas

Contabilidade Gerencial – uma abordagem da Teoria das Restrições

 

Julia Vieira

capa do livro

O professor Samuel Cogan, diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ), lançará seu novo livro Contabilidade Gerencial — uma abordagem da teoria das restrições — nesta quinta-feira, dia 30 de agosto. A obra tem como foco principal a integração de teorias que permitam calcular da melhor maneira os custos de determinado produto/serviço. A publicação procura também disseminar, a diferentes usuários, conhecimentos que ficavam restritos apenas ao meio acadêmico. O Olhar Virtual conversou com o autor, afim de conhecer seu ponto de vista sobre o assunto e sua própria obra.

Com que objetivos e por quais motivos este livro foi escrito?

As técnicas de produção, bem como as de prestação de serviços, vêm evoluindo gradativamente, mas a forma de calcular seus custos não. A metodologia de alocação dos custos fixos, criada no passado, já não consegue mais acompanhar o ritmo de desenvolvimento tecnológico, fazendo com que as pesquisas em busca de um método mais eficaz continuem acontecendo.

Contabilidade Gerencial — uma abordagem da teoria das restrições é uma maneira inovadora de mostrar a integração da técnica da Teoria das Restrições com as diversas metodologias de custeio da contabilidade gerencial. Seu objetivo é obter formas mais precisas de cálculo do valor dos custos dos produtos e serviços, considerando-se os cenários de curto e de longo-prazo.

Restrições são elementos limitadores do fluxo de trabalho ou de informação. Se fizermos analogia a uma corrente, correspondem ao elo mais fraco da ligação, e é neste ponto que a corrente poderá romper. Uma restrição é qualquer recurso cuja capacidade é menor ou igual à demanda nela colocada. A teoria das restrições foi postulada para mostrar a necessidade de serem identificadas e removidas sistematicamente as restrições/gargalos. Restrições existem em organizações, não importando se são ignoradas ou levadas em consideração.

Qual foi o método escolhido para informar aos leitores, de maneira clara, sua teoria?

A preocupação com o ensino-aprendizagem é notada ao final de cada um dos dez capítulos, onde existem atividades variadas que permitem que o leitor não apenas adquira conhecimento, mas que também o pratique. Questões de auto-avaliação, exercícios diretos e pontos para debater estão presentes para incitar a prática do conteúdo exposto. O livro serve não apenas para um professor que queira ensinar o método, mas também para alunos, que tenham interesse de aprender fora das salas de aula. Além da parte prática, o livro possui quatro apêndices que dão suporte ao conteúdo dos capítulos e se encerra com um glossário dos principais temas abordados na obra.

Qual a importância da teoria desenvolvida em seu livro? Qual a sua grande aplicação?

Em tempos tão competitivos não se pode negar que a estratégia de custos é uma das mais importantes para a sobrevivência de determinada marca ou produto. Conhecer os custos dos produtos e serviços com precisão permitirá que a empresa otimize seus resultados. Trabalhar valores encontrados pelos métodos tradicionais que estão cada vez mais obsoletos pode levar uma empresa à ruína. Considerando-se que os preços são regidos pelo mercado, a precisão no cálculo dos custos possibilitará às empresas a oportunidade de gerenciá-los e reduzi-los, de forma a se sustentarem de maneira saudável no mercado.

— Samuel Cogan e a Editora Saraiva convidam para o lançamento do livro no dia 30 de agosto, a partir das 19h, na Saraiva Mega Store do Shopping Rio Sul.