Tome Nota

Astronomia para Iniciantes

imagem tome nota

O projeto “Astros a serviço das ciências”, oferecido pelo Observatório do Valongo (OV/UFRJ), do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ), contempla, por ano, cerca de 11 mil estudantes, de várias faixas etárias, do ensino público e privado. O objetivo do programa, como o próprio nome indica, é utilizar, de maneira lúdica, o caráter multidisciplinar da astronomia para incentivar o interesse pelas ciências ensinadas na escola.

Criado em 2001, “Astros a serviço das ciências” proporciona aos estudantes visitas às dependências do OV, onde eles têm a oportunidade de conhecer a história do local e do telescópio Cooke, além de poderem participar de oficinas de astronomia e da observação dos corpos celestes. A programação ainda inclui sessão de Planetário Inflável e visita aos Relógios Solares e ao telescópio Coudé, através do qual é possível perceber o movimento do planeta Terra.

Para participar do projeto, o professor interessado deve entrar em contato com a equipe do programa para discutir as necessidades escolares específicas do grupo de alunos pelo qual é responsável. Assim, professor e equipe elaboram, juntos, um roteiro mais adequado para a visita. Rundsthen Vasques de Nader, astrônomo e coordenador dos projetos de Extensão do OV, garante que “o instituto possui uma programação flexível capaz de atender, com eficiência, os variados tipos de público, do jardim de infância ao ensino médio”.

Antes da visita, a equipe solicita aos alunos um registro, em forma de texto ou desenho, de suas impressões sobre os temas que serão abordados. Após a realização das atividades no observatório, o mesmo pedido é feito, e os dois registros são comparados. Segundo Nader, essa é uma forma de avaliar não só o que foi assimilado de conhecimento astronômico pelos estudantes, mas também de mensurar o desempenho da equipe do projeto.

O Observatório do Valongo fica na Ladeira Pedro Antônio, 43, Saúde, Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ov.ufrj.br ou pelo telefone 2263-0685, ramal 206, das 17h às 19h.