De Olho na Mídia

Matão tem a 3ª melhor escola do país

SÃO PAULO - A cidade de Matão, a 305 quilômetros de São Paulo, tem a terceira melhor escola do país para alunos da 4ª série. O resultado aparece no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que será divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação sobre as melhores escolas do país. Trata-se da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Helena Borsetti.

Apesar da boa colocação da escola de Matão, o estado de São Paulo ficou bem abaixo do esperado. Para se ter uma idéia do quanto o rendimento do estado (o mais rico da federação) não correspondeu às expectativas, o Rio de Janeiro teve cinco escolas no ranking das dez melhores na avaliação da 4 série, inclusive com a mais bem avaliada, o Ciep 279 Professor Guiomar Gonçalves Neves, na cidade de Trajano de Morais.

O Ideb é uma avaliação de qualidade do ensino que leva em consideração o desempenho das escolas na Prova Brasil ou no Saeb e mais o índice de aprovação das escolas. O Ideb será usado para direcionar verbas do governo federal às prefeituras por meio do novo Plano de Desenvolvimento da Educação. O plano deve repassar, em 2007, R$ 1 bilhão a mais para as mil prefeituras com pior resultado.

Quando se trata das dez melhores na avaliação feita pelos alunos da 8 série, mais uma vez o Rio de Janeiro aparece com cinco escolas entre os dez primeiros e mais uma vez com a mais bem avaliada, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Enquanto isso, São Paulo só tem uma escola entre as dez primeiras, em décimo lugar: a Emei e PG Prof. José Negri, de Sertãozinho, que fica a 335 quilômetros da capital.

O governo federal planeja instituir certificações para as escolas mais bem colocadas. Aquelas que registrarem média maior do que seis ganharão o selo de “ótimo desenvolvimento educacional”.

Chama a atenção no ranking das melhores escolas paulistas na avaliação de 8ª série a quantidade de instituições da cidade de São José dos Campos, a 91 quilômetros da capital. Das dez melhores do estado, seis são da cidade, sendo que três estão entre as cinco melhores do estado. Todas essas escolas são municipais. No ranking nacional, a melhor escola da capital paulista na mesma faixa de avaliação é a Emef Professora Maria Antonieta D'Alkimin Basto, que ocupa somente a 48 colocação.

Veículo: Globo Online - RJ – DF   Data: 21/06/2007   Editoria: Educação