Zoom

Reitor da UNITO visita a UFRJ

Kadu Cayres e Pina Brandi

imagem zoom

O professor Ezio Pelizzetti, reitor da Universidade de Torino (UNITO) — localizada na região do Piemonte, na Itália —, em visita a UFRJ, se reuniu com a vice-reitora Sylvia Vargas e o Setor de Convênios e Relações Internacionais (SCRI) da universidade, para garantir o bom funcionamento do convênio já existente entre as duas instituições de ensino superior.

Durante a reunião, Ezio Pelizzetti explicou o plano de integração e intercâmbio acadêmico chamado World Wide Style (WWS). Segundo ele, “o projeto tem como objetivo encorajar e reforçar as relações interuniversitárias, potencializando a parceria entre pesquisadores e incrementando o intercâmbio científico internacional”.

O WWS tem 90% de seu financiamento assegurado pela Fundação CRT (Cassa di Risparmio di Torino) no âmbito político promocional de abertura internacional no setor da educação, instrução e formação. Enquanto os outros 10% são pagos pela própria universidade.

O projeto se articula sobre um programa de mobilidade de ingresso e um programa de mobilidade de saída. “Visando oferecer o mínimo de estrutura, disponibilizamos bolsas de estudo para programas de pesquisa científica com duração de 3 meses a um ano”, destaca Ezio, acrescentando que serão oferecidas 1100 mensalidades das quais 80% estão reservados para o ingresso de estrangeiros e 20% para a saída de italianos.

A professora Gabriella Rossi, da Escola Politécnica e coordenadora do convênio, esteve presente na reunião e esclareceu como anda a relação entre as duas universidades. “O convênio é amplo e contempla tanto o intercâmbio entre estudantes, professores, como o desenvolvimento de pesquisas bilaterais. Até o momento existe um acordo específico, assinado entre a Faculdade de Economia de Torino, o Instituto de Economia e a Escola Politécnica da universidade”. Gabriella enfatizou, ainda, que o Instituto de Economia da UFRJ enviará, este ano, dois estudantes brasileiros para a Faculdade de Economia de Torino, e ao mesmo tempo, receberá dois estudantes italianos.

Devido ao fato de as parcerias serem com universidades oriundas de países que alegam não ter condições orçamentárias para financiar os estudantes vindos da Itália, paira um paradoxo financeiro sobre a relação. Prova disso são os benefícios oferecidos aos estudantes estrangeiros que chegam à Itália: bolsa de € 800, o que equivaleria a R$ 2.160,00, e mais moradia, transporte, alimentação, curso de língua italiana e todas as outras necessidades básicas; enquanto que, aos italianos que vão estudar em outros países, recebem apenas hospedagem, ficando o resto dos custos por conta da Universidade Italiana.

O reitor da Universidade de Torino explica este investimento, que em princípio parece deficitário, da seguinte forma: “investimos nesse tipo de intercâmbio porque a proporção de italianos formados que buscam uma especialização em outros países, como a Inglaterra e EUA, é muito maior do que a de estrangeiros que buscam se especializar na Itália. São aproximadamente vinte mil italianos formados que vão para o exterior contra quatro mil estrangeiros que procuram nosso país com a mesma finalidade” . Ezio também ressalta a questão social presente no projeto: “Fator social é uns dos objetivos do WWS, pois por meio dele disponibilizamos melhores condições de estudo para os pesquisadores e estreitamos o contato e a troca de informações com outros cientistas.

Este projeto é dedicado à cientistas e pesquisadores da UFRJ ou de qualquer outra universidade ligada ao convênio, que estejam interessados em fazer uma pesquisa de mestrado, doutorado ou especialização. O contato com a Universidade de Torino deve ser feito no SCRI, que fornecerá as orientações necessárias.

Mais informações poderão ser encontradas nos sites http://www.scri.ufrj.br/ e www.unito.it.