Resenha

As Meninas da Daspu

 

capa do livro

Será lançado, dia 6 de junho, às 19h, o livro As Meninas da Daspu, da professora Anna Marina Barbará, do Departamento de Ciência Política da UFRJ, com co-autoria de nove prostitutas da ONG Davida, Prostituição, Direitos Civis, Saúde. As nove participaram da criação da grife Daspu e têm suas histórias de vida reconstruídas no livro.

Em As meninas da Daspu, as nove prostitutas que alavancaram a grife falam da infância, do trabalho, dos clientes, dos filhos, dos amores, das dificuldades, da solidão e da amizade. São 9 depoimentos, colhidos pela pesquisadora Anna Marina Barbará, que mostram que, por trás da mulher seminua na esquina de Copacabana, no inferninho da Praça Mauá ou na vastidão da Central do Brasil, existem pessoas com sonhos como qualquer “mulher direita”.

Mas não se trata de um livro de depoimentos de mulheres estigmatizadas, afinal o estigma só fixa uma identidade até quando não se descobre que esta é multifacetada e manipulável. Suas trajetórias retratam mulheres que são donas de si e vão para qualquer lugar, quando querem. Que se tornam ativistas encontrando pares, compartilhando experiências, conhecendo seus direitos para poder reivindicá-los e fazendo amigos. Que se tornam sujeitos de sua história e da história de luta contra a Aids. Que denunciam violências, presentes nas imagens de quem agride, nas defesas de quem apanha e que só podem resultar em maus tratos que vão muito além das agressões físicas. Seqüestram a dignidade da pessoa. As histórias de vida contidas neste livro fortalecem as prostitutas (não só as entrevistadas) e trazem uma enorme contribuição para as ONG que, cada vez mais, têm sido levadas a pensar em números.

O lançamento acontecerá na livraria Saraiva, no 3º piso do Shopping Rio Sul, localizado na rua Lauro Müller, 116, Botafogo. Para mais informações: 2543- 7002.

Autora: Anna Marina Barbará

Editora Novas Idéias

Ano: 2007

Preço: R$ 39,90