Fique de Olho

Museu Nacional: 189 anos de Memória, Cultura e Ciência

foto

O Museu Nacional (MN/UFRJ) comemora 189 anos oferecendo uma diversificada programação gratuita, aberta ao público em geral, constituída de palestras, mostras, oficinas, exibição de filmes e visitas guiadas, nos dias 15, 16 e 17 de junho das 10h às 16h. Confira a lista completa dos eventos em http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=3690.

 


Exposição “Entre a Luz e o Pigmento”

foto

Será inaugurada na próxima segunda-feira, 11 de junho, e permanecerá até o dia 15, na Galeria EBA 7, a primeira exposição individual de Marco Fernandes, pintor por formação e fotógrafo por profissão. Com o título Entre a Luz e o Pigmento a mostra exibe sete dípticos fotográficos explorando a diversidade cromática da Feira do Rio Antigo, evento que ocorre no primeiro sábado do mês, na rua do Lavradio, Centro do Rio.

As imagens tratam da relação ora contrastante, ora análoga dos objetos que se encontram expostos ao longo da feira, explorando transparências, reflexos, texturas e simbolismos. As imagens transitam entre a figuração com recortes tipicamente fotográficos e composições que se aproximam da pintura abstracionista.

Marco Fernandes é bacharelando em pintura, iniciou-se na fotografia como assistente e atualmente é fotógrafo do Jornal da UFRJ, participando de diversas publicações da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ.

A Galeria EBA 7 fica localizada no prédio da Reitoria, 7° andar, Campus do Fundão.


I Semana de Meio Ambiente

foto

A Decania do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CT/UFRJ realiza, até o dia 6 de junho, I Semana de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia: ciência, tecnologia e meio ambiente — os desafios do presente.Além das palestras, os participantes do evento poderão conhecer a Feira de Projetos Ambientais no hall do Bloco A e oficinas de horta em pet, arranjos florais, reprodução de mudas e cestaria em jornal com a confecção de porta-lápis e porta-jóias no espaço do antigo restaurante do CT (térreo do Bloco A). Mais informações, inscrições e o ponto de encontro para o Circuito Ambiental na barraca da organização no hall de entrada do Bloco A ou no site www.ct.ufrj.br.


Exposição Fotográfica no IFCS

foto

O Seminário Aisthe da Linha de Estética do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRJ convida para a exposição fotográfica Postes Humanos, de Michele Gloria, que permanecerá em exibição no pátio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), até 6 de julho. A exposição é "Uma crítica ao poderio econômico e ao marketing nas eleições. Um ato em prol da liberdade de expressão e da reforma política". O IFCS está localizado no Largo São Francisco de Paula, nº 01 - Centro do Rio de Janeiro. Para outras informações: 2224-6379.

 


III Encontro de Literaturas Africanas

foto

A Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, tendo o apoio de outras instituições envolvidas nos estudos africanos, realiza o III Encontro de Literaturas Africanas – Pensando África: crítica, pesquisa e ensino — que acontecerá, nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro de 2007, na UFRJ (Rio de Janeiro).

Em continuidade aos objetivos dos encontros anteriores, o III encontro visa ao aprofundamento de discussões relativas aos estudos sobre as Literaturas Africanas, bem como sobre outras disciplinas afins, envolvendo as Ciências Sociais, as Artes e demais áreas humanas voltadas para as culturas africanas e afro-brasileiras.

O encontro pretende divulgar escritores africanos de língua portuguesa e suas obras, bem como a crítica literária produzida por estudiosos dessas literaturas. Nesse sentido, foram convidados diversos escritores, assim como pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros que se vêm dedicando aos referidos estudos. Outro objetivo do evento é a criação de uma Associação Brasileira de Estudos Africanos. Mais informações: http://www.letras.ufrj.br/pensandoafrica/.


2ª Semana de Petróleo e Gás

foto

De 11 a 15 de junho integrantes do curso de Engenharia de Petróleo e pelo Capítulo de Estudantes da SPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam a 2ª Semana de Petróleo e Gás. O evento, que foi um sucesso em 2006, volta com o objetivo de continuar abrindo espaço para o intercâmbio cultural e científico entre o meio acadêmico e a indústria.

Importantes empresas apóiam a semana oferecendo mini-cursos e patrocínio. Além de aproximar a UFRJ e as empresas, este ano estamos tendo também uma maior integração entre as próprias universidades, com a presença dos Cursos de Engenharia de Petróleo da UFF e PUC-Rio.

As inscrições ocorrerão na UFRJ até dia 6 de junho, no Bloco D, Centro de Tecnologia, Ilha do Fundão. Mais informações: divulgacao@petroleo.ufrj.br, (21) 2562-7284 ou http://www.petroleo.ufrj.br/spetro/.

 

 


Programação do Centro Cultural Horácio Macedo

foto

Música no Auditório Roxinho

O Casuarina é um dos principais grupos da nova cena carioca de samba e choro fará apresentação no próximo dia 13, às 14h30. Composto por Daniel Montes (violão 7 cordas), Gabriel Azevedo(pandeiro e voz), João Cavalcanti (tan tan e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire(cavaquinho e vocais), o grupo faz parte de uma geração cujo alvo é pesquisar e ouvir sambas que um dia construíram a identidade musical brasileira, mas que há muito tempo estavam desprestigiados

No dia 26 às 12h30 é a vez de Janaína Reis. A cantora apresenta o show do disco Choro Novo na Senzala, que foi produzido por Luiz Carlos Torquato Reis e conta com as participações especiais de Arlindo Cruz, Fafá de Belém, Rildo Hora e Sombrinha.

 

Cinema ao meio-dia, no Salão Nobre/Decania

Dia: 6 - O ano em que meus pais saíram de férias

Dia: 11 - Se eu fosse você

Dia: 13 - O pagador de promessas

Dia: 15 - 2 filhos de Francisco

Dia: 19 - O maior amor do mundo

Dia: 28 - Cinema, aspirinas e urubu

Prata da Casa

O grupo Camugerê faz apresentações de música com clássicos do samba e choro, no dia 28, às 12h30, no Auditório Roxinho, localizado no prédio do CCMN.


Arraiá da UFRJ 2007

foto

O Forum de Ciência e Cultura, a Escola de Educação Física e Desportos e a Comunidade da UFRJ realizam o Arraiá da UFRJ 2007, que acontecerá em 15 e 16 de junho, no Campo de Futebol do Campus da Praia Vermelha, localizado na av.Venceslau Brás, 71, ou rua Lauro Müller, s/n°. Durante a festa haverá apresentação de quadrilhas, bandas de forró, comidas e bebidas típicas. A entrada é gratuita e o traje é a caráter.

 

 


“UFRJ em Vídeo” exibe edição especial de aniversário da FF

foto

Com 165 anos de existência, a Faculdade de Farmácia (FF/UFRJ) completou 60 anos de autonomia administrativa em relação à Faculdade de Medicina no mês de abril, quando foi realizado um evento comemorativo e o I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Confira nesta edição especial de aniversário da FF entrevistas com Levy Gomes Ferreira, Carlos Rangel, Zaida Maria Faria de Freitas, Mirian Leite Moura.

Acesse o link www.webtv.ufrj.br e veja esta e as outras edições da “UFRJ em Vídeo”.