Olho no Olho

As universidades públicas ainda são as melhores

Kadu Cayres

imagem olho no olho

Nesta edição, o Olho no Olho apresenta um formato diferente. Acostumada a sempre contrapor a posição de duas pessoas sobre um determinado assunto, desta vez, a editoria optou por contrastar a opinião do pró-reitor de Graduação da universidade, professor José Roberto Meyer, com o levantamento realizado pela equipe do jornal O Globo sobre as instituições de ensino superior.

Nesse estudo, o jornal desenvolveu um ranking das melhores universidades nos três últimos Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), e comprovou que nenhuma instituição pública de ensino superior do Rio de Janeiro ficou entre as dez melhores.

Verifique abaixo o que foi divulgado pelo jornal e o que o pró-reitor de Graduação tem a dizer.

 

 

 

O Globo

"Nenhuma universidade pública do Rio de Janeiro está entre as dez instituições do país com melhor resultado nas três edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) — teste do Ministério da Educação que substituiu o antigo Provão” – site Globo on-line.

“Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lidera o ranking: de seus 40 cursos avaliados, 32 tiraram nota máxima, o que equivale a um aproveitamento de 80%. A instituição fluminense em melhor situação é a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ), que ficou em 8º lugar, com 40% (8 de seus 20 cursos avaliados receberam o melhor conceito), seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 12º, com 38,09% de aproveitamento (16 notas máximas entre 42 cursos)” – Jornal O Globo.

José Roberto Meyer
pró-reitor de Graduação

“Discordo desse ranking que deixou a UFRJ em 12º lugar. Se os conceitos 4, e não apenas a nota máxima, 5, fossem levados em conta, a posição da universidade seria outra. Teríamos outro resultado.

O que a reportagem no jornal O Globo quis mostrar, é que as instituições de ensino superior públicas não são boas, e isso é uma grande inverdade. Se conferirmos a lista, vamos perceber que das 30 primeiras universidades no ranking, 29 são públicas. Isso só comprova que apesar da restrição orçamentária, o sistema público, tanto estadual quanto o federal, é aquele que apresenta o melhor ensino superior no país, é o que forma os melhores quadros da sociedade.

Gostaria que fosse feita uma avaliação parecida com a que é realizada na pós-graduação. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) considera, também, conceitos de 3 a 7 na hora de avaliar. Ela não se limita a listar somente as instituições que alcançaram o conceito máximo — essas são consideradas as de excelência.

Como última opinião, ressalto que a nossa universidade (UFRJ) não foi reprovada em nenhum de seus cursos"