Cursos e Palestras

Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ

Imagem 1

A Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ é uma iniciativa que conta com a participação integrada de seis unidades universitárias: Instituto de Química, Instituto de Física, Instituto de Macromoléculas e Escola de Química, COPPE e Instituto de Biofísica.

O objetivo é oferecer aos estudantes de diversas formações uma visão abrangente da área de Nanociência e Nanotecnologia, destacando seu caráter multi- e interdisciplinar. Para tanto, a escola conta com a experiência de diversos grupos de pesquisa que vêm atuando em N&N. Esta união de esforços representa uma iniciativa pioneira, que visa atender às exigências de recursos humanos de alto nível de formação.

A Escola de N&N da UFRJ é dirigida a alunos de pós-graduação ou em fase final do curso de graduação da área tecnológica, ciências básicas ou ciências da saúde. Também serão admitidas inscrições de um número limitado de profissionais ligados a empresas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de junho. Mais informações e inscrições: http://www.metalmat.ufrj.br/escolanano/.


Seminário de Estudos Clássicos

Imagem 1

O professor Ignácio de Bulhões, da Universidade Federal de São João del´Rey, ministrará a conferência “Tò díkaion: Epicuro sobre o justo”, no dia 31 de maio, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), a convite do Programa de Estudos em Filosofia Antiga Pragma da UFRJ.

O evento será realizado às 14h, na sala 307, do IFCS, localizado no Largo São Francisco de Paula, nº1 – Centro do Rio de Janeiro. Mais informações: 2252-8033 - Ramal 308.


Faculdade de Fonoaudiologia realiza seminários

Imagem 1

O curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ realizará, no dia 1º de junho, o evento “III Atualidades” em Fonoaudiologia. "Cirurgias de face e uma abordagem da Fonoaudiologia Estética", "Zumbido", "Sotaques ou Oralidade? A diversidade dos falares do Brasil", "Estratégias de remediação", "Treinamento auditivo e os avanços tecnológicos", "Memória e atividades diárias em pacientes com lesões cerebrais: o que fazer?", "Bilingüismo: ambulatório de Surdez da UFRJ" e "Idosos: uma visão multidisciplinar" são os temas das conferências que acontecerão durante o evento.

O evento acontecerá no Auditório Halley Pacheco, 8º andar do HUCFF, das 8h às 17h. O valor da inscrição para estudantes é R$20,00 e para profissionais R$30,00. O depósito bancário deve ser efetuado no Banco Real, agência 0896, conta poupança 196355774, em nome de Cristiane Cardoso. Após o depósito, o inscrito deve enviar o número do comprovante do mesmo e dados cadastrais pelo e-mail atualidadesemfonoaudiologia@yahoo.com.br.

Mais informações: 9827-7901 (Alexandra) ou 9469-6979 (Mariana).


Palestra "Estado Policial e Direitos Humanos"

Imagem 1

A Faculdade de Direito/UFRJ e o IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) realizam, no dia 14 de junho, a palestra "Estado Policial e Direitos Humanos", no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ, localizada na rua Moncorvo Filho, 8 - 1º andar - Rio de Janeiro/RJ.

Horário: 10h30 às 12h30 (Geraldo Prado e Nelio Machado) e 18h30 às 20h30 (Cezar Augusto Rodrigues Costa e Renato Campos Pinto de Vitto)

Palestrantes: Geraldo Luiz Mascarenhas Prado (Desembargador do TJ/RJ); Nelio Roberto Seidl Machado (Advogado Criminal/RJ); Cezar Augusto Rodrigues Costa (Juiz de Direito/RJ); Renato Campos Pinto de Vitto (1º Subdefensor Público-Geral/SP)


Os desafios da juventude no mundo atual

Imagem 1

Nos últimos anos, a questão da juventude veio para a cena pública, especialmente no Brasil, porque os jovens se tornaram um segmento bastante vulnerável às mudanças culturais, políticas, religiosas e econômicas que acontecem no mundo. A relevância do trabalho com este segmento da sociedade levou o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), do Instituto de Psicologia da UFRJ, a organizar e promover o curso de extensão Os Desafios da Juventude no Mundo Atual.

O curso terá início em agosto, mas as inscrições já estão abertas. Qualquer informação poderá ser obtida no NIPIAC, que fica no Instituto de Psicologia da UFRJ, através do e-mail (nipiac@psicologia.ufrj.br) ou pelo telefone 0XX(21) 2295-3208.