Cursos e Palestras

Professor da Universidade de Bath ministrará palestra na FL

Imagem 1

O Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada da UFRJ promove no auditório E-3 da Faculdade de Letras da UFRJ (Cidade Universitária - Ilha do Fundão), no dia 23 de maio, de 11h30 às 12h30, a palestra gratuita e aberta ao público "Strengths and Limitations of Activity Theory in Educational Research".

O evento será ministrado pelo professor Harry Daniels (Universidade de Bath, Inglaterra), diretor do Centre for Sociocultural and Activity Theory Research, autor do livro Vygotsky e a Pedagogia e organizador do livro Introdução à Vygotsky (ambos traduzidos e publicados no Brasil).


Fapex e Ministério da Cultura realizam seminário na ECO

Imagem 1

De 28 de maio a 1º de junho, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex) e o Ministério da Cultura realizam o seminário “A Constituição do Comum: cultura e conflitos no capitalismo contemporâneo”. O encontro reunirá cientistas políticos brasileiros e estrangeiros para discutir temas variados como: produção cultural, urbanismo, trabalho, racismo, comunicação, estética, periferias e TV digital.

As mesas-redondas ocorrerão no Auditório do CFCH da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Campus da Praia Vermelha. Participarão do seminário 25 intelectuais brasileiros e estrangeiros.

Dentre os palestrantes, merecem destaque o filósofo Maurizio Lazzarato (Universidade de Paris I), que lançou recentemente o livro As revoluções do capitalismo (Editora Record/Civilização Brasileira), inaugurando a coleção A política no Império, coordenada por Giuseppe Cocco; o economista francês Antoine Rebiscoul, fundador e diretor geral da The Goodwill Company, empresa do grupo Saatchi & Saatchi, o escritor Yann Moulier Boutang, autor do livro Da escravidão ao trabalho assalariado; o economista Andrea Fumagalli, professor de economia da Universidade de Pavia (Italia), participante da rede Universidade Nômade e pesquisador das problemáticas do trabalho precário e da renda universal; o filósofo brasileiro, Peter Pál Pelbart, e a pesquisadora de cinema e audiovisual, Ivana Bentes, que finaliza sua pesquisa sobre as "periferias globais".

O seminário teve início em 21 de maio em Vitória e após sua passagem pelo Rio de Janeiro, será realizado em Salvador (julho) e, em seguida, em Belém (agosto).

Na abertura da seção carioca, dia 28, será lançado o oitavo número da Revista Global/Brasil. A publicação, trimestral, faz parte de uma rede de ativismo transnacional que conecta ativistas, artistas, professores, intelectuais, empresários, trabalhadores, estudantes, e está sintonizada com os movimentos globais e com as redes locais de ativismo. Clique aqui para ver a programação do evento e o perfil dos palestrantes.

Para efetuar inscrições acesse:

http://www.eco.ufrj.br/portal/news/noticias/2007/mai/noticia358_inscr.htm. Ou entre em contato pelo e-mail: aconstituicaodocomum@eco.ufrj.br. Mais informações: (21) 3873 5067 e (21) 2295 9449. A entrada é franca.


Os desafios da juventude no mundo atual

Imagem 1

Nos últimos anos, a questão da juventude veio para a cena pública, especialmente no Brasil, porque os jovens se tornaram um segmento bastante vulnerável às mudanças culturais, políticas, religiosas e econômicas que acontecem no mundo. A relevância do trabalho com este segmento da sociedade levou o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), do Instituto de Psicologia da UFRJ, a organizar e promover o curso de extensão Os Desafios da Juventude no Mundo Atual.

O curso terá início em agosto, mas as inscrições já estão abertas. Qualquer informação poderá ser obtida no NIPIAC, que fica no Instituto de Psicologia da UFRJ, através do e-mail (nipiac@psicologia.ufrj.br) ou pelo telefone 0XX(21) 2295-3208.


Papo de Campus - grandes nomes do cenário esportivo na UFRJ

 

Imagem 1

O Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, em parceria com o Projeto Copa Campus — torneio de futebol society entre cursos da universidade — realizará o ciclo de palestras e debates Papo de Campus, que tem como temas principais o futebol carioca e os Jogos Pan- americanos do Rio. Voltado a entusiastas, estudantes e profissionais ligados à comunicação e ao esporte, o Papo de Campus passará uma visão ampla e diversificada sobre o panorama esportivo atual.

O locutor da Rádio Globo, Evaldo José será o palestrante da primeira mesa: “A comunicação e o esporte – as novas tendências da comunicação na vida esportiva nacional”.

O evento será realizado, das 9h às 12h, do dia 28 de Maio, no auditório Pedro Calmon, do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Campus da Praia Vermelha.