Fique de Olho

III Fórum de Linguagem na Praia Vermelha

foto

No dia 25 de maio acontece o III Fórum de Linguagem, com o tema Clínicas da Linguagem. O evento é uma iniciativa do Curso de Fonoaudiologia da UFRJ e do Fórum de Ciência e Cultura, e visa discutir a linguagem nas suas interfaces com outras áreas do saber. Neste ano, a discussão central é sobre os parâmetros da atuação clínica, o cuidado e a formação dos profissionais da saúde.

O evento será no Salão Pedro Calmon, na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis do campus da Praia Vermelha. A entrada é franca e as inscrições devem ser feitas pelo site www.forumdelinguagem.com.br.

Para ver a programação completa clique aqui.


Semana de Meio Ambiente no Centro de Tecnologia

foto

Termina em 25 de maio o prazo de inscrições de trabalhos para a I Semana de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia: ciência, tecnologia e meio ambiente – os desafios do presente, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de junho, em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente.

Promovido pela Decania do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CT/UFRJ), o evento presenteia a comunidade acadêmica e toda a sociedade com discussões de temas como energia, recursos hídricos, aquecimento global, lixo, reciclagem, desenvolvimento sustentável. O objetivo é incitar reflexões sobre o papel da ciência e tecnologia como atuantes nas questões ambientais.

Além das mesas de discussão, cujos debates girarão em torno do tema central “Questões Ambientais no Estado do Rio de Janeiro”, e da feira de projetos ambientais e de produtos orgânicos (na qual serão expostos os trabalhos selecionados), a Semana ainda oferece apresentação de filmes temáticos, exposição de cooperativas de reciclagem, oficinas e circuito ambiental por áreas como Baía da Guanabara, laboratórios do CT e projetos ambientais da Prefeitura da Cidade Universitária.

O Centro de Tecnologia aproveita a data para lançar o Programa Recicla CT de Gerenciamento de Resíduos, e para inaugurar os coletores seletivos nos Blocos B, E e H de suas dependências.

A participação na Feira de Projetos (restrita à comunidade do CT) e nos circuitos ambientais (restrita à comunidade da UFRJ) exige inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do preenchimento da ficha encontrada no folder de divulgação da Semana, a ser entregue na Decania do CT (Bloco A, segundo andar, sala 8). Para mais informações, ligue para 2562-7008 / 7280 / 7289 ou acesse o site www.ct.ufrj.br.


1° UFRJ Surf

foto

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para o 1° UFRJ Surf. A primeira etapa acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, na Praia da Reserva, no Rio de Janeiro. São apenas 20 vagas por categoria (PROA e PROB), com baterias de 30 minutos e mínimo de duas baterias, com julgamento qualitativo. Para efetuar a inscrição, que custa R$ 25 reais, o candidato deve entrar em contato com os representantes do Centro Acadêmico de Engenharia da UFRJ, que fica localizado prédio do CT, Bloco C, ou dirigir-se a Livraria do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. Mais informações pelos telefones 9968-8613 (Thiago) e 9452-3952 (Guilherme).


Programação do Forum

foto

Encontros Científicos da Copea

Dia 17, às 17h30min, Salão Pedro Calmon

Conferência: Papel dos aerossóis na regulação climática

Conferencista: Paulo Artaxo (USP)


Curtas no Sujinho

foto

Dia 16, às 19h, Bar “Sujinho”, Praia Vermelha

A sessão contará com filmes da produtora de alunos da Eco Miopia Filmes: Ainda não, de Cecília Bandeira e Daniel Bardusco; Cineboquete, de Cecília Bandeira, Diogo Gardoni e Tatiana Gouveia; Bia e o Balanço, de Daniela Ramalho e Tatiana Gouveia; Entrespaços, também de Daniela Ramalho e Tatiana Gouveia; e Cinelândia, de Arthur Frazão.

A exibição é ao ar livre, gratuita, na área do Bar do Manoel (o “Sujinho”).

 

 

 

 

 


Forum Poesia

foto

Dia 16 de maio, às 19h, Salão Dourado

Homenagem aos 110 anos da Academia Brasileira de Letras

Por Lauro Góes

Dia 23 de maio, às 19h, Salão Dourado

Homenagem aos a Vinicius de Moraes

Por Maria Pompeu

Projeto Música no Forum

Dia 21, às 19h, Salão Dourado

Tributo à Música Brasileira – Duo de violoncelo e piano

Obras de Villani-Côrtes, Villa-Lobos e Nepomuceno

Projeto Forum em Cena

Dia 17, às 20h, Salão Dourado

Confraria das portas amarelas, de Felipe Barenco

Confraria: Cia. de Teatro

Direção: Fernanda Areias

Classificação: 14 anos

O Forum de Ciência e Cultura da UFRJ fica na avenida Pasteur, 250, 2° andar, Campus da Praia Vermelha, Urca.


Programação do Centro Cultural Professor Horácio Macedo

foto

V Mini-simpósio em Proteômica

Dia 18, de 8h30min às 11h, Salão Nobre/Decania do CCMN

"De volta para o Futuro"

A Escola vai à Universidade

Dia 21, de 9 h às 17 h, Salão Nobre/Decania do CCMN

Encontro Geografia

Cinema ao meio-dia

Dia 18, Oriundi, Salão Nobre/Decania do CCMN

Dança

Dia 17, às 12h30min, Auditório Roxinho

"Jogo Coreográfico - a performance", uma proposta interativa e divertida sob estrutura e forma de jogo onde público e intérpretes se juntam com a finalidade de construir danças.

O Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza fica na Av. Athos da Silveira Ramos, 274. Campus do Fundão.


Filme no NCE

foto

O Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ) promove, semanalmente, exibição de diversos filmes. No dia 17 de maio, próxima quinta-feira, será exibido Diamante de Sangue, filme de Edward Zwick. Elenco: Leonardo DiCaprio, Jennifer Connely, Djimon Hounsou, EUA, 2006. O NCE fica no Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Bloco C, Campus do Fundão. A entrada é franca.


Quinzena da Gravura

foto

De 14 a 25 de maio acontece a Feira de Gravura dos estudantes da Escola de Belas Artes. As gravuras ficam expostas de 8h às 17h, no hall de entrada do prédio da Reitoria da UFRJ, Campus do Fundão. Os participantes também poderam assistir palestras e workshops.