Cursos e Palestras

UFRJ discute conhecimento e pesquisa em Ciência Política

Imagem 1

Dando continuidade ao Ciclo de Palestras sobre Conhecimento e Pesquisa em Ciência Política, o Programa de Pos-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ divulga a programação do mês de maio:

Globalização, Estado e governabilidade

Profª Eli Diniz

Linha de Pesquisa: Constituição, gestão pública e poder do Estado

Dia 10 de maio - quinta-feira - das 10h30min às 12h;

 

Internacionalização, fluxos e parâmetros democráticos

Profª Sabrina Evangelista Medeiros

Linha de Pesquisa: Relações Internacionais

Dia 17 de maio - quinta-feira - das 10h30min às 12h;

 

Políticas de comunicação e novas tecnologias no Brasil

Profª ELizabeth Rondelli

Linha de Pesquisa: Políticas de informação e comunicação

Dia 22 de maio - TERÇA-FEIRA - das 14h às 15h30min;

 

A integração européia e a comunidade internacional

Prof. Franklin Trein

Linha de Pesquisa: Relações Internacionais

Dia 24 de maio - quinta-feira - das 10h30min às 12h;\

As palestras são abertas ao público e acontecem na sala Celso Lemos do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. O IFCS está localizado no Largo São Francisco de Paula, nº1 - Centro do Rio de Janeiro. Outras informações: 2221- 0034 ramal 400.


Documentário e Arte Contemporânea

Imagem 1

O Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-RJ, realizam o seminário “Documentário e Arte Contemporânea”, nos dias 26 e 27 de abril. Organizado pelas professoras Consuelo Lins (UFRJ) e Andréa França (PUC), o evento reúne artistas e críticos para discutir os cruzamentos cada vez mais constantes entre o documentário e a arte contemporânea.

Não são poucos os exemplos dessa união, que despontou com mais força a partir de meados dos anos 90. As obras renovam-se a partir das misturas de estratégias extraídas da arte contemporânea e do documentário, o que propicia outras maneiras de se relacionar com imagens em movimento, redefinindo temporalidade, espaço, narrativa e impondo modificações à interação com o espectador.

Na Escola de Comunicação da UFRJ, o evento acontece na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, no Auditório da Central de Produção Multimídia (CPM), às 9h30. Mediado pela professora Andréa França (PUC-RJ), o tema abordado será “A presença do documentário na produção audiovisual contemporânea: televisão, cinema, vídeo, internet, mídias móveis”.

O primeiro dia do evento, 26 de abril, será realizado na PUC-RJ, no RDC. “Arte Contemporânea e práticas expandidas do documentário” e “Dispositivos documentais, dispositivos artísticos: diálogos, confrontos” são os temas do debate, realizado às 9h30 e 14h30, respectivamente

 


A Pós-modernidade, a indiferença e a barbárie

Imagem 1

Nos dias 8 e 9 de maio acontecerá, no auditório G-2 da Faculdade de Letras, o evento “A pós-modernidade,a indiferença e a barbarie”. Duas mesas-redondas serão montadas, uma em cada dia.

Mesa-redonda do dia 8: Joel Birman (UFRJ), Mássimo Di Felice (USP) e Ronaldo Lima Lins (UFRJ).

Mesa-redonda do dia 9: Andréa Lombardi (UFRJ), Juarez Tavarez (Uerj) e Rosana Bines (PUC-RJ)