Fique de Olho

VI Mostra de Teatro da UFRJ

foto

A Escola de Comunicação (ECO) promove apresentação, em diferentes datas, de dez espetáculos criados por alunos da universidade. De terça a quinta, às 20h, na Sala Oduvaldo Vianna Filho, que fica localizada na avenida Pasteur, 250, Campus da Praia Vermelha. A entrada é gratuita e as senhas serão distribuídas uma hora antes de cada espetáculo.

Veja, a seguir, o calendário das próximas apresentações:

1, 2 e 3 de dezembro, às 20h

La Chunga, de Mario Vargas Llosa

Fantasia e realidade se misturam no barzinho da Chunga. Nesse ambiente árido, machismo, tabus, violência e sensualidade são elementos comuns.

Direção Rodrigo Garcia

Orientação Fábio Ferreira

5, 6 e 7 de dezembro, às 20h

Santidade, de José Vicente

Peça interditada pela censura, destacava as forças renovadoras que atuavam em nosso mundo à época da contracultura. Quarenta anos depois, essas forças são reclamadas com ainda maior urgência: as forças do presente atravessadas pelas forças do passado.

Direção Thiago Arrais

Orientação Adriana Maia

8, 9 e 10 de dezembro, às 20h

A Menina de Lá, de João Guimarães Rosa

A Menina de Lá faz parte do livro Primeiras Histórias, de João Guimarães Rosa.

Ambientado no sertão mineiro, o conto focaliza o lado mágico e transcendental da vida.

Direção Gisele Alves

Orientação José Henrique B. Moreira

12, 13 e 14 de dezembro, às 20h

Os Sapatinhos Vermelhos, de Caio Fernando Abreu

A camada mais externa do homem é, hoje, quase o único acesso possível. Distanciado por intermédios tecnológicos, a essência dá lugar à aparência. As relações são efêmeras, o sentimento é blasé e o instintivo se deturpa.

Direção Tales Frey

Orientação Adriana Maia

15, 16 e 17 de dezembro, às 20h

Crônica de uma Morte Anunciada, de Gabriel García Márquez

É o último dia de vida de Santiago Nasar: sujeito assassinado pelos irmãos de Ângela, a jovem de quem ele, supostamente, tirou a virgindade.

Direção Paula Valente

Orientação Fábio Ferreira


II Jornada Estadual de Medicina de Família e Comunidade

foto

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho irá sediar, nos dias 4 e 5 de dezembro, a II Jornada Estadual de Medicina de Família e Comunidade e o II Encontro de Medicina e Família da UFRJ. O objetivo dos eventos é promover o debate e a troca de experiências da comunidade acadêmica a respeito de seu compromisso com a formação profissional e produção de conhecimento voltados para as demandas sociais.

As atividades acontecerão no Auditório Halley Pacheco (8º andar do Hospital), de 8h30min às 16h. As inscrições serão feitas gratuitamente, no local. Outras informações pelo telefone 2264-5117. A programação completa pode ser encontrada no site do HUCFF no item informes do HU, acesse o site aqui. Mais informações pelo telefone 2562.6027.


Cultura além do digital

foto

Os rumos da arte nos meios digitais, software livre, criação e distribuição na web, passado e futuro das mídias são temas do seminário “Cultura além do digital”, que reunirá artistas, produtores e acadêmicos entre os dias 4 e 14 de dezembro, no Rio e em Recife. O evento tem patrocínio da Petrobras e é uma parceria do PACC/UFRJ e do Tangolomango.

O seminário, que vai ser transmitido em videoconferência para 40 instituições de ensino de todo o país, será realizado no Centro de Cultura e Comunicação do Senac. Para a abertura, a professora Heloisa Buarque de Holanda estará presente, além de Seth Schoen da Electronic Frontier Foundation, organização americana ligada aos direitos do consumidor voltada para as questões digitais. Mais informações no site www.tangolomango.com.br ou pelo telefone 2509-1235.

 


4º ECO Mostra

foto

A ECO Mostra entra em sua quarta edição fiel ao seu propósito de promover a exposição dos trabalhos finais de curso dos alunos de Comunicação Social. O evento pode ser uma ótima oportunidade para o mercado de trabalho conhecer jovens talentos de todas as áreas de comunicação social.

Na 4º ECO Mostra serão apresentados trabalhos audiovisuais, monografias, programas de rádio, exposições fotográficas e livros criados pelas diversas turmas de Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade & Propaganda e Rádio & TV.

As apresentações serão nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, das 9h às 21h, nas salas 108, 111 e 113 da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), localizada na avenida Pasteur, nº 250, Campus Praia Vermelha. Mais informações pelo telefone 3873-5066 e 2295-5896 ou pelo site www.eco.ufrj.br/ecomostra.


Oficina Mensal de Planejamento Urbano e Regional

foto

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) promove, dia 4 de dezembro, às 9h30min, no prédio da Reitoria, sala 522 B/D, a Oficina Mensal de Planejamento Urbano e Regional, sob o tema “Caminhos da resistência: lugares, vozes e atos”. Os expositores serão As mães de Acari, Marcia Pereira Leite (professora de Ciências Sociais/UFRJ) e Fabio Alves Araújo (mestrando do IFCS/UFRJ). A mediadora será a professora Ana Clara Torres Ribeiro (IPPUR/UFRJ).