Fique de Olho

VII Encontro de Ciência Empírica da Literatura

foto

O Encontro de Ciência Empírica da Literatura (ECEL), com o tema Cognição & Linguagem: Estudos Empíricos, acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro, na Faculdade de Letras (FL/UFRJ), nos Auditórios E-1 e E-3. As inscrições podem ser feitas através do link http://br.geocities.com/ecel_redes/. A taxa de R$ 20 poderá ser paga no dia do evento.

O evento tem por objetivo divulgar pesquisas empíricas, promover a troca de experiências entre pesquisadores e estimular a formação de novos pesquisadores. O ECEL se caracteriza como um fórum aberto de discussão, estimulando o debate após cada apresentação.

Os professores convidados são: Heidrun Krieger Olinto (PUC-Rio – Brasil); Isil Bas (Bogazici University – Turquia); Lúcia Pacheco (PUC-Rio - Brasil); Willie van Peer (University of Munich – Alemanha).

Entre os assuntos abordados no evento destacam-se: Afeto e leitura literária; Leituras e leitores; Língua Inglesa como LE; Lingüística de Corpus; Literatura, linguagem e cognição; Práticas discursivas; Estudos empíricos interculturais; Uso de tecnologias da informação na pesquisa em Letras.

Será concedido certificado ao participante regularmente inscrito que freqüentar 50% das atividades. Mais informações http://br.geocities.com/ecel_redes/.


UFRJ mais diversa

foto

No dia 10 de novembro, próxima sexta-feira, a partir das 18h, na sede do DCE na Praia Vermelha, acontece o lançamento do Núcleo Parthenon, primeiro núcleo GLBT da UFRJ. Para quem não conhece, GLBT é a sigla para representar gays, lésbicas, bissexuais e trangêneros (travestis e transexuais). O evento vai contar com esquetes, oficinas, bate-papo e, claro, uma grande festa no final!

A idéia surgiu a partir do último Encontro Nacional Universitário sobre Diversidade Sexual (ENUDS) e conta com o apoio da Diretoria GLBT da UNE. O movimento tomou força a partir da Semana da Diversidade Sexual, realizada pela Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), em setembro. Entre os integrantes e fundadores do núcleo encontramos estudantes e funcionários, homossexuais, bissexuais e solidários, todos com uma grande idéia em comum: criar na UFRJ um espaço para a ação e a reflexão sobre a diversidade sexual, fora e dentro dos nossos muros. Um referencial para quem tem pesquisas e projetos envolvendo o tema, além de um lugar onde estudantes, funcionários e professores homossexuais possam se aglutinar para transformar uma realidade ainda bastante preconceituosa dentro do meio acadêmico.

O grupo Parthenon, dentre outros intuitos, pretende discutir as intensas transformações sociais, no que se refere à sexualidade, explicitando a evolução ou estagnação dos debates da multiplicidade identitária e sexual no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Horta em Pet: palestra e oficina

foto

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), o Núcleo de Saúde Coletiva da UFRJ (Nesc) e a Prefeitura Universitária da UFRJ promovem, no dia 9 de novembro, às 14h, no Auditório do ITCP, localizado na Coppe/UFRJ, palestra e oficina sobre Horta em Pet, sob coordenação de Maria Aparecida Inez M. Moraes. Para participar basta levar apenas 3 garrafas Pet.

 

 

 


II Exposição Casas Brasileiras do Século XX

foto

II Exposição Casas Brasileiras do Século XX: Documentos da Memória da Arquitetura através de Modelos Reduzidos que acontece entre os dias 07 e 17 de novembro de 2006 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, no Campus da Ilha do Fundão.

 

 

 


Programação do Forum de Ciência e Cultura

foto

Forum na Tela

Nos tempos da Atlântida Cinematográfica é o tema do projeto Forum na Tela deste mês, que exibirá, na próxima terça-feira, dia 14 de novembro, às 18h30min, o filme Nem Sansão nem Dalila (1954), Após a projeção do filme haverá debate com Carlos Loffler (ator e neto de Oscarito) e Anselmo Vasconselos (ator e diretor). Mediador: Professor Lauro Góes (ECO/UFRJ)

Projeto Música no Forum

O Octeto Nova Música, composto por Rebeca da Coll, Renata Vieira, Luiz Gustavo Torres e Ednaldo Borba (piano), apresentará, no dia 16 de novembro, às 19h, no Salão Dourado, obras de Bruno Matagão, Luciano Barbosa, Nicolai Brucher e Pablo Panaro.

Forum vai:

Ao Museu da Maré: O Museu da Maré, localizado na avenida Guilherme Maxwell, 26, avenida Brasil (esq. Escola Bahia) estará exibindo, de 13 a 14 de novembro, a partir das 10h, a exposição A Aventura do Olhar, coordenada por Bira Soares, fotógrafo do FCC/UFRJ.


Programação do Centro Cultural Horácio Macedo

foto

No mês de novembro, o Centro Cultural Horácio Macedo promoverá congressos como o II Simpósio de Ecologia Teórica, Discutindo Ecologia NeoTropical e a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural do CCMN. Haverá também exibição de filmes e performances musicais. Os eventos acontecem no Auditório Roxinho, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, no Campus do Fundão. A entrada é gratuita. Acesse toda a programação no site http://www.cchm.ufrj.br/index.asp.


Lançamento da revista Academia 7

foto

Dia 13 de novembro acontece o lançamento da revista Academia 7, parte de uma coletânea que começou em 1999, com objetivo reunir os melhores trabalhos acadêmicos dos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/UFRJ. Nela estão incluídos os trabalhos premiados em concursos, os dos alunos estrangeiros de intercâmbio e os trabalhos finais de graduação.

Além dos trabalhos curriculares, a revista conta com resenhas temáticas. Neste número o assunto abordado será o Campus da Praia Vermelha e a história da sua formação, por este motivo será lançada no Palácio Universitário.

Compondo a revista temos: a seção Retrospectiva, dedicada aos trabalhos de arquitetos que já foram alunos da FAU; a seção Nova Geração, com a participação de jovens arquitetos (máximo 10 anos de formado); e a seção de apresentação da Faculdade de Arquitetura com a palavra da direção.

A revista Academia 7 e Academia 8, que ainda será lançada, tiveram apoio da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB). A revista faz parte do Projeto Academia de pesquisa e ensino de Arquitetura e possui o site www.academia.fau.ufrj.br. Os coordenadores são: Professora Maria Angela Dias, Profa Vera Tângari e o arquiteto Celio Diniz.


I Semana de Saúde Coletiva da UFRJ

foto

Com o objetivo de contribuir para a difusão e aprimoramento das teorias e métodos da Saúde Coletiva para estudantes e profissionais de todas as áreas que se aproximam da saúde, será realizado, de 21 a 24 de novembro, a I Semana de Saúde Coletiva da UFRJ, no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus do fundão. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro pelo link www.nesc.ufrj.br.

 

 


Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele

foto

No dia 18 de novembro acontecerá a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ao todo, 23 estados estarão disponibilizando postos de atendimento para exame gratuito da pele. O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho também faz parte deste esforço nacional, no Ambulatório do 1º andar. Quem quiser fazer o exame deve comparecer entre 09h e 15h, trazendo o CEP da sua residência.

Outras informações pelo telefone 0800 707 7494.