Agenda

Indústria Verde é tema do V UFRJ Ambientável


Desde 2005, os estudantes do curso de graduação de Engenharia Ambiental da universidade promovem o UFRJ Ambientável, incorporando a atividade ao calendário acadêmico da Escola Politécnica da UFRJ. A quinta edição do evento traz como tema “Indústria Verde: Práticas Atuais e Desafios Rumo à Sustentabilidade”. O encontro acontece entre os dias 20 e  22 de outubro, das 8 às 17 horas, no Centro de Tecnologia (CT). 

A discussão de temas relacionados ao meio ambiente visa à troca de experiências e opiniões entre palestrantes e participantes, ampliando o diálogo e fortalecendo o conhecimento em torno da temática central. Este ano, haverá palestras sobre produção mais limpa (P+L), reaproveitamento de recursos, políticas públicas, relatórios de sustentabilidade, logística reversa e meio ambiente, entre outros temas. Haverá ainda mesas-redondas, exibição de filmes, apresentação de artigos, minicursos e visitas técnicas.

O UFRJ ambientável foca em iniciativas que aliam responsabilidade ambiental e social no processo produtivo das indústrias. Durante o encontro, serão divulgadas inovações tecnológicas, científicas e metodológicas que buscam formas alternativas de utilizar os recursos disponíveis no meio ambiente sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

A programação completa e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ufrjambientavel@poli.ufrj.br. O CT fica localizado na av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro .


III Semana de Polímeros


O Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA– UFRJ) realiza, entre os dias 20 e 22 de outubro, a 3ª Semana de Polímeros, cujo tema será “Polímeros na Indústria Têxtil”. As inscrições poderão ser feitas até o preenchimento das vagas, pelo e-mail: extensao@ima.ufrj.br. O interessado deverá informar nome completo, escola ou universidade onde estuda, nome do minicurso e palestra que deseja assistir. Serão dados certificados de participação para essas atividades.

O IMA fica na av. Horácio Macedo, 2030, Bloco J, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.


Seminário cultural na Casa Rui Barbosa


Nos próximos dias 15 e 16 de outubro, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), as secretarias de Cidadania Cultural e a de Políticas Culturais, juntamente com a Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ), realizarão o I Seminário “O Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura: novos objetos de estudos”.
 
O evento, que contará com a participação de professores de graduação e pós-graduação, associações acadêmicas e agências financiadoras, terá como objetivo fomentar a divulgação de trabalhos, obter financiamento para a área, além da formar uma rede de pesquisadores sobre o tema.

O seminário será realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa, das 9h às 19h. Outras informações pelo e-mail politica.cultural@rb.gov.br ou pelo telefone (21) 3289-4636.

Anteriores