Tome Nota

Hospital Universitário oferece aulas de ioga

Rachel Dimetre


Muito se fala sobre a importância da atividade física, mas ainda assim se leva uma vida sedentária por  alegada falta de tempo ou oportunidade, ou qualquer outra desculpa. Não mais. Desde março deste ano, a Coordenação de Direitos dos Pacientes e Institucionais de Humanização do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) oferece aulas gratuitas de ioga para a comunidade universitária.

Os encontros acontecem às segundas-feiras, das 11h ao meio-dia, na Sala de Humanização, no 9° andar do HUCFF. Qualquer pessoa pode participar, sem restrição de idade ou sexo. “Mas como todo exercício físico, é sempre bom consultar um médico antes”, aconselha Coaracy Nunes Neto, coordenador do projeto.

Segundo ele, os resultados têm sido bastante satisfatórios. “Os alunos veem os efeitos positivos da ioga e vêm mesmo toda semana”, afirma Coaracy, que conta com turmas de aproximadamente 15 alunos toda segunda-feira. E os benefícios incluem melhora na capacidade de concentração, alongamento e relaxamento. Há depoimento de alunos que deixaram o cigarro em virtude da atividade. O professor lembra ainda que “ioga não é religião. É uma técnica para atingir o equilíbrio físico e mental”.

Serviço:
Aulas de Ioga no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)
Segundas-feiras, das 11h às 12h
Sala de Humanização – 9° andar
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, campus da UFRJ, Cidade Universitária. A entrada é franca.