Tome Nota

Pratique ciência no Curso de Férias 2010 da UFRJ

Vanessa Sol

Já estão abertas as inscrições para os cursos de férias oferecidos pelo Instituto de Bioquímica Médica e Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e Programa de Extensão Universitária (Proext). Os cursos são gratuitos e destinam-se a professores e alunos do ensino médio. Os participantes poderão escolher entre os dois temas oferecidos para o próximo ano: “Fermentação: de Pasteur aos dias de hoje” e “Alimento, o combustível do corpo. Por que comer?”.

Através de experimentos e discussões, os participantes terão subsídios para descobrir como a fermentação interfere na vida do ser humano, qual é a importância da alimentação para o organismo e o que pode ser feito para se gastar a energia consumida.

As aulas começam em 18 de janeiro e terminam no dia 29 de janeiro de 2010, para professores. Já para os estudantes, as aulas vão de 25 a 29 de janeiro, sempre das 9 às 17 horas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de dezembro pelos telefones 2270-1635 e 2562-6762, pelo e-mail cferias@bioqmed.ufrj.br ou no próprio Instituto de Bioquímica Médica, que fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco E, sala 38, na Cidade Universitária – Rio de Janeiro. As inscrições serão confirmadas por carta até o dia 30/12.

Os participantes que não comparecerem no primeiro dia de aula terão a inscrição cancelada. O candidato que optar por fazer a inscrição por e-mail deverá preencher o formulário abaixo.

Formulário de inscrição:
 
Participante:
( ) Aluno do ensino médio
( ) Professor do ensino médio

Escolha do tema:
( ) Fermentação: de Pasteur aos dias de hoje
( ) Alimento, o combustível do corpo. Por que comer?

Já participou de algum Curso de Férias do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ?
( ) SIM. Qual? ______________
( ) NÃO