Agenda

Professora da Escola de Serviço Social apresenta pesquisa


Ludmila Fontenele, professora da Escola de Serviço Social da UFRJ, apresenta, nesta quinta, dia 10, às 9h, a pesquisa “Avaliação dos serviços de atenção às mulheres em situação de violência sexual no Estado do Rio de Janeiro”. A palestra será realizada durante o seminário “Políticas públicas e a construção de redes de atenção às pessoas em situação de violência doméstica e sexual”.

O trabalho, que tem por referência o processo de implementação da Política Estadual de Atenção às Pessoas em situação de violência doméstica, sexual e outras violências no Estado do Rio de Janeiro, foi desenvolvido pelo Núcleo de Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino da Escola de Serviço Social da UFRJ e pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

O evento será realizado no Hotel Atlântico Copacabana, que fica localizado na rua Siqueira Campos, esquina com rua Tonelero (em frente à estação de metrô Siqueira Campos).


Atualidades em Biossegurança no CCS


O evento “Atualidades em Biossegurança no Centro de Ciências da Saúde (CCS)”, promovido pela Comissão de Biossegurança do CCS da UFRJ, acontece nesta quinta, dia 10. A programação inclui mesas-redondas e a exibição do vídeo Biossegurança em Laboratório.

Entre os temas discutidos estão “Animais, riscos de zoonoses e biossegurança”, “Biossegurança em odontologia” e “O uso do jaleco fora do local de trabalho e suas consequências para a saúde”.

O encontro acontece a partir das 9h no auditório da Biblioteca Central do CCS (avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária). Mais informações através do email: biosseguranca@ccsdecania.ufrj.br.


Fórum traz cinema chinês para as telas da UFRJ


Até 11 de dezembro, o Fórum na Tela homenageia o cineasta chinês Stanley Kwan, com filmes de sua autoria que serão exibidos às 19 horas, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Haverá debate na quinta (dia 10), logo após a sessão, com o professor Denilson Lopes. Todos os filmes são falados em chinês, com legendas em inglês. A entrada é  franca.

Kwan iniciou a carreira como ator e produtor de televisão, porém se inseriu no mercado do cinema como assistente de diretores da nouvelle vague, de Hong Kong. Alguns diretores o influenciaram, inclusive Wong Kar Way, pioneiro na abordagem da temática homossexual no cinema chinês.


Flavonoides: agentes para o tratamento da gripe


A penúltima edição de 2009 do Programa de Seminários Didáticos do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ acontece na próxima segunda-feira (14/12), às 15h. Isabel Cristina Vieira da Silva, pesquisadora do Programa Fitoquímica, Bioatividade e Biodiversidade do NPPN, ministra o seminário “Flavonoides: potenciais agentes para o tratamento da gripe”.

A apresentação é voltada para a comunidade acadêmica. O evento acontece no auditório Paulo da Silva Lacaz, subsolo do bloco H do Centro de Ciências da Saúde, localizado na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.