• Edição 268
  • 22 de setembro de 2009

Tome Nota

Estagiários do Instituto de Psicologia atendem pacientes na Praia Vermelha



Diogo Cunha


Numa universidade pública, teoria e prática devem coexistir para oferecer ao aluno a melhor capacitação para seu ofício e à sociedade um serviço, o que também é um dever seu. No caso das ciências médicas, essa união é imprescindível. Para o futuro profissional de psicologia da UFRJ, a experiência é oferecida pelo Instituto de Psicologia.

A Divisão de Psicologia Aplicada Prof.ª Isabel Adrados(DPA) do Instituto de Psicologia oferece atendimento psicoterápico para a comunidade interna e externa. Os estagiários atendem aos interessados em se consultar, orientados por profissionais supervisores. Não é necessário agendar a primeira consulta, que tem por objetivo ouvir o paciente e tomar nota do motivo da procura do atendimento.

Após  esse primeiro contato, a pessoa é encaminhada para uma das 10 equipes. Caso não haja vaga nas equipes de atendimento da universidade, o paciente é recomendado para a instituição que funcione em caráter semelhante mais perto da sua casa. O valor do serviço prestado é acertado entre o paciente e o estagiário que o estiver atendendo, variando entre 1 e 25 reais por consulta. Para o estabelecimento do preço é levado em consideração a renda do paciente e o tipo de atendimento prestado.