• Edição 263
  • 18 de agosto de 2009

No Foco

Ex-alunos da Escola de Química reformam sala de aula

Igor Costa Gomes


O diretor da Escola de Química (EQ) da UFRJ, Luiz Antonio d’Ávila, descerrou, no último dia 17, a placa de inauguração da sala de aula E-126. A iniciativa só foi possível graças ao esforço da Associação de Ex-alunos da Escola de Química (Exaeq). Em dois meses, o grupo de 112 ex-alunos arrecadou cerca de R$ 45 mil para a empreitada.

A sala recebeu carteiras e pisos novos, pintura, instalação de ar-condicionado e de retroprojetores digitais. “Para mim, é um momento mágico poder participar dessa campanha que culminou em uma demonstração inequívoca de ligação emocional com a escola, ao ponto de cada um de nós doar seus recursos para viabilizar a reforma da sala”, declarou o diretor, também ex-aluno da EQ.

A ideia do projeto partiu da turma de 1973, mas a campanha só foi adiante com a ajuda dos demais membros da Associação. “Nós começamos a campanha em maio e a obra precisava começar em julho. Mas a resposta dos ex-alunos foi fantástica”, comentou Paulo Prillwitz, presidente da Exaeq.

Prillwitz afirmou ainda que a quantia arrecadada ultrapassou os custos da obra: “Nós tivemos contribuições de alunos formados desde 1949 até anos recentes. Com o dinheiro que sobrou da campanha nós pretendemos reformar um espaço cedido pelo diretor para a Associação, e inaugurá-lo no dia 8 de dezembro, aniversário da Exaeq”, adiantou.

Por conta do serviço prestado, a Associação recebeu o prêmio Amigos da Escola, entregue durante a abertura da 76ª Semana da Escola de Química. Durante o discurso de recebimento, Prillwitz declarou que “o prêmio é um incentivo para que a Associação amplie seus trabalhos e sua participação dentro da escola”.

O Conselho Construtivo

A ação da Exaeq faz parte de um projeto maior liderado pelo Conselho Construtivo da Escola de Química, que já revitalizou mais de 10 salas e a biblioteca da EQ com a ajuda de empresas privadas. De acordo com Isaac Plachta, presidente do Conselho Construtivo, o objetivo maior da revitalização geral é dar aos alunos um lugar para estudarem na EQ e evitar a evasão da faculdade. “Nós então decidimos procurar a iniciativa privada para ajudar a revitalizar cada sala de aula e a biblioteca da EQ. Assim nós conseguimos dar condições aos alunos de continuar estudando”, comentou.