• Edição 262
  • 11 de agosto de 2009

Zoom

Observatório do Valongo e o Ano Internacional da Astronomia



Fernanda Turino


Não é de hoje que o universo fascina as pessoas. Mesmo antes de Galileu utilizar pela primeira vez um telescópio, há 400 anos, as estrelas estão presentes no imaginário do homem. Com o intuito de dividir com o grande público as pesquisas da área, foi instituído em 2009 o Ano Internacional da Astronomia. “A UNESCO e ONU declararam este como o Ano Internacional da Astronomia. Esse evento singular foi criado para estabelecer um marco para compartilhar com o grande público os mais belos e interessantes resultados do estudo do universo”, diz Silvia Lorenz, diretora do Observatório do Valongo (OV) da UFRJ.

Como não poderia ser diferente, a unidade está envolvida com as atividades do evento. “O Observatório do Valongo, como uma unidade de ensino, pesquisa e extensão em Astronomia, programou diversas atividades para celebrar essa data”, afirma a diretora. A programação inclui a exposição “Maravilhas do Universo”, que será aberta no dia 12 de agosto, no Centro Cultural dos Correios, e conta com atividades como sessões do planetário inflável, oficinas, contadores de história e apresentações teatrais. Além disso, uma parceria do OV com a Prefeitura do Rio criou a I Olimpíada Juvenil de Astronomia da Cidade do Rio de Janeiro, que envolveu professores e alunos do ensino fundamental.

Outra atividade importante na programação foi a exposição “Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela”, organizada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e que aconteceu entre os dias 4 e 8 deste mês. O principal objetivo das tendas montadas na Cinelândia era divulgar a astronomia para um público que em geral não tem acesso a esse tipo de informação. Com uma programação que contou com palestras, mostras de filmes, oficinas e diversas atividades interativas, a exposição atraiu o público, que pôde conhecer um pouco mais sobre o cosmos. “Queremos divulgar astronomia de forma lúdica e agradável”, informa o professor Rundsthen Vasques, coordenador de extensão do OV.

Todos os eventos acontecem em paralelo à XXVII Reunião da União Internacional dos Astrônomos, que reúne profissionais de diversas partes do mundo, de 3 a 14 de agosto. “Não é uma reunião de divulgação para o grande público, mas existe uma preocupação em passar resultados das últimas descobertas. Por isso, estão programadas várias atividades para a plateia não especializada”, ressalta Silvia Lorenz. A diretora lembra ainda a importância de um evento dessa importância acontecer no país. “Estas reuniões são importantíssimas para que nós possamos interagir e divulgar resultados de nossas pesquisas para colegas de outros países. Como essa reunião acontece no Brasil, podemos participar mais ativamente”, avalia.

A programação do Ano Internacional da Astronomia, que conta com eventos no Planetário da Gávea, Mast, Centro Cultural dos Correios, Praia de Copacabana, Observatório do Valongo e o Museu de Astronomia, pode ser vista no site do Mast .