• Edição 249
  • 12 de maio de 2009

No Foco

Conhecendo a UFRJ

Vanessa Sol

foto no foco

Conhecer a universidade onde deseja estudar, optar por um curso de graduação e tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho são algumas das inquietações pelas quais os jovens passam ao final do Ensino Médio. Através do Conhecendo a UFRJ, a universidade abre mais uma vez suas portas para tentar amenizar as dúvidas desses jovens que pretendem prestar o vestibular para a instituição.

Criado em 2004 pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), a proposta do evento é apresentar aos estudantes do Ensino Médio e de pré-vestibulares de escolas públicas e privadas a universidade e mostrar as especificidades de cada curso de graduação. O Conhecendo a UFRJ acontece nos dias 20 e 21 de maio, das 8 às 17 horas, na Escola de Educação Física e Desportos, na Cidade Universitária.

Nos dois dias de evento, os coordenadores de cada curso da instituição ministrarão palestras, divididas em oito espaços distintos de acordo com demanda de cada área. Durante as palestras, os visitantes poderão tirar suas dúvidas a respeito da profissão e sobre o mercado de trabalho. Haverá também estandes com exposições de trabalhos, projetos de pesquisa e projeções, por onde os alunos poderão circular livremente.

Com o Conhecendo a UFRJ, a intenção é aproximar a instituição da comunidade escolar e conhecer o perfil dos futuros candidatos aos cursos de graduação. Segundo a superintendente administrativa de Extensão, Almaísa Monteiro Souza, outra iniciativa importante do projeto é motivar os estudantes oriundos de classes populares e escolas públicas a prestarem o vestibular. “Pela própria dificuldade da vida desses jovens, às vezes, fica difícil motivá-los. Mas com o Conhecendo a UFRJ acredito ser possível despertar nos que se autoexcluem do concurso de acesso aos cursos de graduação da universidade o desejo de estudar aqui”, avalia a superintendente.

Almaísa afirma ainda que o Conhecendo a UFRJ é um dos eventos mais importantes da instituição porque vai ao encontro dos ideais da atual gestão da Reitoria, que é a democratização do ensino público.

Inscrições

Segundo a superintendente, logo nos primeiros dias de inscrição o número de inscritos superaram as expectativas. Até o segundo dia, tinham sido computados 1.898 alunos de 32 escolas públicas e 3.070 de 65 escolas privadas.

As inscrições para o Conhecendo a UFRJ estarão abertas entre os dias 4 e 17 de maio e serão realizadas, exclusivamente, pela internet através de formulário eletrônico disponível na página eletrônica da PR-5 (www.pr5.ufrj.br). Somente as escolas poderão fazer as inscrições de seus alunos. As vagas por instituição são limitadas devido à grande procura pelo evento.

No futuro, a ideia é criar um banco de dados para computar o número de participantes que estiveram presentes no evento. Segundo a superintendente, em geral, o número é maior do que o de inscritos. A última edição, realizada em 2008, contou com a participação de 11 mil estudantes nos dois dias de atividades. A expectativa da PR-5 para o evento deste ano é trazer 12 mil jovens para conhecer a UFRJ.