• Edição 234
  • 16 de dezembro de 2008

Plano Diretor

Acervo do CCS integrará pólo de museus

Pedro Barreto

foto

A coordenadora de Extensão do CCS, Diana Maul, esteve reunida com o Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ 2020 para discutir a proposta de criação do Pólo de Cultura e Museus, previsto entre as Propostas Preliminares do Plano de Desenvolvimento da Cidade Universitária. A professora está à frente do projeto, enviado ao Proinfra, que cria um Museu de Ciência e Tecnologia dentro da Cidade Universitária. "A idéia é ter um espaço que apresente o acervo, já catalogado, de diversas unidades do CCS integrado a atividades de ensino e pesquisa", explica.

Segundo Diana Maul, o acervo, composto de documentos e equipamentos, é oriundo da antiga Faculdade Nacional de Medicina, além de outras unidades do CCS, como a Biofísica. "Temos aparelhos utilizados na II Guerra Mundial que estão sendo recuperados. Há ainda o projeto do Museu do Microscópio, que reúne equipamentos muito antigos. Em 2009, será o 100º aniversário da descoberta da Doença de Chagas. Temos aparelhos que detectaram os primeiros protozoários", citou.

A idéia entusiasmou o professor Carlos Vainer, integrante do CTPD. Ele convidou a professora a ingressar no subcomitê que tratará do Pólo de Museus, que já abrange o Museu das Geociências, cujo projeto foi apresentado no último dia 1º de dezembro, Museu D. João VI, entre outros. "A idéia é reunir pessoas que estão pensando este tema para incorporá-lo à futura Cidade Universitária", disse.

A proposta foi apresentada ao Proinfra para solicitação de recursos para infra-estrutura, em torno de um milhão de reais. "Vamos precisar de recursos para a reforma nos espaços físicos e para a restauração das obras, além de equipamentos, como escadas deslizantes, entre outros", afirmou.