• Edição 234
  • 16 de dezembro de 2008

Agenda

De volta ao século XIX


foto

Acontece, nos dias 20 e 21 de dezembro, o evento “Um passeio pelo Paço: a Corte no Museu Nacional”. A atração é organizada pelo Museu Nacional da UFRJ e encerra as comemorações pelos 200 anos da chegada da Corte Portuguesa ao país.

Em esquetes, realizadas por atores caracterizados, as pessoas que forem até o museu serão remetidas ao início do século XIX, quando o Palácio de São Cristovão era habitado por figuras ilustres como D. João VI, D. Maria, D. Carlota Joaquina e Dom Pedro I.

O evento acontece no Museu Nacional, situado na Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão. Os ingressos custam R$ 3; crianças de até 5 anos e pessoas acima de 60 têm entrada franca e crianças entre 6 e 10 anos pagam apenas um real.

Mais informações pelos telefones (21) 2562-6916 e (21) 2254-4320.

 


Natal no Fórum


foto

Até o dia 19 de dezembro, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ realiza o evento Natal no Fórum. Quem comparecer terá a oportunidade de conhecer uma exposição de presépios, criados pelo grupo de artesãs Abayomi.

No dia 19, será realizada, no salão Dourado, uma apresentação do coral infantil da Escola de Música da UFRJ com repertório de músicas natalinas e espetáculo teatral Boi de Reis, do grupo folclórico Reis do Congo. O coral, regido por Maria José Chevitares, existe desde 1989, composto por 50 crianças, na maior parte, vindas de comunidades carentes.

A entrada é franca. O FCC fica no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é avenida Pasteur, 250, Urca.


Direito autoral em debate

foto

A Escola de Comunicação da UFRJ (ECO), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a rede Universidade Nômade, promove até o dia 17 de dezembro o Fórum Livre de Direito Autoral – O Domínio do Comum. O objetivo principal do evento, que acontece no auditório Pedro Calmon, é criar um espaço de debates sobre os impasses e problemas da legislação de propriedade intelectual.

O Fórum contará com a participação de renomados especialistas no estudo do Capitalismo contemporâneo, como o italiano Antonio Negri e o norte-americano Michael Hardt, autores dos livros Império e Multidão e outros convidados internacionais da França, Itália, Espanha, EUA e países da América Latina. Além destes, estarão presentes o ministro da Justiça, Tarso Genro, o secretário de Políticas Públicas do MinC, Célio Turino, e o coordenador geral do Direito Autoral do MinC, Marcos Alves de Souza.

A programação é formada por 8 mesas-redondas, abertas ao público, transmitidas on-line no site do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. Ao final do Fórum, as propostas discutidas serão encaminhadas para o Ministério da Cultura em carta aberta da sociedade civil, a fim de promover mudanças na lei de direitos autorais. Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa no endereço http://forumdireitoautoral.pontaodaeco.org.