• Edição 230
  • 18 de novembro de 2008

Agenda

Profissionais de Educação discutem importância do cinema
para o aprendizado


foto

No lugar do quadro negro, a tela. A mistura entre salas de aula e a exibição de filmes será debatida no II Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ, que visa aprofundar o diálogo entre as duas áreas. O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, no salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, das 8h45 às 17h30.

Na ocasião, vão estar presentes especialistas brasileiros e estrangeiros que compartilharão experiências teóricas e práticas de introdução do cinema no ambiente escolar. A organização é do Projeto de Pesquisa e Extensão Cinema para Aprender e Desaprender (CINEAD-LISE-PPGE).

As inscrições devem ser feitas através do e-mail: cinead@fe.ufrj.br.

 


Grupo de Interação MilaSan apresenta performance
no Fórum


foto

Artistas do Grupo de Interação MilaSan apresentam, na próxima quarta-feira, dia 19 de novembro, a performance SMS, trabalho baseado em técnicas de improvisação. Três performers estabelecem interações corporais entre si e diálogos com o público, criando ambiente cênico e sonoro.

A performance, que marca a estréia do grupo, questiona o confronto entre as novas tecnologias e os antigos valores, provocando reflexões sobre o diálogo entre a arte e a sociedade e estabelecendo paralelos com a união entre o feminino e o masculino que existe nos seres humanos.

A apresentação, que acontece às 18h30 no átrio do Fórum de Ciência e Cultura, terá a duração de 21 minutos.

A entrada é franca. Não perca!

 


James Cotner ministra palestra no CCS

foto

James Cotner, professor do departamento de Ecologia, Evolução e Comportamento da Universidade de Minnesotta, nos Estados Unidos, ministra, no dia 19 de novembro, a palestra Microbial Stoichiometry.

O evento acontece às 14h, no salão Azul, localizado no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco A. Após o encontro, Cotner segue para o laboratório de Limnologia, no departamento de Ecologia da UFRJ, onde fica disponível à comunidade.

Mais informações através do site www.biologia.ufrj.br.

 


Música eletroacústica no Centro Cultural Professor
Horácio Macedo


foto

O projeto “Universos sonoros para violão e tape” reúne, pela primeira vez em CD, repertório escrito por autores de diferentes tendências e gerações, visando oferecer um painel inédito da música eletroacústica brasileira e internacional, divulgar a música de vanguarda feita especialmente para violão e tape e incentivar novos compositores a escreverem para esse instrumento.

Para tanto, foram selecionadas obras significativas tanto de compositores que já conquistaram admiração e respeito em âmbito internacional quanto de autores novos, como Luciano Berio, Lelo Nazario, Silvio Ferraz, Flo Menezes e, da nova geração, Panayiotis Kokoras, Antônio Ribeiro, Paulo Von Zuben e Sérgio Kafejian.

O evento será realizado no dia 24 de novembro, às 12h, no auditório Roxinho. Após a apresentação, haverá palestra sobre o processo de criação, o trabalho e a relação com o eletroacústico.