• Edição 227
  • 28 de outubro de 2008

Agenda

IV Congresso de Engenharia do Entretenimento

foto

Acontece, nos dias 28 e 29 de outubro, o IV Congresso de Engenharia do Entretenimento. Com o tema “experiência.com”, o evento visa debater a relação entre criatividade, tecnologia virtual, produção e consumo, propiciando o desenvolvimento da capacitação tecnológica em Engenharia de Produção do Entretenimento.

O evento é promovido pelo Laboratório de Engenharia do Entretenimento do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (COPPE). As inscrições podem ser feitas pelo site www.lee.ufrj.br/cee/.

 


Seminário discute questões sócio-ambientais

foto

Nos dias 29 e 30 de outubro, acontece o I Seminário — Vulnerabilidade e Adaptação Pública e Empresarial frente às Questões Ambientais e Sociais Contemporâneas. Organizado pelo Instituto de Economia e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa (COPPE), o evento pretende discutir a forma pela qual as questões ambientais e sociais podem afetar o planejamento estratégico de governos e empresas. Assim, a série de palestras que reúne docentes da UFRJ discute até que ponto políticas e planos sobre as perspectivas financeira, econômica e humana podem ser alterados em função de diretrizes sócio-ambientais.

O seminário acontece na sala Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC). Interessados devem inscrever-se pelo e-mail: vapeas@ie.ufrj.br. A entrada é um quilo de alimento não-perecível

 


68 Utopias nas Ruas

foto

Encerrando o ciclo de palestras 68 Utopias nas Ruas, no dia 29 de outubro, acontece a conferência O que 68 ainda nos diz?. Mediada por Cristóvão Fernandes Duarte, diretor adjunto de Extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, a palestra reúne os professores José Paulo Netto, da Escola de Serviço Social, e Ronaldo Lima Lins, diretor da Faculdade de Letras.

O evento acontece no hall dos elevadores, prédio da Reitoria, às 14 horas.

 

 


Fórum na tela

foto

O Fórum de Ciência e Cultura e a Escola de Comunicação (ECO) apresentam mostra de filmes do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul. As exibições acontecem no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, de 27 a 31 de outubro às 19 horas. Os filmes, falados em tailandês, têm legendas em inglês e são apresentados pelo professor Denílson Lopes.

A entrada é franca.

 


III Semana de Quadrinhos da UFRJ

foto

De 28 a 31 de outubro, acontece a terceira edição da Semana de Quadrinhos UFRJ. Organizado por alunos da Escola de Belas Artes (EBA) em parceria com o SESC Rio, o evento terá a participação de palestrantes renomados, como Renato Lima e André Dahmer. Além disso, a semana abrigará oficinas coordenadas por alunos da EBA, workshops de Mangá e exposição com trabalhos de estudantes da UFRJ e outros desenhistas.

A III Semana de Quadrinhos acontece às 18 horas, no SESC Madureira, rua Ewbanck da Câmara, 90.

 


V Editor em Ação

foto

O curso de produção Editorial da Escola de Comunicação da UFRJ realiza o V Editor em Ação. O evento, que reúne profissionais do mercado editorial, pretende discutir temas atuais concernentes à produção de conteúdo para livros e mídias digitais. Nesta edição, o ciclo de debates tem a participação de palestrantes de Buenos Aires (Argentina) e Bogotá (Colômbia), dois dos principais produtores editoriais da América Latina — ao lado do Brasil e México —, além de renomados profissionais do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O Editor em Ação acontece de 28 a 31 de outubro e 3 de novembro no campus da Praia Vermelha. Serão concedidos certificados aos participantes inscritos que freqüentarem pelo menos três dias da programação. As inscrições devem ser feitas enviando e-mail para editoremacao5@gmail.com com nome completo, vínculo institucional ou profissional e dias que pretende participar do evento. Serão aceitas inscrições também nos dias do evento, meia hora antes do início das palestras.

A programação completa pode ser conferida no site www.eco.ufrj.br/editoremacao.