• Edição 223
  • 30 de setembro de 2008

Tome Nota

Curso de extensão em Direitos Humanos na UFRJ

imagem tome nota

A UFRJ oferece, entre outubro e dezembro, o curso de extensão Direitos Humanos e o campo da Cultura e da Educação. O curso foi idealizado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH). Durante os encontros, será discutida a relevância dos direitos humanos na cultura contemporânea.

O curso será ministrado no auditório anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da Praia Vermelha. Os encontros acontecem sempre às segundas-feiras e tem início no dia 6 de outubro.

As inscrições já estão disponíveis e podem ser feitas até o dia 3 de outubro, pelo e-mail dhumanosecultura@nepp-dh.ufjr.br. Os participantes com um mínimo de 75% de presença recebem certificado ao final do curso, em dezembro.

Confira abaixo a programação completa.

6/10
14 horas – Abertura – Diretora do NEPP-DH, Profª Mariléa V. Porfírio.
14:15 – A relevância do campo dos Direitos Humanos na Atualidade- Profª Drª Lilia Pougy –Coordenadora de pós-graduação do CFCH/UFRJ.

13/10 - Dialetização no campo da cultura e experiências formativas junto a Movimentos Sociais: a afirmação dos Direitos Humanos – Profª Drª Mª Lídia S. da Silveira – Coordenadora de Extensão do NEPP-DH.

20/10 - “Comunidades” do Rio de Janeiro: a presença de ações educativas e culturais na afirmação de Direitos Humanos - Profª Eliana Amorim Moura – Coordenadora do CRMMCR - Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa.

27/10 - Educação de Jovens e Adultos: sentidos na contribuição de direitos - Profª Ana Paula de Abreu Moura – Coordenadora do Programa de Alfabetização da UFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares.

3/11 - A Educação Publica: direitos humanos e potencialização da Democracia. Profª Drª Ana Lucia Mayor. Cap-UFRJ

10/11 - Educação Popular: concretude dos processos de consciência na afirmação dos Direitos Humanos – ProFª Andreza Prevot.- Rede de Ed. Pública de Niterói – Mestranda ESS/UFRJ

17/11 - Tradição Oral, “contação” de histórias na interseção com os Direitos Humanos - Psicóloga Silvia B. de Carvalho – CRMMCR/NEPP-DH/ UFRJ.

24/11 - O experimento dos pré-vestibulares comunitários e a ampliação dos Direitos Sociais - Profª Eblin Farage.- ESS/UFF

1/12 - Um olhar totalizador dos Direitos Humanos: a necessária articulação entre os planos econômico, político, cultural e sociais – Profº Rodrigo Castelo Branco Santos.– Univ.Volta Redonda -Doutorando ESS/UFRJ.