• Edição 218
  • 26 de agosto de 2008

Agenda

Mostra Mais no Museu Nacional

foto

A Mostra Mais do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ está se apresentando nos próximos fins-de-semana no auditório Roquete Pinto no Museu Nacional (Quinta da Boa Vista). A entrada é franca. Não perca!

 

Confira a programação:


Vestido de noiva
23 de agosto de 2008
16 horas

Como me tornei estúpido
24 de agosto de 2008
16 horas

Fulgor e morte de Joaquim Murieta
30 de agosto de 2008
16 horas

A dama do mar
31 de agosto de 2008
16 horas

A Mostra Mais 2008 é dedicada às comemorações dos 100 anos da morte de Machado de Assis e Artur Azevedo. Comemoram-se também os 400 anos de nascimento do padre Antônio Vieira, os 40 anos da ECO e os 15 anos do Curso de Direção Teatral.

 


Cinema global e mundial no Fórum

foto

O Fórum de Ciência e Cultura e a Escola de Comunicação da UFRJ vão organizar, de 25 de agosto a 5 de setembro, a Mostra de filmes Cinema Global, Cinema Mundial. A mostra acontecerá no salão Moniz de Aragão do Fórum, de segunda à sexta-feira, sempre às 19h.

A mostra pretende discutir até que ponto têm emergido, nas últimas décadas, filmes que não podem mais ser entendidos nos limites do cinema nacional, sobretudo devido aos processos de globalização, bem como apresentar diferentes encenações do mundo.

Detalhes sobre a programação podem ser obtidos no site do Fórum.

 


III Simpósio em Educação Física e Dança

foto

A Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ sedia o III Simpósio em Educação Física e Dança. O encontro é realizado pelo Centro Acadêmico da Escola e reúne alunos e profissionais da área para debater temas da Educação Física, da cultura e da arte, bem como os avanços alcançados pela classe e o que pode ser melhorado.

O evento acontece até o dia 29 de agosto com oficinas, cursos e conferências de especialistas. Para o encerramento estão previstas atividades culturais ainda não definidas na programação. As inscrições para o III Simpósio são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de agosto. Os inscritos poderão também enviar trabalhos para comunicações. Para isso, é preciso enviar o texto com os requisitos indicados para simposioeefdufrj@gmail.com. A lista completa de normas está disponível em www2.eefd.ufrj.br/3simposio.

 


Agroenergia é tema da 75ª Semana de Química

fotoAté 29 de agosto, acontece a 75ª Semana de Química. O evento está sendo organizado pela Escola de Química (EQ) e tem por tema Agroenergia e meio ambiente.

Na Semana serão oferecidos diversos minicursos – cada um ocupando uma sala diferente da Escola – sobre temas atuais pertinentes para área, tais como “Biodiesel no Brasil: conceitos, estratégias e perspectivas”, “Fatores de qualidade do leite e minimização de impactos ambientais no processamento de produtos lácteos” e “Óleos essenciais: aspectos econômicos e tecnológicos”. Serão oferecidos certificados para os alunos que comparecerem ao evento, mas é preciso estar atento aos pré-requisitos informados no site da EQ.

As inscrições podem ser feitas através do telefone 2562-7420. A Escola de Química fica a avenida Athos da Silveira Ramos, bloco E, ilha da Cidade Universitária. Para mais informações acesse www.eq.ufrj.br.

 


UFRJ participa de livro sobre juventude

fotoO Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e a editora Contra Capa convidam para o lançamento do livro Juventude, desafiliação e violência, seguido de debate e coquetel.

O debate será com as professoras organizadoras do livro: Ligia Costa Leite (IPUB), Martha Abreu (História, UFF) e Sonia Altoé (Psicologia, UERJ).

O lançamento acontece dia 29 de agosto, às 10h, no auditório Leme Lopes do IPUB, que se localiza na avenida Venceslau Brás, 71, fundos, campus da Praia Vermelha.

 


Hospital do Fundão realiza XX Simpósio de Radiologia

fotoNo dia 30 de agosto, sábado, acontecerá o XX Simpósio de Radiologia do HUCFF, que nesta edição traz renomados especialistas do Rio de Janeiro e de São Paulo para debater o tema "Desafios diagnósticos em neurorradiologia". Organizado pelos professores Paulo Bahia, chefe do Serviço de Radiodiagnóstico, Elise Tonomura e Emerson Gasparetto, o evento acontecerá no auditório Alice Rosa, 12º andar do HUCFF.

Os interessados devem entrar em contato com Enith ou Nésia, da Secretaria do Serviço de Radiodiagnóstico, através do telefone 2562-2568.