• Edição 212
  • 15 de julho de 2008

Agenda

Inscrições abertas para a Semana do IPPUR

foto

Estão abertas, até o dia 18 de julho, as inscrições de trabalhos para a XIV Semana de Planejamento Urbano e Regional “De cidades e territórios”, organizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ, que acontece entre os dias 22 e 26 de setembro.

A Semana é organizada anualmente com o propósito de apresentar o trabalho desenvolvido por estudantes, pesquisadores e professores, visando estabelecer um espaço de discussão e divulgação do IPPUR, bem como estreitar a relação entre os esforços de pesquisa vinculados à relação entre os processos sociais e o espaço realizado pela instituição.

Para a Semana de Planejamento Urbano e Regional, os interessados podem se inscrever nas sessões temáticas de apresentação oral, de pôsteres ou ainda para a exposição de ensaios fotográficos. Os resumos dos trabalhos e declarações de interesse devem ser enviados até o dia 18 de julho para o e-mail semanapur2008@ippur.ufrj.br.

 


Mostra Mais 2008

foto

O Mostra Mais, iniciativa semestral organizada pelo curso de Direção Teatral da UFRJ que teve início no último dia 1º, prossegue até o dia 16 com suas atividades. Neste ano, estão sendo apresentadas peças relacionadas à dramaturgia nacional e internacional, com adaptações e cortes. Além dos alunos de Direção Teatral, os espetáculos também contam com a participação de estudantes da Escola de Belas Artes, que executam cenários e figurinos, e de Produção Editorial, que produzem o material gráfico.

Para conferir as últimas apresentações do Mostra Mais 2008, basta ir à avenida Pasteur, nº 250, Praia Vermelha. A entrada é franca, mas haverá distribuição de senha meia hora antes do início de cada apresentação. Mais informações no telefone 3873-5073.

Confira a programação

15 e 16 de julho, às 18 horas – Sala 126
Senhorita Júlia, de August Strindberg
Direção: Gabriela Martins

15 e 16 de julho, às 20 horas – Sala 115
Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues
Direção: Brunella Provvidente


Música e Teatro no Fórum de Ciência e Cultura

foto

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ apresenta uma programação bastante diversificada e agradável para todos os gostos. Para os interessados em música, um encontro acadêmico que apresenta uma pesquisa científica e artística acerca da recente música mista para saxofone, incluindo a participação de outros campos artísticos, como a poesia e o vídeo, na formação de redes híbridas interativas. A palestra será no dia 16, às 18h30, no salão Dourado. A séria Música no Fórum desta semana recebe o duo de flauta e piano Joana Boechat e Joana Radicchi com composições de Schumann, Henry Dutilleux, Leonardo Margutti e Brenno Blauth.

Para os amantes de Teatro, o Fórum vai apresentar, no dia 20, o monólogo Estação Terminal, com Tuca Moraes. O espetáculo acontece às 19h, no Palácio Universitário. Os interessados devem fazer reservas, existe um limite de 40 espectadores por sessão. Telefone: 2246-0237, 8104-8877. E-mail: cafuturo@gmail.com .

 

 


Curso na Geologia

fotoDe 20 a 23 de julho, das 8h às 17h, o Programa de Pós-graduação em Geologia do Departamento de Geologia da UFRJ, em parceria com outras instituições interessadas, inicia o curso “Geoconservação e Geoturismo”.

O evento será realizado no próprio Departamento, no bloco G do prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), localizado na ilha da Cidade Universitária, e conta com a participação do professor José Brilha, da Universidade do Minho, em Portugal.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Pós-graduação. Mais informações pelo telefone: (21) 2598-9463.

 

 


Neurologistas lançam livro sobre Eletroencefalografia

fotoMarleide da Mota Gomes, professora associada da Faculdade de Medicina da UFRJ e mestre em epidemiologia clínica, e Hélio Bello, especialista em eletroencefalografia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, lançam, no dia 18 de julho, o livro Eletroencefalografia – fundamentos no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) da UFRJ.

O evento tem início às 13h no auditório do Instituto, que fica à avenida Venceslau Brás, nº 95, campus UFRJ da Praia Vermelha.