• Edição 210
  • 01 de julho de 2008

Agenda

Mostra Mais 2008

foto

Começa nessa terça-feira, 1º de julho, o Mostra Mais 2008. Durante o evento, que vai até 16 de julho, os estudantes do sétimo período do curso de Direção Teatral, da Escola de Comunicação (ECO/ UFRJ), divulgarão suas pesquisas na universidade. Capitães de areia, de Jorge Amado, e Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, são duas das atrações que a mostra promete.

Neste ano, serão apresentadas peças relacionadas à dramaturgia nacional e internacional, com adaptações e cortes. Além dos alunos de Direção Teatral, os espetáculos também contam com a participação de estudantes da Escola de Belas Artes, que executam cenários e figurinos, e de Produção Editorial, que produzem o material gráfico.

Para conferir as apresentações, basta ir à avenida Pasteur, nº 250, Praia Vermelha. A entrada é franca, mas haverá distribuição de senha meia hora antes do início de cada apresentação. Mais informações no telefone 3873-5073.

Confira a programação

1 e 2 de julho, às 20 horas – Laguinho
Capitães de areia, de Jorge Amado
Adaptação: Carlos Wilson. Direção: Fabio Diogo Alonso de Souza Alves

3 e 4 de julho, às 18 horas – Laguinho
O tempo e os Conways, de John Boyton Priestley
Direção: Kelly Coli

3 e 4 de julho, às 20 horas – Laguinho
O misantropo, de Menandro
Direção: Marília Lattaro

7 e 8 de julho, às 16 horas – Espetáculo itinerante, ponto de encontro: entrada da ECO
Os aviões não esperam, de Julio Cortáazar
Tradução e direção: Guilherme Delgado

7 e 8 de julho, às 18 horas – Laguinho
A dama do mar, de Henrik Ibsen
Direção: Ananda Felippe

7 e 8 de julho, às 20 horas – Laguinho
As redentoras humilhadas, livre adaptação do filme Maus hábitos de Pedro Almodóvar
Direção, adaptação, dramaturgia e trilha sonora: Felipe Herzog

9 e 10 de julho, às 18 horas – Sala 126
Zôo da noite, de Michel Azama
Direção: Amanda Giugni

9 e 10 de julho, às 20 horas – Sala 115
Como me tornei estúpido, de Martin Page
Direção: Morena Cattoni

11 e 14 de julho, às 20 horas – Sala 115
Fulgor e morte de Joaquín Murieta, de Pablo Neruda
Direção: Michelle Ferreira

15 e 16 de julho, às 18 horas – Sala 126
Senhorita Júlia, de August Strindberg
Direção: Gabriela Martins

15 e 16 de julho, às 20 horas – Sala 115
Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues
Direção: Brunella Provvidente


Inscrições para intercâmbio terminam na próxima quarta

foto

As inscrições para o Programa de Intercâmbio de Jovens Pesquisadores entre Brasil e Reino Unido do British Council – Researcher Exchange Programme (RXP) terminam na próxima quarta-feira, 2 de julho. As propostas devem ser planejadas para viagens entre dezembro de 2008 e dezembro de 2009.

O Researcher Exchange Programme destina-se a custear visitas únicas ou de curta duração para que pesquisadores de pós-doutorado possam desenvolver conexões internacionais.

A iniciativa tem como objetivo encorajar o intercâmbio de informações, idéias e conhecimento e de fortalecer relacionamentos entre cientistas britânicos e brasileiros dedicados ao estudo e pesquisa de diversas áreas de ciência, engenharia e tecnologia, incluindo ciências sociais e humanas.

Para informações sobre o programa e documentos de apoio necessários, acesse http://www.britishcouncil.org/br/.... O formulário de inscrições deve ser preenchido e enviado para science@britishcouncil.org.br.

 


UFRJ e ONU oferecem curso no Itamaraty

fotoEntre 7 e 25 de Julho, o Palácio do Itamaraty será a sede do I Curso A ONU e as questões internacionais contemporâneas: o 60° aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948–2008). Coordenado por Vanessa Oliveira Batista, professora da Faculdade de Direito da UFRJ, o curso é parte do projeto de extensão "Universitários pela Paz", fruto de uma parceria estabelecida entre a universidade e a Organização das Nações Unidas (ONU) na qual estão envolvidas a Faculdade de Direito, o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), o Núcleo de Estudos Internacionais (NEI), a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) e o Projeto Escola Aberta (UFRJ/UNESCO).

O projeto “Universitários pela Paz” visa à inclusão da universidade no processo de divulgação dos direitos humanos em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. O trabalho será feito com a chancela das Nações Unidas, que emitirá certificado internacional aos participantes. O I Curso A ONU e as questões internacionais contemporâneas constitui apenas a primeira etapa de atividades desse projeto. O Ministro Paulo Vanucchi, Secretário Especial de Direitos Humanos, estará presente na conferência de abertura, que acontecerá no dia 7 de julho, às 15 horas.

O curso será oferecido a cinqüenta alunos de graduação de toda a UFRJ. Para participar, é necessário se inscrever por meio do site http://escoladapaz.nce.ufrj.br até o dia 29 de junho. Após a fase de inscrições, os candidatos pré-aprovados passarão por um processo seletivo com entrevista para preenchimento das vagas. A divulgação dos resultados ocorre no dia 3 de julho.

Mais informações pelo e-mail universitariospelapaz@gmail.com.


Sambando com a Ciência

foto

A decania do Centro de Ciências da Saúde realiza o já popular projeto cultural “Sambando com a Ciência”. A roda de samba ocorre uma vez por mês e procura trazer sempre intérpretes consagrados, além de abrir espaço para novos talentos.

Para a “Sexta de bamba” desse mês, que ocorrerá em 4 de julho, estão convidados Marquinho Sathan, Dunga, Jacy da Portela, Alex do Tuiuti, Chibli e o Grupo Batuque do Crioulo. O evento ocorre no auditório Rodolpho Paulo Rocco, o Quinhentão, a partir das 17h.

Foi preparado um esquema de transporte especial para o evento. Ônibus para Madureira, Méier, Caxias, entre outros locais, devem circular na Cidade Universitária após 22h.

O auditório fica no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na ilha da Cidade Universitária, no campus do Fundão e a entrada é franca.

 


Psiquiatria comemora 70 anos

foto

O Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ) realizará o simpósio Diretrizes no Tratamento de Transtornos Mentais – 70 anos do IPUB, nos dias 3, 4 e 5 de julho, em homenagem ao septuagenário da instituição.

Na programação, temas como “Treinamento do tratamento de tabagismo”, “Tratamento dos transtornos alimentares e da obesidade: abordagem de casos clínicos”, “Diagnóstico e Tratamento de Depressão na Infância”, entre outros, serão abordados em palestras e cursos. Além disso, os participantes poderão conferir apresentações livres em pôsteres e mesas-redondas que acontecem ao longo do Simpósio.

Mais informações com a secretaria do evento, pelo telefone 2295-2549.

 


Fórum recebe pesquisadores internacionais

foto

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ recebe de 2 a 5 de julho a XII Conferência Internacional Joseph A. Schumpeter. O evento será realizado pela primeira vez no Brasil e é organizado pelo Instituto de Economia da UFRJ e pela Sociedade Internacional Joseph A. Schumpeter. As palestras acontecem em diferentes espaços do Palácio Universitário e do Campus da Praia Vermelha. O idioma oficial do evento será o inglês, mas as sessões principais contarão com tradução simultânea. Programação e inscrições: http://schumpeter2008.ie.ufrj.br.

O tema central da 12ª edição é a Inovação Tecnológica e o Desenvolvimento em economias emergentes. As palestras abordarão a influência da inovação tecnológica no mercado de trabalho, emprego e renda e a importância de novos modelos de financiamento a inovação, especialmente em países em desenvolvimento.

A abertura do evento será às 14 horas do dia 3 de julho no salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, e contará com a presença da presidente da Sociedade Internacional Joseph Schumpeter, Maria da Graça Derengowski Fonseca; do diretor do Instituto de Economia, João Sabóia; e do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aloísio Teixeira.

Entre os palestrantes destacam-se pesquisadores de países como a França, Itália, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. O Brasil traz representantes de diferentes universidades, e do governo vem o secretário geral do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Elias.