• Edição 195
  • 18 de março de 2008

Agenda

IFCS comemora 110 anos de Prestes

foto

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) está preparando um evento comemorativo dos 110 anos do nascimento de Luiz Carlos Prestes e dos 100 anos de Olga Benario. Nos dias 25, 26 e 27 de março, uma série de pesquisadores se reunirá em mesas redondas e palestras não só para resgatar a memória histórica desses dois personagens como também para debater o papel da história oficial, entendida como aquela que é produzida pelos intelectuais comprometidos com os donos do poder.

O evento acontecerá na sede do IFCS, no largo de São Francisco, nº 1, Centro. Será concedido certificado aos estudantes inscritos e presentes às três mesas programadas.

Programação

Dia 25 de março
10h – Mesa com os professores Francisco Carlos Teixeira e Anita Leocádia Prestes. Tema: O contexto histórico e a construção da História oficial.
12h – Inauguração da exposição fotográfica e leitura das cartas de Olga e Prestes.
14h – Projeção do vídeo de duas entrevistas de Luiz Carlos Prestes.
18h – Projeção do filme Olga de J. Monjardim.

Dia 26 de março
10h – Mesa com os professores Paulo Henrique Machado, Marcos César de Oliveira Pinheiro e Jayme Fernandes Ribeiro. Tema: O PCB e o movimento operário.
12h – Projeção do documentário alemão sobre Olga Benario.
14h – Oficina com os alunos do Colégio Estadual Olga Benario Prestes.
18h – Projeção dos filmes Pacaembu e 18 do Forte.

Dia 27 de março
10h – Mesa com os produtores culturais Fernando Moraes, Rita Buzzar e Luiz Fernando Lobo. Tema: Memória histórica e produção artística.
12h – Apresentação teatral do grupo Ensaio aberto.
14h – Projeção do vídeo-entrevista de Anita L. Prestes à TV Câmara.
18h – Projeção do vídeo Olga produzido pela TVE.


Aula Magna 2008

foto

No próximo dia 19, João Pedro Stédile, economista, ativista social e atual dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), irá proferir a Aula Magna 2008, com o tema Terra, saberes e democracia.

O evento, que marca oficialmente o início do ano letivo e das atividades acadêmicas na UFRJ, terá início às 10h, no auditório do Roxinho, no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na Cidade Universitária.


Direitos Humanos em Tela homenageia mulheres

foto

O projeto “Direitos Humanos em Tela”, do Núcleo Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da UFRJ, realiza no dia 19 de março, às 16h, o debate Mulheres, uma outra história, baseado no filme homônimo da cineasta Eunice Gutman.

A discussão conta com a presença de Gutman e de Lilia Pougy, professora da Escola de Serviço Social (ESS) e coordenadora de pós-graduação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Durante o evento acontece também um evento cultural, com a apresentação de música e teatro.

Mulheres, uma outra história acontece no auditório Manoel Maurício, no prédio do CFCH, que fica à avenida Pasteur, nº250 – campus UFRJ da Praia Vermelha.


X Semana de Geologia

foto

De 24 a 28 de março, acontece a “X Semana de Geologia da UFRJ”, organizada pelo Diretório Acadêmico da Geologia (DAGeo). O evento tem como objetivo a promoção do conhecimento desta ciência e integração dos estudantes, professores e profissionais da área.

A Semana coincide com a comemoração dos 50 anos do Departamento de Geologia da UFRJ e prevê em sua programação a realização de palestras, minicursos e mesas redondas que abordam o tema “A Geologia e o futuro”.

Durante o ciclo de atividades, serão discutidas as novas tendências tecnológicas, geopolíticas, ambientais e mercadológicas da área. As empresas patrocinadoras — Devon, Halliburton, Votorantim Metais e HRT Petroleum — comparecem com eventos paralelos.

A cerimônia de abertura acontece às 9h do dia 24 de março, no auditório Roxinho do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), localizado no Centro Cultural Horácio Macedo, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.


Lançamento de livro e apresentação teatral marcam semana do Fórum

foto

Dois eventos movimentarão a próxima semana no Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ). O primeiro deles é o lançamento do livro Ciberpólis – Redes no governo da cidade. Organizado pela professora Tâmara Egler, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), o livro analisa os efeitos das tecnologias de comunicação e informação na democratização das políticas públicas.

O lançamento acontecerá no salão Vermelho do Fórum, às 18h do próximo dia 19 de março.

O segundo evento é a apresentação de Grupelho: roteiro para máquinas desejantes. A peça é composta de quatro performers que executam, simultaneamente, roteiros individuais de 60 minutos. Os artistas criam ações relativas ao “viver junto” e à aceitação da diversidade. O objetivo é investigar práticas artísticas performáticas em diálogo com a literatura, as artes visuais e a filosofia contemporânea.

As apresentações acontecem nos dias 19 e 20 de março, a partir das 18h30, no átrio do Fórum.

O Fórum de Ciência e Cultura fica localizado na avenida Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha.


UFRJ em Vídeo

foto

Na UFRJ em Vídeo dessa semana você vai ver: acesso à ilha da cidade universitária – saiba o que está sendo feito para melhorar o trânsito no entorno do campus; bioprospecção em comunidades quilombolas – a UFRJ recebeu autorização para estudar a medicina tradicional dessa população, saiba como isso está funcionando; ginástica geral – conheça essa forma diferente e descontraída de praticar exercícios.

Você poderá conferir ainda o circuito UFRJ, com dicas de exposições e peças de teatro.

Acesse www.webtv.ufrj.br


Anteriores