• Edição 192
  • 26 de fevereiro de 2008

Tome Nota

Centro de atendimento ao idoso

Julia Vieira

imagem tome nota

Idosos acima de 60 anos com problemas psicológicos podem contar com o apoio do Centro de Doenças de Alzheimer e outras Desordens Mentais na Velhice (CDA), vinculado ao Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Qualquer tipo de problema psicológico, psiquiátrico ou neuropsiquiátrico - demências, depressão, ansiedade e psicoses – pode ser tratado no CDA, com exceção de casos de alcoolismo e abuso de drogas, tratados especificamente no Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas, o PROJAD.

O CDA é composto por um ambulatório para os idosos e um centro de dia, que atende pacientes com doença de Alzheimer ou demência vascular leve ou moderada em módulos de oficinas terapêuticas. Este centro tem como objetivo ajudar na manutenção e reabilitação das atividades da vida diária. Os pacientes passam tardes em atividades como culinária, jardinagem, oficinas de memória e interação social.

A equipe de apoio é composta por médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiras e fisioterapeutas, dentre diversos outros profissionais da área de saúde.

A primeira consulta é realizada por um psiquiatra que analisa o histórico de cada paciente e seus familiares, realiza testes e quantifica as eventuais queixas de memória, pedindo os exames necessários para cada caso. Após esta consulta inicial os pacientes são encaminhados para duas outras. A primeira com o setor de enfermagem, que passará orientações sobre o dia-a-dia da doença e a seguinte com uma assistente social, que orientará o idoso e sua família sobre os aspectos sociais de seu problema.

As consultas subseqüentes são marcadas e encaminhadas para as diversas equipes (psicologia, família, enfermagem, fisioterapia, oficinas terapêuticas). A triagem e os desdobramentos são realizados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Como marcar uma consulta?

A primeira consulta deve ser agendada no primeiro dia útil de cada mês, a partir das 8h. Neste dia são distribuídas senhas na fila e são realizadas marcações até que se complete a agenda do mês, com capacidade para atender cerca de 50 pacientes.  O CDA fica na Av. Venceslau Brás, 71 – no Campus da Praia Vermelha. Não são feitas marcações por telefone.