• Edição 192
  • 26 de fevereiro de 2008

Agenda

História da Educação Superior no Brasil

foto

Estão abertas, até o dia 7 de março, as inscrições para o curso de História da Educação Superior no Brasil com ênfase na História da UFRJ, oferecido pela universidade. São disponibilizadas 30 vagas para servidores ou prestadores de serviço da UFRJ com ensino médio ou superior.

As aulas acontecem no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), auditório MOT, a partir do dia 11 de março, às terças e quintas, das 14h às 16h. O prédio está localizado na Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Edifício do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), blocos C e E, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

A carga horária é de 30h/aula, para cada um dos seguintes módulos:  “Aspectos Históricos do Ensino Superior no Brasil”; “DA URJ à UFRJ: origens e histórias da Universidade Federal do Rio de Janeiro”;  “Os novos desafios à educação Superior no século XXI”. A certificação é conferida após os três módulos (90h/aula). Para os alunos que redigirem trabalho de conclusão do curso é integralizada carga horária de 120h/aula.

Mais informações na CODEP/PR-4 - Prédio da Reitoria – sala 822; ou pelos telefones: 2598-1845 e 2598-1846.


Projeto Fórum na Tela – Mostra Béla Tarr

foto

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) em parceria com a Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ apresentam, neste ano, o projeto Fórum na Tela - Cineclube da Praia Vermelha de 2008, com mostras de obras de cineastas contemporâneos ainda pouco conhecidos no Brasil, além da exibição de pré-estréias de filmes e de debates.

Para dar início ao programa, integrado à semana de calouros de Comunicação Social, o ECOmeço, entre os dias 3 e 7 de março, a partir das 18h30, será apresentada a mostra Béla Tarr, em homenagem ao centenário do cinema húngaro.


Inscrições para o Workshop em Inferência Bayesiana

foto

No próximo dia 29, sexta-feira, acontece o Workshop em Inferência Bayesiana oferecido pelo Instituto de Matemática (IM) da UFRJ. O evento ocorre no Salão Nobre, na Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

O Workshop começa às 9h, com abertura seguida de palestras durante todo o dia. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Pós-graduação do IM-UFRJ.

Para mais informações, ligue (21) 2562-7374 ou mande um e-mail para posgrad@pg.im.ufrj.br


Jorge Vercilo na UFRJ

foto

O  Centro Cultural Prof. Horácio de Macedo, do CCMN, saúda  a todos os alunos da UFRJ com um show de Jorge Vercilo. O espetáculo acontece no dia 17 de março, às 14h30, no auditório Roxinho.

 

 

 


Pré-estréia no Cinerama

foto

Na próxima quarta-feira, dia 5 de março, o Cinerama, projeto de Extensão da Escola de Comunicação (ECO), apresentará a pré-estréia do filme Fim de Linha, de Gustavo Steinberg.

O filme será exibido às 15h, no auditório do CFCH, localizado na Av. Pasteur, 250, Campus da Praia Vermelha, Urca. Após a sessão, haverá debate com o diretor e com a equipe do filme.


Convergência Lusíada 24 e Metamorfoses 8

foto

No dia 6 de março, às 16h, o Pólo de Pesquisa do Real Gabinete Português de Leitura e a Cátedra Jorge de Sena da UFRJ irão lançar suas revistas Convergência Lusíada 24 e Metamorfoses 8.

Ainda no evento, uma mesa-redonda com as professoras Marta de Senna e Gilda Santos pretende discutir as obras do escritor Machado de Assis e suas relações com a cultura portuguesa.

 

 


UFRJ em Vídeo

foto

NaUFRJem Vídeo desta semana, você vai ver as duas matérias sobre a água exibidas nas revistas oito e nove; e também a matéria sobre a mosquitoeira (postada na 12º edição), um mecanismo que auxilia no combate ao mosquito da dengue. As matérias trazem maiores informações sobre:

-A utilização da caixa d’água e sobre a possível escassez de água no mundo devido à poluição e ao desperdício. O Professor da COPPE Paulo Canedo, e o diretor de operações da CEDAE, Jorge Briard, falam sobre esses temas;

-A mosquitoeira, uma eficiente armadilha no combate ao mosquito da dengue. Os professores da faculdade de medicina falam também sobre a importância da conscientização da população para conseguir, enfim,  erradicar a doença.

Acesse www.webtv.ufrj.br