• Edição 184
  • 13 de novembro de 2007

Agenda

VII Mostra de Teatro da UFRJ

foto

O curso de direção teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, com a colaboração dos cursos de indumentária e cenografia da Escola de Belas Artes e do Colégio de Aplicação - UFRJ, apresenta a VII Mostra de Teatro, que esse ano oferece também  um ciclo de debates.
Os espetáculos acontecem do dia 9 de novembro a 16 de dezembro de 2007. Sempre às quartas-feiras, das 17h30 às 19h30, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, campus da Praia Vermelha, avenida Pasteur, 250, fundos.


Entrada franca
Confira a programação: 

14 de novembro - Teatro e Performance
Convidados Enrique Diaz e Michel Melamed
Mediadora Eleonora Fabião



21 de novembro - Teatro e Literatura
Convidados José da Costa e Moacir Chaves
Mediador Denilson Lopes 



28 de novembro - Teatro e Política
Convidados Luiz Fernando Lobo e Dudu Sandroni
Mediadora Carmem Gadelha


Hutúz Latino Americano

foto

Durante o mês de novembro o Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, em parceria com a Central Única das Favelas — CUFA, realizam o seminário Hutúz Latino Americano.
As apresentações acontecem às 12h30 e 18h30 no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil — CCBB, na rua 1º de Março, 66 — Centro.



Confira a programação:
A partir das 18h, às quartas-feiras, o CCBB realiza as mesas de debate, sobre diversas temáticas inseridas nas questões da violência, discriminação e realidade social.



Dia 14 - “Na corda bamba: a realidade brasileira em debate”
Debatedores: Stepan Nercessian, Luis Erlanger, Manoel Soares e Marina Maggessi



Dia 21 - “Hip Hop sem preconceito no picadeiro do Hutúz”
Debatedores: Milton Cunha, Fred Hampton Jr., Grupo Afar Jason "Jahah" Berry e Cláudio Nascimento.


COPPE promove ciclo de palestras

foto

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE-UFRJ) promove, a partir do dia 9 de novembro, o ciclo de palestras Colóquios de Inovação. O professor Carlos Alberto Aragão, da Diretoria de Tecnologia e Inovação do instituto, ministrará a primeira das quatro palestras no auditório da COPPE, bloco G, sala 122, com o tema “Inovar é preciso”. A COPPE fica no Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.
As palestras ocorrerão sempre às sextas-feiras, conforme o calendário:

23/11 - Inovação tecnológica nas empresas
Luiz Antônio Elias – Secretaria Executiva do Ministério de Ciência e Tecnologia

30/11 - Novos instrumentos para a promoção da inovação
Eduardo Moreira da Costa – Diretoria de Inovação da FINEP

07/12 - Capital Semente, pavimentando a ponte entre ciência e o mercado
Robert Binder – Fundo CRIATEC do BNDES


Centro Cultural Horácio de Macedo

foto

O Centro Cultural Horácio Macedo realiza, no dia 21 de novembro, o programa de “conscientização” da cidadania para evitar a dengue. O encontro acontece das 13 às 17 horas. No dia 22, os alunos da oficina de Dança de Salão farão apresentação no Centro Cultural Horácio Macedo, a partir das 14h30. Eles fazem parte do programa humanizador CODEP/PR4-UFRJ que oferece aulas dos principais ritmos dos bailes de dança de salão, como bolero, fox e samba.

Logo após, apresentação da Oficina de Tango. No dia 23, haverá o encontro de professores de Literaturas Africanas, das 14 às 18 horas. Todos os eventos acontecem no auditório Roxinho, localizado no Centro Cultural.


Uma passagem pela história e literatura modernas do Uruguai

foto

Já estão abertas as inscrições para o seminário "Jornadas Latino-Americanas: uma passagem pela história e literatura moderna do Uruguai", uma realização do Programa de Pós-graduação em História Social e do Programa de Estudos Americanos da UFRJ, em parceria com o Consulado do Uruguai no Brasil.

O evento promove uma conferência de abertura, com Alberto Guani, cônsul geral do Uruguai no estado do Rio de Janeiro, e dois mini-cursos, ministrados pelos professores Gerardo Caetano e Pablo Rocca, ambos da Universidad de la República — Uruguai.

"Jornadas Latino-americanas” acontece entre os dias 26 e 29 de novembro, na sala professor Afonso Carlos Marques dos Santos, no 2º andar do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, localizado no Largo São Francisco de Paula, nº 1, Centro do Rio de Janeiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas enviando e-mail para: jla_inscricao@yahoo.com.br com o nome, instituição de origem e telefone do interessado. Mais informações: 2224-8125 ou http://www.ifcs.ufrj.br/eventos/jornadasLA.pdf.


Atualidade do socialismo e as lições da história

foto

O Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Taulle (LEMA) e o programa de Pós-graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, em parceria com o Laboratório de Economia Política da Saúde do Instituto de Economia (LEPS/IE), da Reitoria da UFRJ e da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), realizam o evento, “Atualidade do socialismo e as lições da história: a propósito dos 90 anos da Revolução Russa e dos 140 anos de O capital”.

O evento visa discutir os Grundisse de Marx (elementos fundamentais para a crítica da economia política) e a alternativa do comunismo, o capital e sua inter-relação com a Revolução Russa, assim como os significados atuais dessa revolução. O encerramento será no dia 14 de novembro.

O encontro ocorre das 9 às 17 horas, nos salões Pedro Calmon, Vermelho e Moniz de Aragão, do Fórum de Ciência e Cultura, localizado na Praia Vermelha. Os interessados em obter mais informações podem acessar o site: www.marxismo.com.br.

 


VI Encontro de pacientes do HUCFF

foto

Nos dias 26 e 27 de novembro, acontecerá o VI Encontro de Pacientes do HUCFF, organizado pela Comissão de Direitos dos Pacientes (CDP). 

Na ocasião, serão divulgados os resultados da pesquisa "A qualidade em saúde: levantamento das condições físicas das enfermarias, uma experiência no HUCFF-UFRJ", realizada pela equipe da Comissão. Outro destaque será a palestra sobre o tem "Os desafios da formação médica e da sua prática cotidiana", ministrada pela profª Ana Borralho, diretora da Divisão Médica (DMD).

Mais informações pelo telefone 2562-2188.


Programação do Fórum

foto

No dia 14 de novembro, o Fórum de Ciência e Cultura promove um recital de piano, com Marianna Lima. O evento acontece das 17 às 20 horas, no Salão Dourado. No mesmo dia, acontece o ciclo de debates: Dramaturgia hoje, envolvendo o tema “Performance e teatro” a partir das 17h30, no Salão Moniz de Aragão. No dia 21, o ciclo se repete, com o tema Literatura e teatro.

Entrada franca

No dia 21, para comemorar o 50° aniversário de formatura da turma de 1957, da Faculdade Nacional de Medicina, será celebrada uma missa na capela São Pedro de Alcântara, às 9h30. A solenidade comemorativa acontecerá às 11h, no salão Pedro Calmon. Mais informações com o prof. Luis Alfredo Vidal de Carvalho, pelo telefone 2560-5796.

A COPEA — Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ promove a conferência ministrada pelo professor da UFRJ Stevens Rehen acerca do tema “Células-tronco embrionárias e o Prêmio Nobel de Medicina de 2007”, no dia 22 de novembro, a partir das 17h30, no salão Pedro Calmon.

Entrada franca.

No dia 23 acontece o seminárioO caminhar da integração sul-americana”, que tem como objetivofomentar reflexões autônomas e autênticas sobre o Brasil e a América Latina. O evento será no Salão Pedro Calmon, tem início às 8h30 e previsão de término às 21h.
Para conferir a programação completa do Fórum, acesse: http://www.forum.ufrj.br.

O Fórum se localiza na av. Pasteur, 250, 2º andar, no Palácio Universitário — Praia Vermelha.



UFRJ em vídeo

foto

Na edição da UFRJ em vídeo desta semana você vai conhecer o ator Carlos Alberto, saber um pouco de sua história e de seu trabalho na UFRJ. A profa Glorimar Rosa explica a relação entre genética, nutrição e receita dietas específicas. Você sabia que gestantes portadoras de HIV podem ter filhos saudáveis? Basta ter um tratamento adequado. Fique de olho no circuito UFRJ, que traz sempre ótimos eventos para você

Acesse www.webtv.ufrj.br