• Edição 183
  • 06 de novembro de 2007

Agenda

Leila Pinheiro no Roxinho

foto

No próximo dia 13, a cantora Leila Pinheiro fará uma apresentação no auditório Roxinho do Centro Cultural Prof. Horácio Macedo, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

O show terá início às 14h30 e a entrada é franca.

 

 

 

 

 

 



VI Workshop em Internacionalização de Empresas

foto

Nos dias 8 e 9 de novembro o Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da UFRJ – COPPEAD realiza o “VI Workshop em Internacionalização de Empresas”.

O evento reune profissionais, executivos, pesquisadores e professores para compartilhar experiências e contribuir para o enriquecimento da análise das empresas brasileiras frente à internacionalização.

O workshop acontece a partir das 8h no auditório do Centro de Tecnologia Mineral – CETEM — av. Pedro Calmon, 900 – Cidade Universitária/Fundão – Rio de Janeiro.
Instruções para inscrição e demais informações pelos telefones (21) 2598-9800, 2598-9814, no e-mail workshop2007@coppead.ufrj.br ou clique aqui .


Semana Nacional de Comunicação Ambiental

foto

O Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET-ECO) vai realizar, de 6 a 8 de novembro, a Semana Nacional de Comunicação Ambiental. O evento contará com mesas ministradas, das 9h às 12h, por acadêmicos, ativistas e profissionais vinculados a temas e projetos específicos do ambiente nas suas variadas formas, com foco na comunicação social. Inscrições gratuitas pelo site www.eco.ufrj.br/semanaambiental.

São três as temáticas: Perspectivas da Comunicação Ambiental (6/11/2007); Comunicação Ambiental e Sociedade Civil (7/11/2007); e Comunicação e Gestão Ambiental (8/10/2007). Na mesa do dia 6 de novembro, está confirmada a presença do atual secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc. Além dos debates, ocorrerão durante a Semana três oficinas de comunicação ambiental e uma mostra audiovisual. Saiba mais no mesmo site.


Atualidade do socialismo e as lições da história

foto

O Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Taulle (LEMA) e o programa de Pós-graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, em parceria com o Laboratório de Economia Política da Saúde do Instituto de Economia (LEPS/IE), da Reitoria da UFRJ e da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), realizam o evento “Atualidade do socialismo e as lições da história: a propósito dos 90 anos da Revolução Russa e dos 140 anos de O capital”. O evento visa discutir os Grundisse de Marx (elementos fundamentais para a crítica da economia política) e a alternativa do comunismo, o capital e sua inter-relação com a Revolução Russa, assim como os significados atuais dessa revolução.

Coordenado por Yolanda Guerra, coordenadora de Pós-Graduação da ESS, e Maria Mello de Malta, do LEMA. “Atualidade do socialismo e as lições da história” acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro, de 9h às 17h, no Fórum de Ciência e Cultura, nos salões Pedro Calmon, Vermelho e Moniz de Aragão. O Fórum fica à avenida Pasteur, nº 250, no campus UFRJ da Praia Vermelha. Para mais informações, acesse: www.marxismo.com.br.


Instituto de Filosofia analisa ritual e religião na história antiga

foto

O Laboratório de História Antiga do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ – LHIA/IFCS realiza, no período de 5 a 9 de novembro, o XVII Ciclo de debates em História Antiga: práticas rituais e religiosidade.

O IFCS se localiza no largo de São Francisco, nº1, sala 213 – Centro. Demais informações através do e-mail ciclolhia@yahoo.com.br.


I Semana Cultural da Faculdade Nacional de Medicina

foto

De 5 a 9 de novembro acontece a I Semana Cultural da Faculdade Nacional de Medicina, evento organizado pelo Centro Acadêmico Carlos Chagas (CACC) em parceria com o CAFono, com o apoio da Faculdade de Medicina e patrocínio do Banco do Brasil.

Exposições apresentarão trabalhos culturais e artísticos de alunos e professores em diferentes categorias (teatro, música, dança, literatura, desenho, pintura, escultura e cinema) no decorrer da semana haverá a participação do "Rio Maracatu" e do chorinho "Ninho de Cordas".

Confira a programação completa do evento no site do CACC: www.medicinaufrj.com

.

 

 

 


Programação do Fórum de Ciência e Cultura

foto

A Escola de Serviço Social da UFRJ realiza nos dias 6 e 7 de novembro, terça e quarta-feira, uma série de atividades para comemorar os 70 anos do Curso de Serviço Social na UFRJ. Estão programadas palestras, debates, lançamento de livros e até apresentação musical. O evento acontece no salão Pedro Calmon, das 8 às 18 horas. A entrada é franca, e as inscrições devem ser feitas no primeiro dia do encontro.

Além disso, a Faculdade de Educação da UFRJ encerra as atividades do curso de extensão “Cinema para aprender e desaprender” na próxima quinta, 8 de novembro. O evento acontece das 8 às 11h30, no salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Outro evento de destaque esta semana no Fórum é o seminário “Novos rumos da cultura da mídia” realizado pelo Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação da Escola de Comunicação da UFRJ (NEPCOM) na sexta-feira, 9 de novembro. A idéia do evento é analisar as tendências da cultura midiática e discutir de que maneira as mudanças tecnológicas, nos meios de comunicação, vêm afetando a vida social e política da população. O encontro acontece no salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, a partir das 8 horas. A entrada é franca, e os participantes terão direito a certificado.

Também no dia 9 de novembro, o Instituto de Economia – IE/UFRJ realiza o debate “Rumos da Previdência Social no Brasil”. Serão discutidos a situação financeira da Previdência Social, as propostas de reforma e os possíveis impactos sócio-econômicos.  O encontro é aberto ao público em geral e acontece das 11 às 13 horas, no salão Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura.

Acesse a programação completa do Fórum no endereço eletrônico: www.forum.ufrj.br.


Comemoração do Servidor Público

foto

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) preparou uma homenagem aos servidores públicos da UFRJ. A comemoração será realizada dia 9 de novembro com solenidade de aberturas, às 9 horas, futebol, às 15 horas, e muita música a partir das 18 horas com DJ Beto e banda Vale Tudo, fazendo um tributo a Tim Maia.

 



1º Encontro de mestres populares

A Companhia de Dança Folclórica do Rio, da Escola de Educação Física (EEFD/UFRJ), realiza o 1º encontro de Mestres Populares na universidade. O evento será realizado, entre os dias 6 e 9 de novembro, na sede da EEFD e contará com oficinas, debates, congadas, batuque de umbigada, banda de congo, jongo, mineiro-pau, folia de reis e cirandas com a presença de mestres populares de grupos de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 9236-9102 ou pelo e-mail: ciafolc@eefd.ufrj.br.


UFRJ em vídeo

foto

Na edição da UFRJ em vídeo desta semana, você vai saber um pouco mais sobre a vida e as obras do historiador paulista Caio Prado Junior. A professora Regina Sandra Nascimento apresenta o seu projeto premiado com o Latin American Innovation Prize, concedido pela Bayer, na Feira Internacional da Indústria do Plástico: tecnologia que facilita a extração de petróleo. O Laboratório Universitário de Propaganda Aplicada, da Escola de Comunicação, oferece serviços de publicidade gratuitamente. Fique de olho no circuito UFRJ dessa semana, que traz dicas de shows de bossa nova e apresentações de jongo. Não perca!

Acesse www.webtv.ufrj.br