• Edição 179
  • 09 de outubro de 2007

Agenda

Semana Acadêmica da FAU discute o subúrbio carioca

foto

Entre os dias 15 e 18 de outubro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo realizará a Semana da FAU 2007: Subúrbios Cariocas. O evento, aberto à comunidade acadêmica da UFRJ e de outras universidades, tem a intenção de fazer os participantes refletirem sobre a importância de um tema. Desta vez, o escolhido foi o subúrbio carioca devido a sua relevância cultural para a composição do cenário da cidade no sentido de pensar sua totalidade. Desta maneira, a discussão não será balizada apenas em aspectos arquitetônicos e urbanísticos mas também nas dimensões sociais e culturais dos bairros que formam os subúrbios do Rio.

Segundo o professor Cristóvão Duarte, diretor adjunto de extensão da FAU/UFRJ,  o subúrbio foi escolhido por ser um tema pouco discutido, além de ter pouca visibilidade, ao contrário do que acontece com a zona Sul e o Centro da cidade, por exemplo.

A Semana da FAU 2007, nas reflexões propostas em sua programação, pretende desestigmatizar o subúrbio, hoje visto de maneira excludente e depreciativa. “O subúrbio faz parte da cidade e, às vezes, parece que é invisível. É a cidade partida”, enfatiza Duarte.

Durante a programação os membros acadêmicos irão pensar sobre quatro questões principais em relação ao subúrbio: O que é? Onde fica? Como surgiu? Para onde vai? A abertura do evento contará com a aula musical Roda de samba “Subúrbios Cariocas” e uma maratona dos projetos do CAFAU. Nos outros dias de encontro os participantes contarão com as mesas-redondas “O Subúrbio em questão”, “Patrimônio cultural dos Subúrbios”, e com as palestras “Patrimônio cultural dos subúrbios”, “Subúrbios e periferia: a ferrovia na construção da Região Metropolitana do Rio de Janeiro”.

Confira a programação completa acessando www.fau.ufrj.br.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

foto

O Forum de Ciência e Cultura recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Ciclo Gandhi de Reflexões 2007.  Cinco pesquisadores da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ irão debater práticas pacíficas de convivência, com base no legado de Mahatma Gandhi. A proposta do encontro é abordar a importância da não-violência nos diálogos entre as diferentes culturas, baseadas nos ensinamentos do pacifista indiano. O encontro será quarta-feira, 10 de outubro, das 13 às 19 horas, no Salão Moniz de Aragão, entrada franca.

No dia 11 de outubro, professores da educação básica voltam a desaprender e aprender com cinema no curso de extensão Cinema para aprender e desaprender, que contempla os professores do ensino fundamental da rede pública de ensino. São duas aulas por cada segmento e a proposta é atender a todos os profissionais da rede pública, nos níveis fundamental e médio, tanto aluno como professor. O curso visa a estimular a reflexão sobre valores que devem ser desaprendidos, a partir da análise de curtas-metragens ou trechos de filmes. O curso acontece das 8 às 11h30. Para mais informações entre em contato com Adriana Fresquet pelo e-mail: adrifres@uol.com.br.

No dia 15, os encontros acadêmicos dão lugar ao seminário Globalização, governança e desenvolvimento, 16h30 às 18h30, no Salão Moniz de Aragão, cujo objetivo é aprofundar a discussão iniciada com os seminários realizados no primeiro semestre deste ano sobre as perspectivas do desenvolvimento do Brasil e da América Latina no período Pós-consenso de Washington. O seminário, coordenado pelas professoras Eli Roque Diniz, do Instituto de Economia da UFRJ,  e Ana Célia Castro,  do Centro Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ, é uma realização do Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ), CCJE/UFRJ e FIOCRUZ. Mais informações pelo 3873 5254 ou pelo e-mail: dinizeli@terra.com.br.

Além dos encontros acadêmicos, o Forum exibirá, dia 16 de outubro, na série lançamentos, o filme Tropa de Elite, de José Padilha. Após exibição haverá debate com André Batista, Rodrigo Pimentel e Luiz Eduardo Soares, autores do livro Elite da Tropa, que inspirou o filme, e o ator Wagner Moura. O encontro acontecerá 18h30, no Salão Pedro Calmon.

O Forum de Ciência e Cultura fica na av. Pasteur, 250, 2º andar, Praia Vermelha. Para conferir a programação completa, acesse www.forum.ufrj.br.


Centro Cultural Prof. Horácio Macedo

foto

No dia 17 de outubro, o Centro Cultural Professor Horácio Macedo apresenta  A Festa do Rei, no auditório Roxinho, às 12 horas. O espetáculo conta a história de um rei que resolve fazer a festa de 15 anos de sua filha, e para isso ordena que sejam destruídas as lavouras de milho e de feijão para ceder, espaço à construção de um imenso jardim de rosas e jasmim. A emoção da apresentação começa quando, entre os súditos do reino, surge um agricultor que resolve desafiar as ordens do rei.


Nutes abre inscrições para mestrado

foto

O Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ publicou o edital do mestrado do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde. Os interessados em concorrer às vinte vagas existentes poderão efetuar suas inscrições do dia 5 ao 12 de novembro, na Secretaria de Pós-graduação do Nutes, localizada na sala 32 do bloco A, no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O edital completo e outras informações sobre o processo de seleção podem ser acessadas no site www.nutes.ufrj.br ou pelos telefones 2562-6348 e 2562-6345.


XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural

foto

Entre os dias 9 e 11 de outubro, no auditório do Centro de Tecnologia, alunos da graduação e da pós apresentam seus trabalhos na XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC2007), organizada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2). Como em suas outras edições, a jornada busca uma integração entre os graduandos e pós-graduandos, promovendo a exposição e a discussão dos trabalhos apresentados.

Para os interessados em conferir as apresentações, as sessões serão abertas às 9 horas. As premiações serão feitas na sessão de encerramento, no dia 22 de novembro, a partir das 9 horas, também no Auditório do CT.

 

 

 


Poética de Aristóteles no IFCS

foto

Termina no próximo dia 16 o prazo para as inscrições do II Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos, cujo tema é a Poética de Aristóteles. O evento será realizado entre 15 e 19 de outubro de 2007, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A organização é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (PPGLC/UFRJ).

A programação completa e outras informações podem ser acessadas em http://www.ifcs.ufrj.br

 

 


UFRJ em vídeo

foto

Na UFRJ em vídeo desta semana, você vai ver uma retrospectiva do processo de discussão que deu origem ao Plano de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE), debatido nos meses de setembro e outubro na universidade. A equipe da WebTV entrevistou o reitor Aloisio Teixeira, que falou sobre o debate do PRE  e a participação da comunidade acadêmica  nas discussões. Se você ainda não decidiu o que fazer esta semana, fique de olho nas dicas do circuito UFRJ.

Agora, na UFRJ Em Vídeo.

Acesse www.webtv.ufrj.br