• Edição 174
  • 04 de setempro de 2007

Agenda

Inscrições abertas para mestrado em Administração na UFRJ

foto

Até o dia 5 de outubro, o Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ) recebe inscrições para o seu Programa de Mestrado, que figura entre os 100 melhores do mundo, segundo o ranking publicado pelo Financial Times (está em 62° na colocação).

O programa é gratuito e possui duração de dois anos, exigindo elevada carga de trabalho por parte de seus alunos. Estes poderão, inclusive, ganhar bolsas de estudos e participar de programas de intercâmbio com escolas parceiras do Instituto no exterior.

O Edital Mestrado 2008 e o formulário de inscrição, assim como mais informações sobre o curso, encontram-se na página eletrônica do Instituto Coppead. Clique aqui e confira. (http://joomla.coppead.ufrj.br/port/index.php?option=com_content&task=view&id=65&Itemid=225)

A cerimônia de inauguração é parte da programação do Workshop de RMN e da Segunda Reunião Anual do Instituto Milênio de Biologia Estrutura em Biomedicina e Biotecnologia (www.imbebb.org.br).


Debates sobre Microeletrônica

foto

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), a Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Microeletrônica promovem, entre os dias 3 e 6 de setembro, o Chip in RIO 2007. Organizado pela Coppe, o evento reúne profissionais e pesquisadores de microeletrônica, que debaterão sobre os avanços pelo mundo desta área de conhecimento e de produção.

Os interessados em obter mais informações sobre o encontro, que acontece no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana, podem acessar www.sbcci.pads.ufrj.br


Discutindo Gramsci

foto

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e a Editora da UFRJ promovem evento para discutir “Presença de Gramsci”, em lembrança pelos 70 anos de falecimento do pensador italiano. No mesmo dia, será lançado o livro Roteiros para Gramsci, do professor Guido Liguori, da Universidade de Calábria, na Itália, publicado pela Editora da UFRJ.

Dia 05/09/07 (quarta-feira), às 18h30min.

Local: Auditório do CFCH/UFRJ

(Avenida Pasteur, 250 – Fundos - Campus da Praia Vermelha).

 

 


Revista de História Comparada abre chamada para artigos

foto

A Revista de História Comparada do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS/UFRJ anuncia a chamada de artigos para sua próxima edição na primavera de 2007.

Serão aceitos artigos cujo teor envolva o exercício de experimentação comparativa, objetivando estabelecer uma via para o diálogo entre a história e os demais saberes.

Os artigos podem ser enviados até 15 de outubro. Informações sobre a revista e normas de publicação no site http://www.hcomparada.ifcs.ufrj.br/revistahc/revistahc.htm.

 


Centro Cultural Horácio Macedo apresenta:

foto

Eventos Acadêmicos

06/09 – Colóquio CCMN

Horário: 11h

Local: Salão Nobre/Decania

Cinema

04/09 – Stamira

Horário: 12h

Local: Salão Nobre/Decania

Festival Audiovisual

06/09

Horário: 15h

Local: Salão Nobre/Decania

Programa 1

Noite Aberta 4’

Gritos da Alma 5’

Assalto da Imagem na Serra 6’

Louis Vomitton 1’

Albertinho 12’

Os que trazem o Peixe 15’

Lia 12’


Programação do Forum

foto

Dias 5 e 6

Encontros Acadêmicos

I Seminário Internacional Clínica da pós-modernidade — formas de subjetivação, formas de violência e formas de dessimbolização

9 às 17h – Salão Dourado

O seminário tem por finalidade interrogar as condições de subjetivação na Pós-Modernidade e o surgimento de um novo quadro de sintomas e suas repercussões na clínica e nas sociabilidades.

Público Alvo: graduandos, pós-graduandos, profissionais e professores das áreas afins

Coordenação: Professora Ana Maria Szapiro-EICOS/IP/UFRJ

Mais informações: clinicadaposmodernidade@gmail.com

Dia 6

Encontros Acadêmicos

Palestra do Processo Seletivo da AIESEC

A AIESEC é uma organização global, independente, não partidária, sem fins lucrativos e totalmente dirigida por estudantes universitários e recém-graduados. Seus membros são interessados em temas globais, liderança e gestão.

13 às 15h – Salão Moniz de Aragão

Coordenador: Pedro Montenegro - AIESEC

Mais informações: www.aiesecrio.com.br

Dia 6

Encontros Acadêmicos

AMAZÔNIA - RIO 2007

18h30min - Salão Moniz de Aragão

Quinto de uma série de seis eventos preparatórios para o AMAZÔNIA-RIO 2007, que acontecerá em outubro no Forte de Copacabana.

Tema: Recursos agro-florestais e minerais

Coordenação: Sergio Annibal

Mais informações: srpannibal@yahoo.com.br e www.forum.ufrj.br

 

Dias 9, 10, 11 e 12

Encontros Acadêmicos

Colóquio Internacional os Desafios Urbanos no Brasil e na África do Sul. Construindo uma agenda para a cooperação em ensino e pesquisa.

Abertura: 09/09, às 18h

Demais dias: 9h às 21h – Salão Pedro Calmon

O Colóquio oferecerá a oportunidade de compartilhar resultados de pesquisa e experiências de ensino que permitam: a) situar e explorar similaridades e diferenças através de comparações entre resultados de pesquisas em campos e temas específicos de interesse mútuo; b) intensificar a cooperação Sul-Sul, favorecendo a necessária interpelação de modelos teórico-conceituais e metodológicos elaborados nos países centrais e a construção; c) a partir da posição e perspectiva de países e cidades periféricas, de propostas analíticas inovadoras da problemática urbana no contexto da globalização; d) estabelecer uma pauta e agenda de cooperação em ensino e pesquisa no campo do planejamento e estudos urbanos e regionais.

Coordenação: Professor Carlos Bernardo Vainer - IPPUR/UFRJ

Mais informações: coloquiobras@ippur.ufr.br ou tel. 2598 1676 - Ynaê Lopes dos Santos

 

Dia 10

Música

Projeto Música no Forum

Segundas-feiras, às 19h – Salão Dourado.

Trio de Violino, violoncelo e piano

Ricardo Menezes (violino), Eduardo Menezes (violoncelo) e Paula da Matta (piano).

Obras de Haydn, Beethoven e Villani-Cortes

Curadoria: Prof. Luiz Senise – EM/UFRJ

Entrada franca

 

Dia 10

Encontros Acadêmicos

II Fórum de Criminologia Crítica Aplicada

8 às 18h – Salão Moniz de Aragão

Coordenação: Professor Pedro Paulo G. de Bicalho - IP/UFRJ

Mais informações: 9712 5276 - Tatiane Curi

Cursos de Extensão

No dia 11/09

Palestra: Educação e processos contemporâneos de individuação –

Professores Vânia Medeiros Gasparello (UERJ) e Isabel Travancas

Aberta a todos os interessados

Objetivos: discutir o lugar da educação formal na construção social das individualidades. Pensar o papel da escola na trajetória dos agentes sociais. Discutir as expectativas sociais relacionadas à formação escolar e à elaboração de projetos de vida.

Mais informações: 2295-1595 - ramal 113 ou www.forum.ufrj.br ou fernanda_piccolo@uol.com.br

 

 


UFRJ em vídeo

foto

Na décima oitava edição da UFRJ em vídeo você vai ver: Favelas, o que fazer com elas? Saiba quantas favelas existem no Rio e o que já foi feito para urbanizá-las. Diversas unidades da UFRJ se unem para oferecer o Programa de Alfabetização para jovens e adultos. Assédio moral, você sabe o que este termo significa? Conversamos com especialistas no assunto que esclareceram diversas dúvidas a respeito do assédio moral. Se você ainda não sabe o que fazer esta semana, fique ligado nas dicas do Circuito UFRJ.

Agora, na UFRJ Em Vídeo.

Acesse www.webtv.ufrj.br